Aviso
Saiba mais sobre Aviso no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.
Saiba mais sobre Aviso no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.
Ao todo são 19 fazedores de cultura beneficiados com os recursos de fomento às artes Na tarde da última quinta-feira (25), o Prefeito Mauricio Soligo, acompanhado da Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, e do responsável pelo Departamento Municipal de Cultura, David Zanoni, realizaram uma reunião técnica com os agentes culturais classificados nos editais 123 e 124/2023 nas categorias de Audiovisual e Demais áreas culturais. Fruto da Lei Complementar 195/2022, também conhecida por Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator brasileiro falecido em decorrência da Covid-19, os recursos visam fortalecer a cultura local na produção audiovisual e nas diversas áreas artísticas. No encontro foram assinados os termos de Execução Cultural e repassadas informações pontuais acerca do uso dos recursos e posterior prestação de contas. Ao todo, 19 agentes culturais, pessoas físicas e jurídicas, foram contemplados com projetos avaliados, aprovados e classificados em um processo realizado por técnicos de Porto Alegre. São, portanto: 03 documentários de curta metragem, 08 videoclipes, 07 projetos de iniciativa cultural diversa e 01 curso de capacitação em cinema, o primeiro realizado na história de Getúlio Vargas. Em sua fala, o prefeito Soligo ressaltou os esforços da Administração Municipal na busca e repasse dos recursos e também valorizou os agentes culturais parabenizando-os pelo empenho na escrita e classificação dos projetos. A partir de agora, os beneficiados pela lei têm 180 dias para execução dos projetos e posteriormente, 60 dias para apresentarem as prestações de contas.
Em uma solenidade realizada na manhã de quarta-feira, 10, foram diplomados e empossados os novos conselheiros tutelares de Getúlio Vargas Gestão 2024-2028, eleitos em outubro de 2023. A cerimônia foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e o ato foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica). Os empossados foram: Titulares - Vânia Moravski Sielski, Nilva Maria Frizzo Philippsen, Jacira Justina Simioni da Silva, Neli Inês Soligo Tódero e Valdecir Gabriel Soccol; e Suplentes - Elisabete Girardi e Indiamara Guizzo. Na mesa de autoridades, o prefeito de Getúlio Vargas em exercício, Elgido Pasa; o presidente da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, vereador Aquiles Pessoa da Silva; a presidente do COMDICA, advogada Rosane Fátima Carbonera Cadorin; a Juíza de Direito da Infância e da Juventude, Dra. Milena Motta Carvalho; a Defensora Pública Dra. Bia Makki Weinert; o promotor de Justiça Dr. Fabrício Gustavo Alegreti; e a presidente da OAB- Subseção Getúlio Vargas, Dra. Juliane Lang Piazetta Giacomazzi. O Conselho Tutelar tem como objetivos desenvolver o respeito aos direitos da criança e do adolescente, agir junto com a sociedade e os órgãos públicos para que a criança e o adolescente estejam a salvo de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão; propor e garantir uma política compatível com as reais necessidades das crianças e dos adolescentes, proporcionando-lhes oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade. [gallery ids="15483,15482"]
Contato licitações: Rauliquenia Gradin email: setordelicitacoes@pmgv.rs.gov.br Fone: (54) 3341 1600Ramal 235 Horário de Atendimento: manhã 08:24 até 11:30, tarde: 13:30 as 17:00 horas. DOWNLOAD DO KIT PROPOSTA VEJA AQUI O MANUAL DO KIT PROPOSTA ACESSO AOS EDITAIS DE LICITAÇÕES 2024
O Senac Erechim e a Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas estão unindo esforços para trazer para Getúlio Vargas e microrregião mais uma excelente opção de qualificação profissional. Trata-se dos Cursos Técnicos em Administração (1.000 horas) e Informática (1.200 horas), com execução em Getúlio Vargas, e vagas disponibilizadas também para os municípios da microrregião. Ofertada com recursos do Programa Senac de Gratuidade, estes cursos não trarão custos para o Poder Público, tampouco para os alunos. Essa colaboração, que envolverá a execução conjunta entre o Senac Erechim e seis municípios, é uma iniciativa inovadora da Instituição, pois oferecerá oportunidades de formação técnica em áreas relevantes para os habitantes de Getúlio Vargas e também para os residentes de municípios vizinhos, como Charrua, Floriano Peixoto, Estação, Erebango e Ipiranga do Sul. A ação visa contribuir significativamente para a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico da região, formando profissionais técnicos habilitados para transformarem suas vidas e das empresas através da educação. As áreas escolhidas (Gestão e Tecnologia) são estratégicas para as empresas, que necessitam cada vez mais de profissionais preparados. Os Cursos Técnicos oferecidos terão duração de aproximadamente dois anos, iniciam em fevereiro de 2024 e serão ministrados na Escola Municipal Pedro Herrerias, no turno da noite, de segunda até quinta, das 19h às 22h. "Esta parceria exemplifica nosso compromisso em contribuir na promoção da educação e do desenvolvimento regional. Estamos entusiasmados com a oportunidade de oferecer cursos técnicos de alta qualidade e acessíveis para impulsionar as aspirações profissionais da comunidade", destacou Leandro Bianchi, diretor do Senac Erechim. Estiveram presentes no encontro que definiu os últimos detalhes, o diretor Leandro, o representante do Setor de Soluções Corporativas da Instituição, Álvaro Emiliano, o Prefeito Maurício Soligo, o Vice-prefeito Elgido Pasa, o Secretário de Desenvolvimento Econômico Jairo Klein e a Secretaria de Educação, Sandra Betiatto. Os interessados devem ficar atentos às informações sobre inscrições, requisitos e detalhes adicionais, que serão divulgados ao longo do mês de janeiro nos canais oficiais do Senac Erechim, da Prefeitura de Getúlio Vargas e dos demais municípios parceiros.
