ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 06.08.2025 CAT: Notícias Destaque

Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social presta contas do primeiro quadrimestre de 2025

Secretário Elgido Pasa detalha investimentos, complementações hospitalares e filas de espera: "Com os 22% aplicados, seguimos fazendo o melhor possível" A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, apresentou a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025, detalhando os investimentos e os desafios enfrentados para garantir o atendimento da população. O relatório evidencia o esforço do município em manter a assistência mesmo diante de limitações orçamentárias e responsabilidades que deveriam ser assumidas pelos governos estadual e federal. Segundo o secretário Elgido Pasa, os gastos com saúde chegam a 22% do orçamento municipal — bem acima dos 15% mínimos exigidos por lei. "Com 15% não conseguiríamos fazer quase nada. E, mesmo aplicando 22%, ainda deixamos de atender muitas demandas, porque o orçamento da Prefeitura precisa contemplar educação, obras, infraestrutura e outros setores essenciais", afirmou. MAIS DE R$ 1,3 MILHÃO INVESTIDOS EM COMPLEMENTAÇÕES HOSPITALARES Entre os principais investimentos destacados estão as complementações feitas aos hospitais São Roque e Santa Terezinha, referências em média e alta complexidade na região. "A população precisa saber que toda consulta feita nesses hospitais tem complementação paga pelo município. Por exemplo, cada consulta no São Roque, que antes custava R$ 176,00 passou a R$ 194,00. No Santa Terezinha, a consulta é de R$ 191,05", explicou o secretário. Nos primeiros quatro meses de 2025, a Prefeitura investiu R$ 778 mil em complementações e sobreavisos no Hospital São Roque e R$ 420 mil no Hospital Santa Terezinha. O total supera R$ 1,3 milhão. "Esse recurso, em tese, deveria ser custeado pelo Estado e pela União, mas como queremos que nossos pacientes sejam atendidos, as prefeituras da região estão arcando com esses valores", acrescentou. FILAS DE ESPERA POR CONSULTAS E EXAMES SEGUEM PREOCUPANDO Mesmo com os altos investimentos, o município enfrenta longas filas de espera para consultas especializadas e exames. Na oftalmologia, são 152 pessoas aguardando atendimento; ortopedia de joelho tem 66 pacientes na fila; ortopedia da coluna, 55; otorrinolaringologia, 36; e neurologia, 11. Outros exemplos incluem 20 pacientes aguardando por endocrinologia, 14 por cardiologia e 8 por ginecologia e urologia, cada. Nos exames, a demanda também é elevada: 324 pacientes aguardam por ultrassonografia com Doppler, 305 por tomografia computadorizada, 271 por colonoscopia, 225 por endoscopia e 158 por ecocardiograma transtorácico. "Se o recurso investido em complementações pudesse ser destinado à prevenção e aos exames, teríamos condições de reduzir essas filas. Infelizmente, precisamos cobrir falhas de outros entes federativos", lamentou o secretário. FALTA DE PROFISSIONAIS E BAIXA REMUNERAÇÃO TRAVAM ATENDIMENTOS Elgido Pasa também destacou que a baixa remuneração oferecida pelo SUS é um dos fatores que dificultam a contratação de especialistas. "Hoje, o SUS paga R$ 13,50 por consulta. Nenhum profissional trabalha por esse valor, por isso as prefeituras complementam. Mesmo assim, o valor ainda é aquém do mercado", explicou. O secretário chamou a atenção, especialmente, para a fila de cirurgias ortopédicas. "No Hospital Santa Terezinha, temos um único médico para realizar próteses de joelho. Ele faz seis cirurgias por mês para atender 32 municípios. Isso trava toda a fila. Já tivemos reuniões com a direção do hospital e outros secretários, mas a situação só mudará quando o Estado conseguir ampliar a equipe ou realizar mutirões, como já foi prometido", relatou. TRANSPARÊNCIA E COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO Por fim, o secretário reforçou o compromisso da gestão com a transparência e convidou a população a procurar a Secretaria para esclarecer dúvidas. "Estamos à disposição da comunidade. Nossa equipe está aqui de segunda a sexta-feira, pronta para explicar como funciona o sistema, o que cabe ao município e o que é gerido pelo Estado. Trabalhamos com seriedade, sempre buscando fazer o melhor com os recursos que temos", afirmou.

