ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 30.07.2025 CAT: Administração

CTG Getúlio Vargas convida prefeito Prezzotto para pré-estreia cultural que homenageia cidade, entidade e ex-presidente

Evento acontece no domingo, dia 3 de agosto Representantes do Centro de Tradições Gaúchas Getúlio Vargas estiveram, na manhã desta terça-feira (30), no Gabinete do Prefeito Pedro Paulo Prezzotto, para realizar um convite especial. A visita foi liderada pela patroa da entidade, Lorena Maria Fernandez, acompanhada por integrantes da patronagem, coordenação cultural e jovens das invernadas artísticas mirim e juvenil. Presentes os secretários municipais de Administração, Tatiane Giaretta; de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa; e o coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, David Zanoni. Durante o encontro, Lorena destacou que a comitiva foi até a Prefeitura para entregar pessoalmente o convite para o almoço e a pré-estreia das invernadas, que acontecerá no próximo domingo, dia 3 de agosto, a partir das 12h. O almoço será seguido por uma apresentação cultural e, posteriormente, por uma domingueira com fandango. HOMENAGEM EM TRÊS ATOS: PRESIDENTE, CIDADE E ENTIDADE "Viemos convidar o prefeito e toda a administração municipal para prestigiar um momento muito especial para nós. Vamos apresentar um espetáculo que homenageia três grandes nomes: o presidente Getúlio Vargas, a cidade de Getúlio Vargas e o nosso CTG Getúlio Vargas. É uma forma de valorizar nossas raízes e exaltar nossa identidade", explicou Lorena. A pré-estreia contará com apresentações da Invernada Artística Pré-Mirim, Mirim e Juvenil. A proposta é resgatar e contar histórias por meio da música e da dança tradicionalista. Um dos destaques será a coreografia "O Menino Admirador de Balões", dançada pela invernada pré-mirim, e a encenação de passagens históricas pelo grupo juvenil, que irá representar o Conjunto Farroupilha, o ex-presidente Getúlio Vargas e a própria história do CTG local. FORMAÇÃO CULTURAL COMO FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO A patroa também destacou o impacto social e educativo das invernadas. "Essas crianças são como diamantes sendo lapidados. Com o apoio das famílias, elas estão construindo uma trajetória cultural que as transforma em cidadãos melhores. Em uma sociedade adoecida, a cultura tem papel fundamental na formação humana e social", afirmou. Presente no encontro, a responsável pelo setor de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Maria Lurdes Scolari, ressaltou a importância do engajamento juvenil nas atividades tradicionalistas. "Esses jovens representam o futuro da nossa cultura. Quando estão envolvidos em atividades como essa, estão aprendendo valores, disciplina e respeito à tradição, e isso se reflete diretamente na formação de uma sociedade melhor", declarou. O prefeito agradeceu o convite e parabenizou o CTG pelo trabalho com os jovens. Ele ressaltou a importância da valorização das tradições e o empenho da entidade em manter vivo o legado cultural gaúcho. O evento de domingo terá cardápio típico com galeto, massa, maionese e saladas diversas, seguido das apresentações e da domingueira. Toda a comunidade está sendo convidada a prestigiar.  

DATA: 30.07.2025 CAT: Desenvolvimento

Getúlio Vargas entrega projeto de Agricultura de Precisão em Porto Alegre e é referência estadual

