ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 23.07.2025 CAT: Notícias

Realizada a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com foco nos 20 anos do SUAS e na construção coletiva de políticas públicas

Evento reuniu comunidade, gestores e profissionais para debater avanços, desafios e o futuro da Assistência Social no município   O Centro de Convivência do Idoso – Natalício José Botolli foi sede, nesta terça-feira, 22 de julho, da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Getúlio Vargas. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento celebrou os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e mobilizou representantes da comunidade, do poder público e das entidades locais em um dia de escuta, reflexão e proposições para o fortalecimento das políticas públicas no setor. A abertura oficial contou com a presença do secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa; da secretária Adjunta, Luana Vendruscolo; da Diretora da Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva; da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Neli Inês Soligo Todero. Prestigiou o evento a primeira-dama do município Margarete Prezzotto, "Celebrar os 20 anos do SUAS é reafirmar nosso compromisso com uma assistência social pública, gratuita, de qualidade e acessível a todos que dela necessitam", destacou o secretário Elgido Pasa. PALESTRA E DEBATE COLETIVO MARCARAM A PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ Durante a manhã, as palestrantes convidadas — a psicóloga Aline Bonez e a assistente social Tatiane Laís Uecker — conduziram a conferência central abordando o tema nacional: "20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência". Segundo as profissionais, o momento foi dedicado à avaliação da implementação do SUAS no município, à identificação de pontos a serem aprimorados e à elaboração de propostas que contribuam com o próximo plano decenal de assistência social. "Elaborar estratégias para os próximos dez anos exige compreender onde estamos e onde queremos chegar. O objetivo é reforçar a política de assistência como um direito, afastando retrocessos e o retorno ao assistencialismo fragmentado", enfatizou Tatiane Uecker. "Esperamos que as propostas construídas aqui fortaleçam a proteção social e enfrentem os desafios de financiamento que impactam diretamente os serviços oferecidos à população", acrescentou Aline Bonez. O evento também contou com apresentações culturas da Orquestra Sinfônica Getuliense. E da Banda Marcial da APAE. TRABALHOS EM GRUPO E ELEIÇÃO DE DELEGADOS Na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos para discussão dos cinco eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social: Universalização do acesso com equidade e respeito às diversidades; Aperfeiçoamento do SUAS com inovação e valorização profissional; Integração de benefícios e serviços com foco na proteção social e segurança de renda; Gestão democrática com transparência e participação popular; Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS. A partir dos debates, foram elaboradas propostas que serão encaminhadas à etapa estadual da conferência. Também foram eleitos os delegados que representarão Getúlio Vargas no encontro do Conselho Estadual de Assistência Social. Os delegados eleitos foram: representantes da sociedade civil organizada, como usuários da política de assistência social: Titular: Valdineia Maciel e Suplente: Liamara Rodrigues. Representantes do Governo: Trabalhadores da área - Titular: Cláudia Borba e Suplente: Fabíola Aparecida dos Santos. COMPROMISSO COM O FUTURO A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social consolidou-se como um espaço democrático de construção coletiva, reafirmando a importância da participação popular no planejamento de políticas públicas. O evento foi aberto à comunidade e gratuito, simbolizando mais um passo no fortalecimento de uma assistência social comprometida com os direitos e a dignidade de todos os cidadãos. [gallery ids="26742,26743,26744,26745,26747,26748"]  