DATA: 06.08.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas realiza vistoria técnica para avaliar canalização de arroios e planeja ações de prevenção a alagamentos

Ação conjunta envolveu Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias de Obras e Meio Ambiente   O vice-prefeito de Getúlio Vargas, Dinarte Farias, acompanhou, nesta semana, uma vistoria técnica em pontos estratégicos do município com o objetivo de avaliar a estrutura de canais e arroios que cortam a cidade. A ação envolveu a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Durante a inspeção, foi avaliada a situação da galeria do Arroio Limer, nas proximidades do Taguá, bem como o túnel de passagem de água que liga a região até a ponte da Severiano de Almeida. Segundo o vice-prefeito, "a vistoria permitiu verificar que a maior parte do canal apresenta fluidez normal de água e está limpa, necessitando apenas de uma pequena limpeza localizada". Ele destacou que o canal não se encontra obstruído, o que demonstra que, em grande parte, a estrutura está funcionando adequadamente. MELHORIAS NO RIO ABAÚNA JÁ ESTÃO EM PLANEJAMENTO Ainda durante a vistoria, os secretários de Obras e de Meio Ambiente, Sérgio Lima e Grégori Soccol, também discutiram com engenheiros e técnicos alternativas de intervenções futuras no rio Abaúna, visando aumentar sua capacidade de drenagem. Conforme explicou o vice-prefeito, já está em andamento o processo de contratação de serviços voltados à melhoria estrutural do leito, como forma de prevenir novos alagamentos. "A ideia é executar uma obra que proporcione maior eficiência no escoamento da água e minimize os riscos em áreas mais suscetíveis", afirmou Dinarte. Segundo ele, a proposta está sendo elaborada com base em critérios técnicos e conta com o respaldo da equipe da Secretaria de Obras, que acompanhou toda a vistoria. Também estava presente a engenheira de transportes Marceli Schvartz. PREVENÇÃO COMO PRIORIDADE A ação demonstra o comprometimento da gestão municipal com a prevenção de desastres naturais, especialmente em períodos de maior risco de chuvas intensas. "Estamos atuando de forma integrada, planejando e executando medidas que tragam mais segurança para a população", finalizou Dinarte. Novas inspeções devem ocorrer nos próximos dias em outros pontos críticos da cidade, com o objetivo de mapear riscos e definir novas frentes de trabalho. [gallery ids="27162,27161,27160,27159,27158,27156,27155"]

DATA: 05.08.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura de Getúlio Vargas reforça alerta sobre baixa adesão à vacinação contra a gripe

