ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 08.02.2024 CAT: Administração

Definida a programação do 2º Festival de Cervejas Artesanais no Norte Gaúcho

Evento acontece de 15 a 17 de março de 2024 em Getúlio Vargas   O aguardado 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho já tem data e local marcados. Entre os dias 15 e 17 de março de 2024, os amantes da boa cerveja têm um encontro marcado no Centro Municipal de Esportes de Getúlio Vargas. A iniciativa, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas, promete três dias repletos de sabores e experiências únicas. A definição da programação foi o destaque de uma reunião realizada nesta quarta-feira, 7 de março, no Gabinete do Prefeito. Participaram do encontro o prefeito Mauricio Soligo, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico Jairo Klein, o presidente da Associação dos Cervejeiros de Getúlio Vargas, Robson Serafini da Silva, além de Thomás Fabris, da Associação de Cervejeiros, e Andreza Soccol, do departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Durante a reunião, foram acertados os detalhes finais da programação de shows, bem como algumas participações especiais que prometem enriquecer ainda mais o evento. Muitas novidades serão anunciadas nos próximos dias. Já estão confirmados 14 cervejeiros. O Festival de Cervejas Artesanais tem se consolidado como um marco na região, reunindo não apenas os apreciadores de cerveja, mas também impulsionando o turismo local e fortalecendo a economia da cidade. Com uma programação diversificada e a presença de produtores locais e regionais, a segunda edição promete superar as expectativas e proporcionar momentos inesquecíveis aos participantes. O evento conta com o patrocínio Diamante do Sicredi.   PROGRAMAÇÃO 15/03/2024 – Sexta-feira 18h – Som ambiente 19h – Abertura Oficial 20h – Banda Vitrola Rock 22h – Vera Loca   16/03/2024 - Sábado 16h – Som ambiente 17h30 – Disco Trio 19h – Banda Prado Show 20h30 – Banda Rótulos 22h30 – Comunidade Nin-Jitsu   17/03/2024 - Domingo 10h – Som ambiente e almoço com Braseiro do Bem 15h – Melissa Rocker 16h30 – Pagode Social 18h30 – Banda Munique

DATA: 08.02.2024 CAT: Meio Ambiente

Administração Municipal e Ong APASC unem esforços para políticas públicas em prol da causa animal

Na manhã desta quarta-feira, 7 de março, a Administração Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente realizaram uma importante reunião com membros da Ong APASC - Associação de Proteção de Animais São Chico. O encontro contou com a presença do prefeito Mauricio Soligo e do secretário Jackson Karpinski e teve como foco discutir os procedimentos administrativos voltados para o acompanhamento de políticas públicas em defesa da causa animal. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que, no início do ano de 2024, foi lançado o processo licitatório de credenciamento Nº 01/2024 para clínicas veterinárias interessadas em realizar o serviço de esterilização. Essa iniciativa amplia o investimento em autorizações de castração animal, visando o controle populacional de animais no município. Segundo o secretário Jackson Karpinski, é crucial reconhecer que a saúde humana está intrinsecamente ligada à saúde animal. O aumento da população de animais domésticos nas residências eleva o risco de contágio de zoonoses, doenças transmissíveis entre animais e seres humanos. 40 CASTRAÇÕES POR MÊS O objetivo da esterilização de animais é reduzir a quantidade de animais nas ruas, diminuindo o problema das crias indesejadas que são frequentemente abandonadas, tornando-se uma questão de ordem pública. Em parceria com o COMDEMA, o Governo Municipal estará disponibilizando 40 autorizações de castração por mês para cães e gatos, tanto machos quanto fêmeas, incluindo animais de rua, adotados por ONGs ou que estejam em lares temporários e em famílias em situação de vulnerabilidade social. Além da castração, será fornecido um kit completo com medicamentos, roupa cirúrgica e colar elisabetano, garantindo todos os cuidados necessários para a recuperação do animal, sendo que os cuidados pós-cirúrgicos serão acompanhados pelos proprietários. Também serão feitos investimentos na compra de equipamentos para captura e manejo de animais em casos de acidentes e para atendimentos de emergência e urgência, os quais serão utilizados pelos bombeiros em colaboração com a Secretaria de Meio Ambiente. CREDENCIAMENTO O secretário Jackson Karpinski destacou que os interessados em cadastrar seus animais de estimação para a castração devem fazer o pedido online no site da Prefeitura de Getúlio Vargas (www.pmgv.rs.gov.br), seguindo as instruções fornecidas na seção de protocolos online. Todas as solicitações serão recebidas e analisadas individualmente para verificar a elegibilidade para o programa. Para garantir transparência, os beneficiários das castrações realizadas com recursos públicos terão suas informações publicadas mensalmente no site da Prefeitura Municipal. [gallery ids="15540,15538"]

DATA: 08.02.2024 CAT: Educação

1ª reunião de Grupos Dinamizadores no Parque Municipal nas Águas: gestão e educação em foco