Secretário Darlei Gysi apresenta plano inovador ao Estado, que promete beneficiar até 13 mil hectares no município   O município de Getúlio Vargas deu mais um passo importante rumo ao fortalecimento da agricultura de precisão e à modernização do setor agropecuário. No dia 22 de julho, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, esteve em Porto Alegre, onde entregou pessoalmente aos secretários estaduais Edilson Brum (Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação) e Vilson Covatti (Desenvolvimento Rural) um projeto inédito voltado ao uso de tecnologias avançadas no campo. A iniciativa intitulada "Agricultura de Precisão – Produtividade e Eficiência nas Lavouras do Município de Getúlio Vargas-RS" foi destaque pela sua agilidade na tramitação e qualidade técnica. Ao receber o documento, o secretário Vilson Covatti parabenizou a gestão municipal, destacando que este foi o primeiro projeto do tipo a ser protocolado na Secretaria da Agricultura, que deverá servir de modelo a ser replicado em outras cidades do Rio Grande do Sul. "Getúlio Vargas está na vanguarda. Este projeto é referência para todos os municípios que buscam uma agricultura mais eficiente, sustentável e tecnológica", elogiou Covatti. TECNOLOGIA, PARCERIA E SUSTENTABILIDADE NO CAMPO A proposta contempla a análise de solo em propriedades rurais com área superior a 5 hectares, limitadas a no máximo 50 hectares. O objetivo é aplicar a tecnologia da agricultura de precisão para aumentar a produtividade, reduzir o uso de insumos e minimizar os impactos ambientais. O projeto totaliza um investimento de R$ 2 milhões, sem necessidade de contrapartida municipal ou dos produtores, por conta do Decreto Estadual nº 4077/2025, que reconhece a situação de emergência no Estado. Os recursos serão aplicados em duas parcelas, conforme plano de trabalho aprovado. PROJETO UNE PODER PÚBLICO E ENTIDADES DO SETOR RURAL O projeto é fruto de uma articulação conjunta entre poder público e entidades representativas do setor rural. São parceiros institucionais: Sindicato Rural de Getúlio Vargas, que representa os produtores e fortalece a articulação com o campo; Emater/RS-Ascar, por meio da Associação Riograndense de Empreendimentos e Assistência Técnica e Extensão Rural, que contribuirá tecnicamente com apoio direto às propriedades; e Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário de Getúlio Vargas (CDAGRO), que participa ativamente da construção de políticas públicas para o setor primário. As atividades contemplam escolha dos beneficiários, treinamentos, aplicação de fertilizantes e avaliação de resultados, com duração total de 24 meses. A meta é beneficiar diretamente uma área de até 13 mil hectares. Entre os benefícios esperados estão: melhor aproveitamento de área e insumos; redução de custos e impactos ambientais; tomada de decisões mais assertivas; aumento da eficiência econômica e da gestão do tempo e dos recursos humanos. Segundo o secretário Darlei Gysi, a agricultura de precisão representa uma mudança de paradigma na produção agrícola. "Com apoio das entidades, conseguimos estruturar uma proposta que alia tecnologia, sustentabilidade e responsabilidade com o uso do solo. Estamos prontos para servir de modelo e contribuir com o avanço do setor rural no Rio Grande do Sul", destacou. Com esta ação, Getúlio Vargas firma-se como município modelo em planejamento, gestão e inovação no campo, consolidando parcerias estratégicas e colocando a tecnologia a serviço da produção rural.

DATA: 30.07.2025 CAT: Notícias

Campanha de Doação de Sangue mobiliza comunidade em Getúlio Vargas

Ação solidária resulta em 67 coletas e reforça compromisso com a saúde e a vida   No último dia 5 de julho, a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, promoveu uma campanha de doação de sangue na Unidade Básica de Saúde Central (UBS), reunindo voluntários em um gesto de solidariedade e compromisso com a vida. A ação, que contou com a parceria da Cresol, do Hemocentro Regional de Passo Fundo e da equipe da Secretaria de Saúde, atendeu 100 pessoas ao longo do dia, com 67 coletas de sangue efetivamente realizadas, destinadas ao abastecimento dos estoques da rede pública de saúde. PARCERIAS QUE SALVAM VIDAS A campanha foi viabilizada por meio de uma articulação entre diferentes entidades, reforçando o papel da cooperação e do engajamento comunitário. A Cresol esteve à frente da organização, atuando lado a lado com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e o Hemocentro de Passo Fundo. A triagem e a coleta foram realizadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Getúlio Vargas, treinados pela equipe do Hemopasso responsável por toda a estrutura técnica para a coleta, triagem e transporte do material biológico. Segundo o secretário de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, a mobilização teve como objetivo incentivar a cultura da doação regular de sangue no município, contribuindo para salvar vidas em situações de emergência, cirurgias e tratamentos diversos. "Agradecemos a cada doador e às instituições parceiras que tornaram essa campanha possível. Doar sangue é um ato de amor ao próximo e de responsabilidade social", destacou Pasa.