Secretário Elgido Pasa convoca população a procurar as UBSs e destaca: "Vacina é prevenção, vacina salva vidas"   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, volta a fazer um apelo à população para que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atualize a carteira de vacinação contra a gripe (Influenza). Em meio ao período de inverno e ao aumento dos casos de doenças respiratórias, a baixa procura por parte do público-alvo tem preocupado os profissionais da saúde no município. Segundo o secretário Elgido Pasa, a vacinação é essencial para evitar o agravamento de quadros respiratórios e a superlotação de pronto atendimentos e hospitais. "A vacina é para prevenção, é para evitar a doença e, principalmente, para salvar vidas. Estamos enfrentando um momento preocupante, com baixa adesão, especialmente entre os grupos prioritários. É necessário que a comunidade compreenda a seriedade disso", afirmou. NÚMEROS PREOCUPAM De acordo com dados repassados pela equipe de epidemiologia da Secretaria, entre os cerca de 4.036 idosos que integram o público-alvo, apenas 1.737 foram vacinados até o momento — o que representa apenas 43,4% de cobertura. Entre as Crianças, o índice também é baixo: 405 doses aplicadas entre 968 crianças de 06 meses até 05 anos completos, o equivalente a 41,87%. No caso das Gestantes, de um total de 130, apenas 50 receberam a vacina, um percentual de apenas 38,46%. "Esses índices estão muito abaixo do mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 90% a 95% de cobertura. E o mais grave: quem mais precisa, é quem menos procura", lamentou o secretário. ESTRUTURA DISPONÍVEL NAS UBSS Atualmente, estão em funcionamento três Unidades Básicas de Saúde com vacinação regular: UBS Santo André, UBS Central e, a partir desta segunda-feira, 4, a UBS Navegantes, com o retorno da vacinadora. Apenas a UBS São José segue sem profissional de imunização, em razão de licença maternidade. VACINAS DISPONÍVEIS E RISCO DE DESPERDÍCIO O município já aplicou 4.762 doses, considerando também pessoas fora do público-alvo. No entanto, muitas doses seguem disponíveis e podem ser descartadas caso não haja procura. "É uma vacina cara, é dinheiro público. Se não for usada, vai fora. E, se a doença se agrava, o gasto com internações é ainda maior", destacou Elgido Pasa. O secretário também fez um apelo contra a desinformação. "Não vamos dar ouvidos para fake news. Procurem as fontes oficiais, os profissionais das unidades de saúde, que estão capacitados para orientar. A vacina é segura, é eficaz e salva vidas." DADOS ESTADUAIS REFORÇAM URGÊNCIA Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que já foram registradas 12.548 hospitalizações por doenças respiratórias, com 1.081 óbitos, sendo 459 por Influenza. "Se essas pessoas tivessem se vacinado, com certeza esse número seria muito menor", enfatizou o secretário. A administração municipal reforça que as vacinas seguem disponíveis nas UBSs e que a população deve procurar a unidade mais próxima portando a carteira de vacinação e documento de identificação. A proteção é um ato coletivo de responsabilidade.

DATA: 04.08.2025 CAT: Administração

Ciclistas desafiam limites no On The Bike em Getúlio Vargas

Evento reuniu cerca de 150 participantes e promoveu integração entre esporte, natureza e cultura regional   Com largada no Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, o evento On The Bike reuniu cerca de 150 ciclistas neste domingo, dia 3 de agosto, em uma experiência que uniu superação pessoal, contato com a natureza e valorização do turismo regional. A prova, que havia sido adiada anteriormente por motivo de luto no município vizinho de Estação, foi realizada em clima de emoção, respeito e entusiasmo. Acompanhando a largada dos atletas e também o momento das premiações, o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, prestigiaram a atividade, destacando a importância de eventos como este para o fomento do esporte e da economia local. "Eventos desse porte mostram que nossa cidade está preparada para receber visitantes com estrutura e acolhimento, promovendo também a integração entre municípios da região", afirmou o prefeito. Promovido pela empresa Inspira Eventos, com apoio da Prefeitura e patrocínio diamante do Sicredi, o On The Bike percorreu rotas que cruzaram até sete municípios do Alto Uruguai Gaúcho — Getúlio Vargas, Erebango, Quatro Irmãos, Jacutinga, Sertão, Ipiranga do Sul e Estação —, oferecendo três distâncias aos atletas: 25, 50 e 100 milhas (aproximadamente 40, 80 e 160 km). O evento contemplou as modalidades MTB, Gravel e E-Bike, com navegação via GPS e exigência de autossuficiência dos participantes. DESAFIO FÍSICO, PAISAGENS E CULTURA A proposta do On The Bike vai além da competição. Trata-se de um convite à descoberta, promovendo a conexão entre corpo, mente e ambiente. Ao longo dos percursos, os ciclistas passaram por 12 pontos de controle, entre Pontos de Apoio (PA) — com alimentação e hidratação — e Pontos de Passagem Obrigatória (PPO), localizados em áreas de interesse cultural, histórico e paisagístico. Dentro do evento, também foi realizado o Desafio Brutalize Bikes, que premiou com troféus os cinco primeiros colocados de cada distância e categoria (masculino e feminino), valorizando o desempenho dos atletas que completaram os trajetos com todos os requisitos validados. ESTRUTURA E SEGURANÇA PARA TODOS OS PARTICIPANTES A estrutura do evento foi um dos destaques desta edição. Além de estacionamento gratuito, área coberta e banheiros com duchas, todos os participantes foram recepcionados com um café da manhã especial, oferecido antes da largada. Durante toda a realização das provas — em todas as categorias — o café da manhã permaneceu disponível aos atletas, garantindo energia e acolhimento ao longo do desafio. A retirada dos kits aconteceu no sábado anterior e no próprio domingo, conforme os horários das provas, com largadas às 7h, 8h e 8h30. A segurança dos participantes também foi prioridade. Uma equipe do SAMU acompanhou todo o trajeto, com profissionais de enfermagem e médica de prontidão para qualquer eventualidade. Felizmente, não foi necessário nenhum atendimento, o que demonstra o preparo dos ciclistas e a organização criteriosa do evento. A administração municipal parabenizou os organizadores, voluntários e atletas pela dedicação e pelo sucesso da realização. "É uma honra para Getúlio Vargas sediar um evento que une turismo, esporte e respeito às comunidades", destacou o secretário Darlei Gysi. [gallery ids="27079,27078,27075,27074,27073,27072,27071,27070,27069,27068,27067,27076"]