DATA: 22.07.2025 CAT: Administração

Reunião interinstitucional em Getúlio Vargas discute segurança nas escolas

Protocolo unificado, medidas estruturais, formação continuada e corresponsabilidade parental estão entre os encaminhamentos da manhã desta terça-feira   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), promoveu na manhã desta terça-feira (22), no Salão de Atos, uma reunião ampliada sobre segurança nas escolas, com a participação de representantes das forças de segurança, direções escolares, conselhos escolares e círculo de pais e mestres. O encontro resultou em importantes encaminhamentos voltados à prevenção de violências, fortalecimento de protocolos e ampliação de ações de cuidado e acolhimento na rede municipal de ensino. Estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Luciane Spanhol Bordignon; a secretária de Administração, Tatiane Giaretta; o procurador jurídico do Município, Lucas Serafini; o promotor de Justiça Alexandre Vinicius Murussi; o delegado de Polícia Civil, Jorge Fracaro Pierezan; o comandante da 1ª Companhia da Brigada Militar, Major Ailton César Trindade; o Corpo de Bombeiros, representado pelo soldado Eduardo; e integrantes dos conselhos escolar, tutelar, Círculo de Pais e Mestres e gestão escolar. Conduzido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), o encontro buscou dar início à formulação de uma política pública permanente de proteção, que contemple ações de curto, médio e longo prazo, envolvendo toda a comunidade escolar e os órgãos de segurança". VOZ ATIVA DAS ESCOLAS E COMUNIDADE A reunião iniciou com a escuta das direções das escolas, que apresentaram ofícios protocolados com demandas concretas e relatos sobre as dificuldades enfrentadas no dia a dia. Entre os principais pedidos, destacaram-se: aumento dos muros e cercas externas, especialmente em áreas com mata ou fundos abertos; instalação de câmeras de vigilância com maior alcance e qualidade; presença de vigilantes fixos e treinados nas escolas; instalação de interfones nos portões de acesso e botões de pânico com acionamento direto à Brigada Militar e Polícia Civil; construção de antecâmaras ou áreas de triagem para controle de entrada de visitantes; aquisição de sirenes e detectores de metal; políticas públicas de contratação de psicólogos e assistentes sociais escolares; uniformização obrigatória dos alunos como forma de identificação e segurança. Já um pai, representante do CPM, reforçou a importância do uniforme: "É uma medida simples que aumenta muito a percepção de segurança e pertencimento". SEGURANÇA: MAIS DO QUE ESTRUTURA, UMA CULTURA DE CUIDADO O delegado de Polícia Civil, Jorge Fracaro Pierezan, lembrou que a tragédia ocorrida recentemente em Estação se deu em uma escola bem estruturada. "Tinha portão eletrônico, portas reforçadas, mas não havia protocolo. A porta foi aberta porque o agressor era conhecido. O fato durou oito minutos. Segurança exige preparo, não só muros", alertou. Ele defendeu visitas técnicas a cada escola e a criação de barreiras físicas e comportamentais: "É preciso pensar como a Brigada ou a Polícia Civil: ninguém entra sem ser anunciado". Segundo ele, segurança exige preparo técnico, análise escola por escola e treinamento contínuo. O comandante da Brigada Militar, Major Ailton César Trindade, reforçou que é preciso cautela na adoção de medidas e defendeu a necessidade de soluções proporcionais à realidade local. "Botão de pânico, sim, mas com treinamento. Vigilância, sim, mas com foco no acolhimento. E uma avaliação criteriosa de cada espaço: onde colocar câmeras, onde criar barreiras físicas, onde uma simples mudança de fluxo já melhora a segurança." O representante do Corpo de Bombeiros, soldado Eduardo, destacou a importância dos simulados de evacuação e das formações periódicas: "O botão de pânico só funciona se for acionado. Segurança começa com a preparação de todos que trabalham no ambiente escolar. Existem barreiras como portas corta-fogo que garantem proteção sem comprometer a evacuação. Mas, acima de tudo, é preciso que todos conheçam e saibam executar um plano de emergência." Já o promotor de Justiça Alexandre Vinicius Murussi trouxe uma abordagem humanista e contundente, destacando que "o primeiro protocolo de segurança começa em casa" e reforçou a responsabilidade dos pais. "Olhar a mochila, estar presente, cuidar da rotina e das relações das crianças é fundamental. Não podemos terceirizar tudo à escola. Professores já evitam tragédias diariamente com um simples olhar atento, com escuta ativa. Segurança também é afeto e rede." ENCAMINHAMENTOS PRÁTICOS Ao final da reunião, a secretária Luciane Spanhol Bordignon anunciou os primeiros encaminhamentos: Criação de um protocolo unificado de segurança escolar, construído coletivamente a partir das visitas técnicas que serão realizadas pelas forças de segurança em cada unidade escolar; Elaboração de um plano de ação por escola, considerando suas especificidades estruturais, pedagógicas e sociais; Implementação de formações continuadas com foco em segurança, saúde mental, escuta ativa e acolhimento; Apoio à criação de projeto de lei que viabilize a obrigatoriedade do uso de uniformes escolares na rede municipal. "A escola é o lugar onde nos tornamos humanos, especialmente ao conviver com o diferente. Segurança não se faz apenas com muros altos, mas com cuidado, formação e política pública continuada", afirmou Luciane. A iniciativa foi elogiada por todos os presentes, que reforçaram o compromisso com o trabalho em rede. "Não é hora de pânico, é hora de prevenção, parceria e corresponsabilidade", sintetizou o promotor Alexandre. A SMECD deve, nos próximos dias, convocar novas reuniões para apresentar os esboços do protocolo de segurança e detalhar os próximos passos da construção coletiva. [gallery ids="26656,26655,26654,26653,26652,26651,26650,26649"]