DATA: 30.07.2025 CAT: Desenvolvimento

Getúlio Vargas participa de missão técnica a Imbituba e discute logística ferroviária com o Governo Federal

Secretário Darlei Gysi integra comitiva do agro que debateu exportação, BR-285 e a retomada da Ferrovia Norte-Sul   Com foco na melhoria da logística e na busca por novos canais de escoamento da produção agrícola do Alto Uruguai, lideranças do agronegócio, empresários e representantes do poder público de Getúlio Vargas participaram, nos últimos dias, de uma missão técnica ao Porto de Imbituba, em Santa Catarina. A ação foi organizada pela Sicredi Sul Minas RS/MG, em parceria com a empresa Tecnoagro, reunindo produtores rurais e autoridades da região com o objetivo de visualizar novas oportunidades de exportação de produtos agrícolas e importação de insumos. A comitiva contou com a participação do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, que representou o Município de Getúlio Vargas nos encontros e nas visitas técnicas. Segundo ele, a viagem reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento da infraestrutura logística, fundamental para ampliar a competitividade do agronegócio regional. BR-285 E FERROVIA NORTE-SUL Além da visita ao porto catarinense, o grupo também participou de reuniões estratégicas com lideranças políticas e técnicas ligadas à logística nacional. Entre os encontros, destacou-se a audiência com o secretário nacional de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, realizada com o objetivo de debater a viabilidade e os impactos positivos da extensão da Ferrovia Norte-Sul até o norte do Rio Grande do Sul. Durante a reunião, foram apresentados os desafios logísticos enfrentados pela região e os potenciais ganhos com a conclusão da BR-285, que conectará o RS ao litoral catarinense, reduzindo significativamente as distâncias até o Porto de Imbituba. VISÃO DE FUTURO E COMPETITIVIDADE PARA O AGRO REGIONAL A missão técnica, segundo os organizadores, é o início de uma série de ações que visam reposicionar o agronegócio do norte gaúcho diante das transformações logísticas e comerciais em curso no Brasil. A Sicredi Sul Minas RS/MG, junto a seus parceiros, reforça a importância da união entre cooperativas, empresas, produtores e prefeituras na criação de soluções conjuntas. A Prefeitura de Getúlio Vargas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e inteligente do município, apoiando iniciativas que coloquem a região em destaque no cenário logístico e produtivo do país.

DATA: 28.07.2025 CAT: Educação

CTG Tropilha Crioula visita Prefeitura e apresenta conquistas ao prefeito de Getúlio Vargas

Comitiva tradicionalista foi recebida no Gabinete pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto e integrantes da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto   Representantes do CTG Tropilha Crioula de Getúlio Vargas estiveram, nesta segunda-feira, dia 28 de julho, em visita oficial ao Gabinete do Prefeito Pedro Paulo Prezzotto. O encontro teve como objetivo apresentar as conquistas mais recentes da entidade tradicionalista e reforçar o diálogo com o Poder Público em prol do fortalecimento da cultura gaúcha no município. A comitiva, composta por integrantes da patronagem, invernadas e familiares, foi recebida também pela responsável pelo setor de Cultura da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), Maria Lurdes Scolari, e pelo coordenador pedagógico da pasta, David Zanoni. Durante a visita, foram entregues cuias personalizadas e certificado como forma de reconhecimento mútuo pela parceria entre CTG e Prefeitura. UMA TRAJETÓRIA DE CONQUISTAS O patrão do CTG Tropilha Crioula, Evandro Luís Frois, destacou o papel do grupo na preservação das tradições gaúchas e apresentou alguns dos principais resultados obtidos pelas invernadas nos últimos anos, em especial na categoria Juvenil, atualmente em ritmo intensivo de ensaios. Com mais de 150 integrantes, o CTG contempla desde as categorias mirim até veterana, com crianças a partir dos quatro anos de idade. "É uma dedicação diária, feita com muito esforço pelos pais e voluntários, que se somam ao trabalho dos dançarinos para manter viva essa chama. Quando a sociedade nos apoia, a cultura floresce", destacou Evandro. CULTURA COMO INVESTIMENTO Ao receber o grupo, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto fez questão de elogiar o papel social e formativo da entidade. "Enquanto vocês estiverem dançando, aprendendo e divulgando a cultura gaúcha, estarão no caminho certo. Em um mundo conturbado como o nosso, é um orgulho ver jovens investindo tempo e energia na preservação de nossas raízes. A nossa administração tem como meta transformar Getúlio Vargas em uma cidade educadora, e a cultura é parte essencial disso", acrescentou. A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA A responsável pelo Setor Cultural Maria Lurdes Scolari e o pedagogo David Zanoni reforçaram o papel da cultura como agente transformador. "Este trabalho é um investimento maravilhoso. A cultura, quando feita com o coração, como vocês fazem, tem poder de educar, incluir e fortalecer a comunidade", declarou Maria Lurdes. "Não existe povo sem cultura. E vocês são agentes culturais ativos que merecem toda valorização", completou David. O LEGADO O encontro foi encerrado com uma fotografia oficial no gabinete e palavras de gratidão dos representantes do CTG. "Vamos continuar batendo na porta, porque sabemos que ela está aberta para quem trabalha com respeito e paixão pela cultura", afirmou uma das representantes do grupo. A visita reforça a união entre sociedade civil e Poder Público na promoção da cultura gaúcha em Getúlio Vargas, assegurando que os valores das tradições sigam sendo repassados de geração em geração — com orgulho, dedicação e pertencimento. [gallery ids="26889,26891,26890,26893,26894"]