DATA: 31.07.2025 CAT: Administração

Executivo Municipal de Getúlio Vargas tem aprovado por unanimidade projeto que institui Programa de Segurança nas Escolas

Iniciativa prevê protocolos individualizados, capacitações e integração com órgãos de segurança pública   A segurança escolar avançou mais um passo no município de Getúlio Vargas. Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 063/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Monitoramento e Segurança na Rede Pública Municipal de Ensino. O programa, segundo o texto aprovado, tem como objetivo principal promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, assegurando a integridade física e emocional de alunos, professores, servidores e da comunidade escolar. A medida surge em resposta à crescente preocupação nacional com a segurança no ambiente educacional e propõe ações preventivas articuladas com os órgãos de segurança pública, a comunidade escolar e a sociedade. "O poder público municipal tem o dever de atuar de forma preventiva, criando medidas eficazes de proteção e acolhimento. Essa é uma demanda urgente diante dos novos desafios que surgem nas escolas de todo o país", justificou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto na exposição de motivos enviada ao Legislativo. PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM O PROGRAMA O Programa de Monitoramento e Segurança será regido por princípios claros e pedagógicos, entre os quais: Prevenção e combate à violência no ambiente escolar; Adoção de medidas com base em diagnósticos de realidade; Acompanhamento e avaliação contínua das ações de segurança; Participação ativa da comunidade escolar na definição das estratégias; Desenvolvimento de formações e ações de prevenção para toda a comunidade escolar; Simulações de emergência nas escolas; Promoção de uma cultura de não violência entre os estudantes. PROTOCOLOS INDIVIDUALIZADOS E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE O Programa prevê a criação de protocolos de segurança específicos para cada uma das sete instituições de ensino da rede municipal: as escolas de Ensino Fundamental Pedro Herrerias, XV de Novembro, Antônio Zambrzycki, Cônego Stanislau Olejnik, Padre Manoel da Nóbrega, e as EMEIs Olivo Castelli e Cônego Stanislau Olejnik. Esses protocolos serão elaborados com a participação de entidades especializadas em segurança, representantes das comunidades escolares e apoio do Círculo de Pais e Mestres (CPM). A construção será coordenada por uma comissão nomeada especialmente para esta finalidade, e os documentos finais serão instituídos por meio de Decreto Municipal. FORMAÇÃO, PREVENÇÃO E ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL Entre as ações previstas no Programa estão treinamentos e capacitações regulares para professores, servidores e gestores escolares; simulações de emergência; articulação com os Conselhos Escolares, órgãos de segurança pública e comunidade local; além da manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de segurança instalados. Pais e responsáveis também serão incluídos nas formações, com foco em prevenção. "A prevenção à violência se constrói de forma coletiva. Por isso, é essencial o envolvimento de todos os atores da comunidade escolar", destaca a justificativa do projeto. IMPLEMENTAÇÃO E ORÇAMENTO A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto será responsável pela coordenação das ações. A implementação das medidas poderá contar com apoio orçamentário próprio, reforçado pela autorização para abertura de crédito adicional especial por meio de Decreto Municipal. O projeto também já está alinhado às diretrizes do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) em vigor. Com a aprovação unânime dos vereadores, o município dá um passo importante na construção de um ambiente escolar mais seguro, com foco na prevenção, na escuta da comunidade e na valorização da vida. [gallery ids="27017,27018"]