DATA: 22.07.2025 CAT: Desenvolvimento

Prefeitura de Getúlio Vargas abre inscrições para empresários participarem da HJ Conference 2025 em Concórdia

Oportunidade oferece vagas gratuitas para evento nacional de empreendedorismo; inscrições seguem até 22 de agosto   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a ACCIAS (Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços) e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), lançou nesta segunda-feira (21) o Edital de Chamada Pública nº 249/2025. O documento estabelece os critérios para a seleção de oito empresários ou empresas locais interessadas em participar da HJ Conference/25, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de setembro, na cidade de Concórdia (SC). O evento é reconhecido nacionalmente por reunir mais de 300 atrações voltadas ao universo do empreendedorismo e inovação, com trilhas temáticas que contemplam áreas como Vendas, Gestão, Marketing, Administração Pública, ESG, Agronegócio, Startups, Educação Empreendedora, Inovação Jurídica, entre outras. "É uma oportunidade estratégica para que nossos empreendedores tenham acesso a conteúdo de excelência, ampliem seus conhecimentos e fortaleçam conexões com profissionais de todo o Brasil", destaca o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi. INVESTIMENTO PÚBLICO COM RETORNO À COMUNIDADE As inscrições dos oito selecionados serão totalmente custeadas pela Administração Municipal, com base na Lei nº 6.406/2025. O transporte até o local do evento ficará sob responsabilidade de cada participante. Como contrapartida, os contemplados deverão promover, após o evento, um encontro aberto à comunidade empresarial local para compartilhar experiências e aprendizados adquiridos durante a conferência. O objetivo da ação é fomentar o desenvolvimento econômico de Getúlio Vargas e impulsionar a inovação nos mais diversos segmentos do comércio e da indústria local. QUEM PODE PARTICIPAR Podem se inscrever empresários e empresas legalmente constituídas no município de Getúlio Vargas, com CNPJ regularizado e sem débitos fiscais. Cada empresa poderá indicar um representante para participar da conferência, sendo permitida apenas uma inscrição por CNPJ. O edital também prevê critérios de desempate: caso haja mais de oito candidatos habilitados, terão preferência aqueles que ainda não participaram das edições anteriores da HJ Conference (2022, 2023 ou 2024). Persistindo o empate, será realizado sorteio. INSCRIÇÕES E CRONOGRAMA As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 28 de julho e 22 de agosto de 2025, presencialmente na Secretaria Geral da Prefeitura ou por meio do sistema online de protocolo, acessível pelo link https://getuliovargas.1doc.com.br/atendimento, selecionando o assunto "Inscrição para participar das palestras do HJ Conference". A análise das documentações será feita no dia 25 de agosto, com divulgação da lista de habilitados prevista para 26 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 28 de agosto, após prazo de recursos. Mais informações podem ser obtidas diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico pelo telefone (54) 99668-6862, em horário de expediente do Centro Administrativo Municipal.  