DATA: 26.07.2025 CAT: Educação

Fórum da Educação encerra com reflexões sobre autismo, ciência e humanização

Palestra sobre autismo desmistifica espectro e defende inclusão   O último dia do Fórum Municipal, Regional e Nacional de Educação, realizado em Getúlio Vargas, foi marcado por debates voltados à inclusão e à ciência. Na manhã de sexta‑feira (25), o neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz palestrou sobre "Autismo e Inclusão", com mediação da neuropsicóloga Diane Aparecida Lorenzi. O especialista explicou que o espectro autista não é uma doença, mas uma condição neurobiológica que se manifesta de forma diferente em cada indivíduo. Ao apresentar legislação recente — como a Lei nº 13.146/2015, que garante direitos às pessoas com deficiência, e a Lei nº 12.764/2012, que determina o direito à educação inclusiva — ele lembrou que o dever de adaptação é das escolas: "Não é a criança que deve se adaptar, é a escola que deve se adaptar", afirmou o médico. A palestra abordou dificuldades comuns, como problemas de coordenação motora e hipersensibilidade sensorial, e apresentou dados que mostram o aumento da prevalência do transtorno, de 1 em cada 256 crianças no início dos anos 2000 para 1 em cada 36 atualmente. Bortoluz frisou que, sem conhecimento e empatia, é impossível incluir: "O desafio que uma criança com autismo enfrenta ao entrar na escola pode ser multiplicado por dez. É preciso estudar e ter sensibilidade para acolher", completou. Além das abordagens teóricas, representantes do programa TEAcolhe apresentaram as ações do serviço na região. Eles explicaram como funciona a emissão da CIPTEA, a carteira de identificação que garante prioridade em serviços, e destacaram a importância do matriciamento intersetorial, que articula saúde, educação e assistência social. A equipe incentiva que escolas e famílias procurem os pontos focais do programa para encaminhar casos suspeitos de autismo e acompanhar a avaliação e o atendimento. "São momentos muito valiosos", ressaltou uma das coordenadoras, agradecendo à comissão organizadora e convidando os participantes a usufruir da rede de apoio. CIÊNCIA E DEMOCRACIA NA CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO À tarde, o auditório voltou a encher para ouvir a professora e pesquisadora Maria Beatriz Moreira Luce, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que conduziu a conferência "Inovação e Inclusão: Educação e Ciência como Possibilidades de Realização do Humano". A estudiosa relacionou a democratização do conhecimento científico à construção de uma escola pública mais justa. Para ela, inovação não se resume a ferramentas digitais; significa promover ciência cidadã e ensinar estudantes a questionar, pesquisar e pensar criticamente. Ela argumentou que a ciência, quando compreendida como patrimônio coletivo, ajuda a combater desigualdades e rompe barreiras culturais: "A ciência faz parte da experiência humana. Democratizá‑la é dar acesso a todos, inclusive aos excluídos, para que possam realizar plenamente seu potencial". Maria Beatriz também defendeu que a inovação deve estar a serviço da inclusão, respeitando as singularidades dos alunos e aproximando a universidade das escolas. Citando experiências de escolas públicas que trabalham com projetos inovadores, ela mostrou que é possível integrar inovação pedagógica a valores humanistas, estimulando a autonomia intelectual e o cuidado mútuo. A conferência foi mediada pelo professor Ivonei Fabiano Grolli e seguida por perguntas do público. ENCERRAMENTO COM ARTE E DEPOIMENTOS EMOCIONADOS O encerramento do fórum reuniu todas as gerações no auditório. Antes da conferência final, alunos da EMEI Cônego Stanislau Olejnik apresentaram um momento cultural, unindo música e teatro. Em seguida, a Banda da APAE de Getúlio Vargas subiu ao palco e emocionou a plateia com interpretações que simbolizam a força da inclusão. Ao final do evento, a secretária de Educação, Luciane Spanhol Bordignon, agradeceu aos mais de 500 inscritos e ressaltou que o fórum alcançou o objetivo de promover reflexão e formação continuada. "Falar de inovação e inclusão é pensar em educação para todos e construir, juntos, um futuro melhor", declarou. Um dos participantes, o professor da rede privada Jean Zimmermann da Silva, disse que, para ele, o encontro foi grandioso e serviu para ressignificar as práticas pedagógicas. "A gente percebe questões, demandas de sala de aula que a gente encontra com outros colegas aqui, os palestrantes maravilhosos, então estou muito feliz em poder participar deste fórum deste ano que está maravilhoso", disse Jean. O Fórum da Educação 2025 foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto com apoio do Centro Universitário UNIDEAU, URI Erechim, UPF, UFFS, IFRS, programa Te Acolhe RS e outras instituições. A programação de três dias incluiu simpósios temáticos, lançamento da revista Saberes & Fazeres, oficinas pedagógicas e momentos culturais. [gallery ids="26866,26862,26865,26863,26867,26861,26860"]