DATA: 31.07.2025 CAT: Desenvolvimento

Curso orienta produtores rurais de Getúlio Vargas sobre emissão da Nota Fiscal Eletrônica

Evento promovido pela Prefeitura teve palestra com especialista em contabilidade e gestão rural, com foco na adaptação à nova obrigatoriedade   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com apoio do Sicredi, realizou na tarde desta quarta-feira, 31 de julho, no Salão de Atos, o curso "Emitindo Nota Fiscal Eletrônica de Produtor Rural na Prática", com a participação de dezenas de produtores rurais e familiares. A capacitação buscou esclarecer dúvidas e orientar quanto ao uso do aplicativo oficial do governo estadual, o Nota Fiscal Fácil, que já é exigido para quem faturou acima de R$ 360 mil por inscrição estadual nos anos de 2023 ou 2024. Para os demais produtores, a obrigatoriedade começa em 2 de janeiro de 2026. O evento foi aberto pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, que agradeceu à equipe da Secretaria, ao Sicredi, patrocinador do curso, e destacou a importância de ações como essa para apoiar o setor mais forte da economia local: "O agro é a maior fonte de receita do nosso município. Precisamos valorizar nossos produtores e garantir que estejam bem informados para enfrentar essa transição para o digital", afirmou. Na sequência, o gerente da agência Sicredi Agro, Janquiel Wanot, reforçou o compromisso da cooperativa com a capacitação dos associados: "Estamos passando por uma grande transformação do papel para o eletrônico. Eventos como este são fundamentais para preparar os produtores, e o Sicredi está junto para apoiar a comunidade com informação e segurança." A palestra foi ministrada pela contadora e professora universitária Sara Vanin Giasson, especialista em contabilidade e gestão rural, diretora do HUB de Inovação de Marau e avaliadora do MEC. De forma prática, acessível e descontraída, ela desmistificou o processo de emissão da nota fiscal eletrônica, comparando-o a ferramentas digitais já conhecidas pelo público: "Se vocês usam WhatsApp e fazem Pix, podem aprender a emitir nota tranquilamente. O medo do novo é normal, mas a nota eletrônica vem para facilitar a vida. É segura, gratuita e elimina a papelada", explicou Sara. PASSO A PASSO Durante a apresentação, a palestrante mostrou o passo a passo para baixar e utilizar o aplicativo Nota Fiscal Fácil, orientou sobre o uso da conta gov.br, abordou os requisitos legais e deu dicas sobre como as famílias produtoras podem organizar suas emissões. Ela ainda tranquilizou os participantes ao reforçar que as regras tributárias não mudam com a nota eletrônica e que não há incidência extra de impostos. O principal benefício, segundo a especialista, é a organização e praticidade, com dados disponíveis de forma digital e integrada. "A informação estará concentrada, acessível, e com isso o produtor terá mais controle e agilidade, inclusive em processos junto ao INSS ou órgãos ambientais", pontuou. O curso reforça o compromisso da Administração Municipal com o fortalecimento do setor primário e a inclusão digital dos produtores rurais, promovendo o acesso ao conhecimento e à inovação de forma gratuita e democrática. [gallery ids="27008,27007,27006,27005"]

DATA: 31.07.2025 CAT: Desenvolvimento

Getúlio Vargas valoriza talentos locais com a 5ª edição do programa Fazendo Cultura