DATA: 18.07.2025 CAT: Educação

Compromisso com a segurança: ações implementadas desde 2024 protegem alunos e educadores

SMECD adota medidas preventivas, equipamentos e parcerias para garantir ambiente escolar mais protegido e acolhedor   A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) reforça que a segurança das escolas sempre foi uma prioridade para o Município. Desde 2024, um conjunto robusto de ações preventivas vem sendo colocado em prática, com o objetivo de proteger alunos, professores, servidores e toda a comunidade escolar. Entre as principais medidas está o protocolo de acesso às escolas, que estabelece regras claras: pessoas que não pertencem diretamente à comunidade escolar — como professores, servidores, pais e alunos — só podem ingressar nas instituições mediante autorização formal da SMECD. Estão isentas da exigência apenas as forças de segurança e equipes de emergência médica. A iniciativa já está em vigor e vem sendo seguida por todas as escolas da rede municipal. "É importante esclarecer à comunidade que a gestão municipal nunca se omitiu em relação à segurança nas escolas. As ações começaram muito antes dos debates recentes e seguem sendo aprimoradas com responsabilidade e planejamento", afirma a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon. MONITORAMENTO E TECNOLOGIA A SERVIÇO DA PROTEÇÃO Atualmente, todas as sete escolas da rede municipal contam com 133 câmaras de videomonitoramento de alta resolução, instaladas em locais estratégicos. O sistema é operado por empresa especializada e permite acesso em tempo real, principalmente em situações de risco, garantindo agilidade na resposta a qualquer ocorrência. Além disso, as unidades escolares possuem portas com interfone e barreiras de segurança, permitindo acesso somente mediante identificação. Os alarmes também estão conectados 24 horas com a empresa de vigilância contratada, o que reforça o monitoramento constante dos ambientes escolares. Essas medidas são complementadas por equipes de zeladoria e, mais recentemente, vigilância – serviço de portaria não armada -, que atuam diariamente nas entradas das escolas, fazendo o filtro inicial e impedindo o acesso de pessoas não autorizadas, garantindo o cumprimento dos protocolos de segurança. MONITORAMENTO DE CONDUTAS E ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL A rede municipal também participa do Programa SIN@AIS, coordenado pelo Ministério Público Estadual (MP-RS), com foco na prevenção de violências extremas no ambiente escolar. Através de fichas de monitoramento específicas, as equipes diretivas conseguem identificar e acompanhar comportamentos de risco. Outro eixo importante da segurança é o apoio psicossocial oferecido pelo Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando (NIAE). O serviço acolhe estudantes e famílias que enfrentam situações como estresse, bullying, isolamento social, depressão e baixo rendimento escolar associado a fatores emocionais. PARCERIAS FEDERAIS FORTALECEM A PREVENÇÃO Desde 2012, a SMECD é parceira do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, em conjunto com a Brigada Militar. A ação é realizada anualmente com os estudantes dos anos iniciais e finais, promovendo a conscientização sobre violência, drogas e cidadania. Mais recentemente, em 2025, o município aderiu ao programa federal "Escola que Protege", voltado à prevenção de violências escolares, bullying, ciberbullying e isolamento social. A iniciativa está sendo implementada gradualmente em todas as etapas da educação municipal, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. O Município também é signatário do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. O PSE promove ações como vacinação, aferição de IMC, alimentação saudável, saúde mental, prevenção ao HPV e DSTs, com foco na saúde integral dos estudantes. COMPROMISSO COM A COMUNIDADE A SMECD destaca que todas essas iniciativas fazem parte de uma política pública integrada, que valoriza a prevenção, o cuidado e o diálogo com as famílias e a comunidade escolar. "A segurança nas escolas não depende apenas de cercas ou alarmes. Ela se constrói com acolhimento, informação, escuta e presença. E esse trabalho, no nosso município, já acontece há bastante tempo", conclui a secretária Luciane Bordignon. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto segue monitorando os resultados das ações já implantadas e estudando novas medidas que possam fortalecer ainda mais a proteção e o bem-estar no ambiente escolar.