DATA: 25.07.2025 CAT: Notícias

Getúlio Vargas reabre inscrições para eleição suplementar de suplentes do Conselho Tutelar

Edital nº 002/2025 prorroga prazo de inscrições e altera calendário do processo eleitoral; eleição será em 5 de outubro   O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Getúlio Vargas publicou nesta quarta-feira (24) o Edital nº 002/2025, que retifica o edital anterior e reabre o período de inscrições para a eleição suplementar de cinco membros suplentes do Conselho Tutelar do município. O novo prazo para inscrição vai de 24 de julho até 1º de agosto de 2025. A eleição está agendada para o dia 5 de outubro de 2025, das 8h às 17h, com locais de votação ainda a serem definidos e divulgados. O processo eleitoral será conduzido por voto direto, secreto, uninominal, universal e facultativo, com fiscalização do Ministério Público. SERVIÇO PÚBLICO RELEVANTE A função de conselheiro tutelar suplente é considerada de interesse público relevante. Os suplentes são chamados a exercer o cargo temporariamente sempre que há afastamento ou impedimento de titulares. Quando em exercício, cumprem jornada de 40 horas semanais e seguem as mesmas regras e direitos dos titulares, incluindo remuneração de R$ 2.100,00 mensais, 13º salário, férias, licenças legais, vale-alimentação e cobertura previdenciária. QUEM PODE SE CANDIDATAR As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente, na sede do COMDICA, localizada na Prefeitura Municipal, na Avenida Engenheiro Firmino Girardello, nº 85, das 9h às 11h e das 14h às 16h30. Os interessados devem atender aos seguintes requisitos: Idade mínima de 21 anos; Ensino médio completo; Comprovação de experiência no trato com crianças e adolescentes; Residência no município; Ser eleitor e possuir idoneidade moral reconhecida. A experiência pode ser comprovada por meio de contrato de trabalho, registro em carteira, declaração de organização da sociedade civil inscrita no COMDICA ou de órgão público no qual o candidato tenha atuado. NOVO CRONOGRAMA Além da reabertura do período de inscrições, o edital retificado altera diversos prazos do processo eleitoral, incluindo etapas como a análise de inscrições, apresentação e julgamento de recursos, homologação das candidaturas e propaganda eleitoral, que inicia em 18 de setembro. O resultado definitivo da eleição será divulgado no dia 13 de outubro de 2025. O processo segue as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente, da legislação municipal e das resoluções do Conanda, garantindo transparência e lisura em todas as etapas. A comissão especial eleitoral, formada por representantes do poder público e da sociedade civil, é responsável pela condução do processo. Mais informações podem ser obtidas diretamente na sede do COMDICA ou pelo telefone (54) 99963-9343. Leia o edital: Edital 002-2025- Retifica edital e reabre inscrições Conselho Tutelar Suplente