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), realizou, no dia 5 de fevereiro, a primeira reunião de grupos dinamizadores com o tema "Gestão: compromisso com a educação". O evento teve lugar no Parque Municipal das Águas e contou com a presença da palestrante Karoline Zanelatto, psicóloga especializada em psicologia clínica e desenvolvimento infantil. O encontro teve como objetivos principais dar as boas-vindas aos gestores da rede municipal de ensino, refletir sobre o papel dos gestores municipais na gestão de pessoas, clima organizacional e gestão de conflitos, além de orientar os presentes sobre a organização e andamento do ano letivo de 2024. A pauta incluiu uma sessão de boas-vindas conduzida pela Secretária Municipal de Educação, Sandra Betiatto, seguida pela apresentação dos novos membros das equipes diretivas. A coordenadora Lisiane Wietchikoski acolheu os gestores com a entrega de cartões. A palestra dialogada com a psicóloga Karoline Zanelatto abordou diversos tópicos relacionados à gestão educacional, destacando o papel dos gestores escolares, compromissos necessários e estratégias para promover um clima organizacional saudável. Posteriormente, foram oferecidas orientações específicas sobre a organização do ano letivo de 2024, com destaque para os setores de cultura, alimentação escolar, administração e pedagógico. Cada setor teve 15 minutos para apresentar suas explanações. No setor pedagógico, a orientadora Danieli Zamban conduziu discussões sobre o horário de funcionamento das escolas, uso do ponto eletrônico, normas do EducarWeb, entre outros temas relevantes para o início do ano letivo. A coordenadora Lisiane Wietchikoski também liderou debates sobre o calendário escolar e a ética na comunicação. Além disso, foram discutidos planos de formação para os professores, com a apresentação do esboço das atividades a serem realizadas ao longo do ano, sob a condução da orientadora Mariele Bressan. O evento marcou o compromisso da gestão municipal de Getúlio Vargas com a qualidade da educação, promovendo um espaço de reflexão e planejamento para os desafios que se apresentam no ano letivo de 2024. [gallery ids="15535,15534,15533"]

DATA: 01.02.2024 CAT: Educação

Ano letivo na rede municipal de ensino de Getúlio Vargas inicia dia 16 de fevereiro

No próximo dia 16 de fevereiro terá início o ano letivo no âmbito da Rede Municipal de Ensino de Getúlio Vargas. Os professores serão acolhidos no Salão de Atos, no Centro Administrativo, para o 1º Encontro Pedagógico, às 8 horas. No turno da tarde, serão realizados os encontros de polo com o objetivo de dialogar, planejar e organizar o ano letivo nas unidades escolares. No dia 05 de fevereiro, os diretores e coordenadores reunir-se-ão com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto para o primeiro encontro de Grupos Dinamizadores, para organização do ano letivo. Será realizada uma reflexão inicial, socialização dos dados da avaliação realizada no ano anterior e, no coletivo, alinhar estratégias e ações a serem desenvolvidas neste ano. No dia 19 de fevereiro, tem início as aulas nas escolas municipais de Ensino Fundamental Pedro Herrerias, Antonio Zambrzycki, Cônego Stanislau Olejnik e 15 de Novembro. Neste mesmo dia, as escolas de Educação Infantil, EMEI Olivo Castelli, EMEI Cônego Stanislau Olejnik e EMEF 15 de Novembro (etapa creche), receberão a visita dos pais, para a entrega de materiais e entrevistas com os professores. As atividades com as crianças desta etapa iniciam no dia 20 de fevereiro.

DATA: 01.02.2024 CAT: Notícias

Centro Integrado Renascer recebe melhoriase atenção especial para o estímulo à leitura

O Centro Integrado Renascer (CIR) está passando por significativas melhorias em suas instalações, visando oferecer um ambiente mais acolhedor e propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Destaca-se entre as novidades a criação de novos espaços, incluindo uma sala dedicada à leitura. Reconhecendo o papel crucial da leitura no desenvolvimento individual e social, esta iniciativa visa estimular a imaginação, criatividade e promover o acesso ao conhecimento. Além disso, as salas de atividades e a recepção da área aberta foram alvo de melhorias, transformando-as em ambientes propícios para atividades socioeducacionais, recreativas e culturais. Essas mudanças não apenas aprimoram as condições físicas do espaço, mas também fortalecem o compromisso do CIR com o bem-estar e o desenvolvimento integral de sua comunidade atendida. O trabalho de reforma ocorreu entre os dias 22 e 26 de janeiro, contando com a colaboração de todos os profissionais do CIR, juntamente com a coordenadora Mary Fenski. No dia 29 de janeiro, as crianças e adolescentes retornaram à entidade e foram recebidos pela palhaça Bem Bolada, desfrutando de momentos de diversão, brincadeiras e apreciando as mudanças realizadas. Atualmente, o CIR oferta o serviço para 53 crianças e adolescentes atendidos no turno inverso da escola. A entidade está sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O processo de ingresso baseia-se na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, regulamentada pela Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009, e pela Resolução CNAS nº 13, de 13 de maio de 2014, sendo realizada uma avaliação pela equipe técnica do CRAS, composta por assistente social e psicóloga. [gallery ids="15518,15517,15515"]