DATA: 18.07.2025 CAT: Administração

Prefeitura sedia encontro com o Ministério Público e municípios da Comarca para fortalecimento da rede de proteção à infância e juventude

Representantes do MPRS, de seis municípios da Comarca e de órgãos de proteção debatem ações conjuntas de acolhimento, escuta e segurança A Prefeitura de Getúlio Vargas sediou, na manhã de quinta-feira, 17 de julho, um encontro institucional com a presença da Administração Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), prefeitos da microrregião de Getúlio Vargas, secretários de Educação, de Saúde e Assistência Social da microrregional, equipes técnicas das secretarias de Educação e Saúde, conselheiros tutelares, equipes diretivas de escolas e membros da Rede de Apoio Escolar - RAE dos seis municípios da Comarca. O encontro foi aberto com a fala do promotor de Justiça João Augusto Follador, que destacou o objetivo da reunião: construir coletivamente caminhos de prevenção, acolhimento e enfrentamento à violência nas escolas. Ele ressaltou que "a tragédia de Estação não pode ser apenas lamentada; ela deve nos mover à ação coordenada e concreta". Participaram da atividade a subprocuradora-geral para Assuntos Institucionais do MPRS, Isabel Guarise Barrios; a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio da Educação, Infância e Juventude; o promotor João Augusto Follador, titular da Comarca de Getúlio Vargas; e a juíza da Comarca de Getúlio Vargas, Dolores Kramer. Durante a reunião, a promotora Cristiane Corrales apresentou o projeto Mãos Dadas, destacando a importância da atuação integrada entre as diferentes frentes da rede de proteção. "Precisamos de redes verdadeiras, estruturadas e comprometidas com a prevenção. Só assim conseguiremos proteger efetivamente nossas crianças e adolescentes", afirmou. A subprocuradora Isabel Barrios reforçou que a atuação preventiva é prioridade para o Ministério Público. "O que aconteceu em Estação nos faz refletir, mas também nos impulsiona a agir com mais união e celeridade. O MP está ao lado dos municípios nesse processo de reconstrução da segurança e da confiança", pontuou. REDE FORTALECIDA E AÇÕES CONCRETAS Além da troca de informações e experiências, o encontro permitiu a construção de diretrizes comuns para o fortalecimento das redes locais. Entre os encaminhamentos definidos estão o reforço da articulação intersetorial, o mapeamento de fragilidades institucionais, o compartilhamento de boas práticas. A Prefeitura de Getúlio Vargas, anfitriã da reunião, agradeceu a presença das autoridades e destacou a relevância da união entre os entes públicos. "É nos momentos mais difíceis que precisamos reafirmar nosso compromisso com a proteção da vida, especialmente das nossas crianças. Que essa reunião seja o marco de um novo ciclo de cooperação entre municípios, Estado e Ministério Público". A iniciativa também reforça o alinhamento com as ações do protocolo de segurança escolar em construção no município, em parceria com as forças de segurança, CPMs, Conselho Escolar, direções escolares e comunidade. [gallery ids="26444,26445,26446,26448"]

DATA: 18.07.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas abre processo seletivo para vigilantes com foco na segurança das escolas

Edital nº 245/2025 prevê contratação temporária de profissionais para atuação nas instituições de ensino da rede municipal   Com o objetivo de reforçar a segurança no ambiente escolar e atender a uma demanda de excepcional interesse público, a Prefeitura de Getúlio Vargas publicou nesta quinta-feira, 17 de julho, o Edital nº 245/2025, que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de vigilantes. A seleção visa formar cadastro reserva para atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino, vinculadas à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. medida integra um conjunto de ações em andamento no município voltadas à construção de um protocolo unificado de segurança escolar, em parceria com as forças de segurança e com as comunidades escolares. REFORÇO NAS ESCOLAS E PRIORIDADE PARA A PREVENÇÃO A função temporária de vigilante tem carga horária de 36 horas semanais e exige disponibilidade para atuação em regime de plantão, inclusive em turnos noturnos, fins de semana e feriados. Entre as atribuições estão a vigilância de prédios e espaços públicos, rondas de inspeção, controle de acessos, monitoramento de entradas e saídas, bem como o registro e comunicação de situações anormais à autoridade competente. "Este processo seletivo é uma resposta concreta ao nosso compromisso com a proteção dos alunos, professores e equipes escolares. A presença de profissionais preparados contribui para um ambiente mais seguro e tranquilo nas instituições de ensino", destacou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto. INSCRIÇÕES GRATUITAS DE 18 A 31 DE JULHO As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 18 a 31 de julho, diretamente na Secretaria Geral do Município (Centro Administrativo Municipal – Av. Eng. Firmino Girardello, 85), nos horários das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Podem participar candidatos com, no mínimo, 18 anos de idade e ensino fundamental incompleto. A seleção será feita por meio de análise curricular, considerando experiência comprovada na área de vigilância, cursos específicos na área de segurança ou portaria, além de escolaridade superior à exigida. A remuneração é composta por vencimento básico mensal, acrescido de risco de vida, além de auxílio-alimentação, gratificação natalina, férias e demais direitos previstos no regime jurídico estatutário municipal. COMPROMISSO COM A COMUNIDADE ESCOLAR A contratação temporária de vigilantes será realizada de acordo com a necessidade da administração, respeitando a ordem de classificação. A validade do processo seletivo é de dois anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Getúlio Vargas com a segurança pública e com o bem-estar da comunidade escolar. O edital completo está disponível no site oficial da Prefeitura: www.pmgv.rs.gov.br. Leia o edital: 245 Processo Seletivo Vigilante  