Três projetos de pessoas jurídicas e um de pessoa física foram aprovados para receber premiação em dinheiro   O Governo de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do Conselho Municipal de Política Cultural, divulgou nesta quarta-feira (30) o resultado final do edital da 5ª edição do programa Fazendo Cultura em Getúlio Vargas. A iniciativa municipal tem como propósito reconhecer, valorizar e fortalecer ações culturais de artistas, grupos e instituições locais por meio de premiação em dinheiro. Nesta edição, foram inscritos nove projetos — sete de pessoas jurídicas e dois de pessoas físicas. Após análise e avaliação técnica, foram contempladas quatro propostas que se destacaram por sua relevância cultural, impacto social e viabilidade de execução: 1º lugar Pessoa Jurídica – Abará Capoeira 2º lugar Pessoa Jurídica – Instituto Dalla Corte 3º lugar Pessoa Jurídica – Associação Cultural e Esportiva Getuliense de Karatê Do 1º lugar Pessoa Física – Jussarina Almeida Oleksinski Os representantes dos projetos contemplados foram recebidos no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto, em um encontro simbólico de reconhecimento, valorização e incentivo à cultura local. Também participaram a responsável pelo Setor de Cultura da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, Maria Lurdes Scolari; e o coordenador pedagógico, David Zanoni. Durante o encontro, integrantes do grupo Abará Capoeira realizaram uma breve apresentação, demonstrando na prática a força da arte, do movimento e da cultura popular brasileira. RECONHECIMENTO E ESTÍMULO À CULTURA LOCAL Durante o encontro de divulgação do resultado, a responsável pelo setor de cultura, Maria Lurdes Scolari, ressaltou o papel transformador da cultura e a importância do programa para o fortalecimento das expressões artísticas locais: "O Fazendo Cultura é um instrumento de valorização, inclusão e construção de identidade. Fomenta talentos e impulsiona projetos que muitas vezes não teriam condições de acontecer sem apoio público. Estamos felizes com a diversidade de propostas e com a qualidade dos projetos apresentados. É gratificante ver a cultura florescendo em Getúlio Vargas." O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, parabenizou os contemplados da 5ª edição do programa Fazendo Cultura durante o encontro realizado no Gabinete nesta quarta-feira. Ao final da reunião, destacou a importância do trabalho dos fazedores de cultura no fortalecimento da identidade local: "Quero parabenizar cada um dos contemplados. Vocês mostram, com seus projetos, o quanto a cultura é viva, necessária e transformadora. A Prefeitura se orgulha em apoiar essas iniciativas que promovem inclusão, criatividade e pertencimento. Sigam firmes nos seus propósitos — nós estaremos sempre ao lado de quem faz a diferença por meio da cultura." Durante o encontro, uma parte do Abará Capoeira fez uma breve apresentação. O Fazendo Cultura é uma política pública que avança em cada edição, estimulando a produção artística e criando oportunidades para que ideias saiam do papel e alcancem a comunidade.

DATA: 30.07.2025 CAT: Notícias

Getúlio Vargas recebe indicação de R$ 100 mil para custeio da Saúde

Emenda parlamentar foi articulada pelo vereador Jeferson Karpinski e confirmada pelo gabinete da deputada federal Any Ortiz O município de Getúlio Vargas foi contemplado com uma indicação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, destinada ao custeio dos serviços de atenção primária à saúde, por meio do programa "Incremento Temporário ao Custeio dos Serviços de Atenção Primária à Saúde para Cumprimento de Metas", do Ministério da Saúde. A confirmação da indicação foi entregue pessoalmente ao prefeito Pedro Paulo Prezzotto nesta semana, durante visita do secretário parlamentar Genoir Conci, representante do gabinete da deputada federal Any Ortiz (Cidadania/RS). O recurso é resultado de uma solicitação feita pelo vereador Jeferson William Karpinski, presidente do Poder Legislativo de Getúlio Vargas, que também participou do encontro, juntamente com o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa. Segundo a deputada, o valor será destinado para reforçar o financiamento da atenção básica no município, auxiliando no cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. No ofício enviado ao prefeito, Any Ortiz destacou a importância da inserção da proposta no sistema oficial do governo federal para viabilizar a liberação dos recursos. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto agradeceu a indicação e ressaltou que "todo investimento em saúde é um compromisso com a qualidade de vida da população getuliense". A Secretaria Municipal de Saúde já iniciou os trâmites administrativos para garantir o recebimento da emenda.