Secretarias da Saúde e Meio Ambiente participam da ação A Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com a Secretarias de Saúde e Assistência Social e de Meio Ambiente, realizou, dia 28 de dezembro, a segunda aplicação de BTI (Bacillus Thuringiensis Israelenses), ao longo dos rios, arroios e nascentes do município de Getúlio Vargas para o controle do simulídeos (mosquito borrachudo). A primeira aplicação foi realizada no início do mês de dezembro, e para maior eficácia ainda serão feitas mais duas aplicações do produto no decorrer dos próximos meses. O BTI é um larvicida biológico, seguro, eficaz e não tóxico utilizado para o controle da população dos borrachudos, eliminando-os ainda na fase de larvas, quando vivem em lagos e riachos, principalmente fixados em substratos e rochas localizados nas margens e leito dos rios. A aplicação do BTI é realizada de forma simples, porém deve atender a alguns fatores de aplicação. A quantidade do produto e a distância da aplicação são calculadas conforme a vazão dos rios, e se dá por um programa de computador. O produto não pode ser aplicado diretamente no recurso hídrico, mas sim deverá ser diluído uma quantidade em água, para a posterior aplicação por meio de um regador calibrado (deve esvaziar em 1 minuto), não devendo ser aplicado em água parada. [gallery ids="15453,15452"]
Na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, reassumiu a gestão do município que, durante sua licença não remunerada para tratar de assuntos particulares – 21 a 26 de dezembro -, estava sob o comando do presidente do Poder Legislativo em exercício, vereador Nilso Talgatti. O ato de transmissão de cargo ocorreu no Gabinete do Executivo. O vereador Nilso Talgatti agradeceu a confiança do prefeito Mauricio Soligo e a dedicação da equipe de secretários e servidores municipais. AÇÕES DE TALGATTI À FRENTE DO EXECUTIVO Enquanto esteve no exercício de chefe do Poder Executivo, Nilso Talgatti entregou para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) o valor R$ 140 mil e R$ 15 mil para o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO) e à Brigada Militar. Esses recursos serão disponibilizados por meio de um Termo de Fomento, utilizando os valores que retornaram à esfera do Poder Executivo provenientes da Câmara de Vereadores e que não foram utilizados durante o exercício anterior. Segundo Nilso Talgatti, "este compromisso reflete nossa preocupação com a promoção de um ambiente seguro e tranquilo para todos os cidadãos de nossa comunidade, reconhecendo a importância do trabalho desempenhado pelo Consepro e pela Brigada Militar na manutenção da ordem e segurança; assim como da APAE, na promoção da inclusão e qualidade de vida das pessoas com necessidades especiais em nossa comunidade". COMPROMISSO De acordo com Talgatti, a destinação desses recursos será efetuada em conformidade com as normativas legais e regulamentares aplicáveis, por meio de um processo transparente e responsável. "Estamos cientes da relevância do trabalho realizado e, portanto, buscamos assegurar que esses recursos sejam utilizados da maneira mais eficaz possível, visando o benefício máximo daqueles que são atendidos por estas duas instituições", finalizou. Presentes na entrega dos recursos o presidente da APAE, Vlademir Dallastra e a diretora Dinamar Gregio; o presidente do Consepro, Gelso Graciola, o comandante da 3ª Cia da Brigada Militar, Capitão Ailton Trindade, e o soldado Grando. [gallery ids="15451,15450"]
Saiba mais sobre Feliz Natal! no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.