DATA: 18.07.2025 CAT: Educação

Prefeitura de Getúlio Vargas avança na construção de protocolo de segurança para as escolas

Encontro no gabinete do prefeito reuniu forças de segurança e secretarias municipais; próxima etapa será o alinhamento com escolas e CPMs Na manhã desta quinta-feira, 17 de julho, a Prefeitura de Getúlio Vargas deu um passo importante para reforçar a segurança nas escolas do município. Uma reunião estratégica foi realizada no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto, reunindo representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, além das secretárias municipais Tatiane Giaretta (Administração) e Luciane Spanhol Bordignon (Educação, Cultura e Desporto). O encontro teve como objetivo principal iniciar a construção de um protocolo conjunto de segurança a ser implementado nas instituições de ensino municipais, com base em orientações técnicas das forças de segurança e na realidade local. "Estamos trabalhando de forma integrada, com diálogo e responsabilidade, para que nossas escolas se tornem ainda mais seguras. A proteção dos estudantes, professores e equipes escolares é uma prioridade da gestão municipal", destacou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto. ALINHAMENTO COM ESCOLAS E CPMS A próxima etapa do processo acontece na terça-feira, 22 de julho, quando será promovida uma nova reunião, desta vez reunindo as direções das escolas do município, representantes dos Círculos de Pais e Mestres (CPMs) e Conselho Escolar, juntamente com as forças de segurança. O objetivo será alinhar as medidas e procedimentos que irão compor o protocolo unificado de segurança escolar. A partir das resoluções e definições estabelecidas neste próximo encontro, será elaborado um Projeto de Lei que reunirá as demandas identificadas, em consonância com as orientações técnicas da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Um projeto de Lei deverá consolidar as diretrizes que nortearão a atuação preventiva e emergencial nas unidades escolares. A Administração Municipal reforça o compromisso com a construção de políticas públicas efetivas e responsáveis, pautadas pela escuta, pela cooperação e pelo cuidado com toda a comunidade escolar.

DATA: 15.07.2025 CAT: Educação

Getúlio Vargas promove 1º Torneio de Taco/Bets em comemoração ao Dia dos Pais

Evento será realizado no dia 9 de agosto, em frente à Igreja Matriz, com inscrições abertas na SMECD   A cidade de Getúlio Vargas vai reviver a magia das brincadeiras de rua em uma celebração especial ao Dia dos Pais. No próximo dia 9 de agosto, um sábado, será realizado o 1º Torneio de Taco/Bets, promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD). O evento acontecerá em frente à Igreja Matriz, proporcionando um momento de lazer, esporte e integração entre famílias, pais e filhos. O tradicional jogo de taco, também conhecido como bets em diversas regiões do Brasil, é sinônimo de diversão e nostalgia, reunindo gerações em torno da cultura popular e do espírito esportivo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas diretamente na SMECD. O torneio é gratuito e destinado a participantes de todas as idades. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 9 9906-7118. A proposta da atividade é resgatar jogos tradicionais e incentivar momentos de convivência em família, especialmente no mês dedicado à valorização da figura paterna. A SMECD convida toda a comunidade a participar, seja como competidor ou como torcedor.