DATA: 01.02.2024 CAT: Educação

Prefeitura de Getúlio Vargas abre processo seletivo simplificado para contratação de professores

A Prefeitura de Getúlio Vargas informa que que realizará Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público de Professor de Letras/Português/Inglês e de Auxiliar de Professor, formação de cadastro reserva. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira, dia 6 e seguem até o dia 10 de março de 2023. Os interessados deverão entregar envelope lacrado contendo toda documentação necessária, na Secretaria de Educação. Os editais 092/2023 e 093/2023 estão publicados no site https://pmgv.rs.gov.br/editais-e-nomeacoes-2023.

DATA: 30.01.2024 CAT: Administração

AGER realiza a primeira vistoria aos serviços da Corsan em Getúlio Vargas

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) realizou, na manhã desta segunda-feira, 29, a primeira vistoria aos serviços de água e esgoto da Corsan de Getúlio Vargas. A equipe da AGER, liderada pelo diretor-presidente, Valdir Farina, esteve acompanhada pelo prefeito Mauricio Soligo e pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski. Entre as observações durante a vistoria, foram analisados aspectos como o funcionamento do abastecimento de água no município, a vazão, a presença de vazamentos de água e o tempo necessário para resolver esses problemas. Também foi verificada a questão do funcionamento dos hidrômetros nas residências e outros aspectos importantes com relação à qualidade da água que é oferecida à população. O relatório técnico das inconsistências será enviado à Corsan para às devidas providências nos próximos dias. AGER: A NOVA FISCALIZADORA A AGER tornou-se a nova fiscalizadora dos serviços públicos de abastecimento de água potável e esgoto sanitário do município a partir deste ano de 2024, conforme estipulado pela Lei Municipal nº 6.140/2023. Todos os requisitos legais para esse conveniamento foram cumpridos, incluindo a Lei Federal nº 11.445/2007, e a aprovação pela Câmara Municipal de Vereadores. Até o ano passado, a fiscalização era realizada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS). Contudo, optou-se por uma agência reguladora mais próxima e presente, com o objetivo de garantir ainda mais a qualidade da água oferecida à população, considerando que esta é uma questão de saúde pública. Com essa mudança, o município de Getúlio Vargas espera melhorar ainda mais a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgoto, pois a AGER está mais próxima e tem conhecimento sobre as necessidades e realidades locais. Essa ação é um reflexo do compromisso da administração municipal com a saúde e o bem-estar de seus cidadãos, garantindo que eles tenham acesso a água de qualidade e a serviços de esgoto eficientes. A vistoria realizada pela AGER é apenas o primeiro passo nesse processo de melhoria contínua. [gallery ids="15502"]  

DATA: 30.01.2024 CAT: Administração

Prefeito de Getúlio Vargas e secretário de Meio Ambiente fazem visita à Be8 Energia Renovável em Passo Fundo

Mauricio Soligo e Jakson Karpinski conheceram o projeto sobre aproveitamento de óleo de cozinha para produção de biocombustíveis O Governo Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, preocupada com o destino final do óleo de cozinha usado, esteve na tarde desta segunda-feira, 29, na Be8, antiga BSBIOS, em Passo Fundo. Nessa visita, o prefeito Mauricio Soligo e o secretário Jackson Karpinski se familiarizaram com um projeto inovador que promete transformar a maneira como lidamos com o descarte do óleo de cozinha. Também participou da visita o Márcio do Prado, da Secretaria de Meio Ambiente. O Programa Ser Sustentável é uma iniciativa da Be8 que visa o desenvolvimento de fornecedores para aquisição de óleo de cozinha usado, proveniente do sistema de coleta pública de resíduos, estabelecimentos comerciais e residências, como matéria-prima para produção de biocombustível. Este programa baseia-se em três pilares: cuidado com o meio ambiente com a destinação correta do óleo vegetal usado; social com a inclusão e valorização da Cooperativa e seus integrantes; e econômico no provimento de renda com a venda do material coletado. O objetivo da Prefeitura agora é buscar uma entidade no município para implantar este programa por meio de uma parceria que também visa, além do retorno financeiro para a organização social, auxiliar a população com o descarte correto dos óleos e gorduras residuais para a produção de biocombustíveis. Essa colaboração gerará não apenas benefícios econômicos, mas também contribuirá significativamente para a proteção do meio ambiente. A visita do prefeito Mauricio Soligo e do secretário Jackson Karpinski à Be8 Energia Renovável é um passo importante na direção de uma cidade mais sustentável. Com o descarte adequado do óleo de cozinha, podemos gerar valor econômico e, ao mesmo tempo, proteger nosso meio ambiente.