DATA: 24.07.2025 CAT: Educação

Getúlio Vargas recebe Fórum de Educação e lança Revista Saberes & Fazeres

Inovação e inclusão como metas educativas   O auditório da UNIDEAU, em Getúlio Vargas, abriu as portas para um encontro que entrelaça formação continuada, arte e diálogo sobre o futuro da educação. Na manhã de quarta‑feira, 23 de julho, começou o XXIX Fórum Municipal de Educação, XXVI Fórum Regional e XXV Fórum Nacional de Educação — evento organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) com apoio da UNIDEAU, URI Erechim, UPF, UFFS, IFRS, programa Te Acolhe e outras instituições parceiras. Com o tema "Inovação e Inclusão: perspectivas e desafios educacionais contemporâneos", o encontro tem a missão de promover formação continuada e reflexiva, propondo novos olhares sobre práticas pedagógicas, metodologias ativas e o resgate de valores que ficaram adormecidos ao longo do tempo. A secretária de Educação, Luciane Spanhol Bordignon, resumiu o propósito do fórum: "Mais do que discutir tecnologia, queremos refletir sobre inovação enquanto atitude: rever o que se fazia bem, resgatar práticas que acolhem e educam para a vida. Ela também destacou que o evento se constrói de forma colaborativa, "a muitas mãos", envolvendo diferentes instituições e profissionais. UMA CERIMÔNIA MARCADA POR ARTE E REFLEXÃO A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais, representantes de instituições de ensino e mais de 480 professores e estudantes. A Orquestra Sinfônica Getuliense, fundada em 2009 e vinculada ao CRAS, deu o tom inaugural. Ao fazer a abertura, a secretária Luciane agradeceu à administração municipal "pelo inestimável apoio institucional", ressaltando que a combinação de inovação e inclusão só se realiza plenamente quando "promove a inclusão de todos os estudantes, respeitando suas particularidades e potencialidades". Para embasar esse olhar, citou o sociólogo Boaventura de Souza Santos: "Temos o direito de ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza e temos o direito de ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza". As autoridades que compuseram a mesa saudaram o público e reforçaram a relevância da iniciativa. O coordenador adjunto da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Alencar Loch, observou que a educação é "a única ferramenta que transforma o ser humano", e elogiou o auditório lotado. A reitora acadêmica do Centro Universitário UNIDEAU, Dânia Barro, disse que ver tantos educadores dispostos a aprender mostra que "há muitas pessoas esperançosas e ansiosas por melhorar cada uma das nossas escolas". O prefeito Pedro Paulo Prezzotto apontou que o fórum simboliza "mais do que a continuidade de uma tradição; representa o compromisso permanente com o fortalecimento da educação e a construção de uma sociedade mais igualitária, desenvolvida e humana". Para ele, em um cenário de transformações constantes, aprimorar‑se é "um gesto de forte responsabilidade com o futuro". CONFERÊNCIA E LANÇAMENTO DE REVISTA Logo após os pronunciamentos, o sociólogo Ricardo Mariz ministrou a conferência de abertura "Inovação e Inclusão: perspectivas e desafios educacionais contemporâneos", chamando a atenção para as tensões entre a cultura digital, a produção de conhecimento e a necessidade de preservar vínculos afetivos e respeitar as singularidades dos estudantes. A conferência, mediada por Luciane Bordignon, permitiu perguntas por escrito, reforçando a interatividade. À tarde, um momento cultural apresentou o projeto Kombi do Saber do Lar da Menina, que promove contação de histórias, música e resgate de brincadeiras tradicionais. Na sequência, ocorreu o lançamento da Revista Saberes e Fazeres Educativos, mediado pela professora Jacqueline Raquel Bianchi Enricone. Publicação anual da SMECD, a revista reúne artigos de pesquisadores, relatos de experiências escolares e produções autorais de estudantes. "A revista não é apenas um veículo de divulgação científica, mas um catalisador de transformações práticas nas salas de aula", afirmou a equipe editorial durante o lançamento. Os organizadores explicaram que a revista estabelece pontes entre universidade, escolas e comunidades, "promovendo diálogo entre diferentes atores educacionais" e inspirando educadores a experimentarem novas abordagens pedagógicas fundamentadas em reflexões teóricas consistentes. Os convidados receberam exemplares impressos e foram informados de que a edição digital está disponível no site da Prefeitura, na área da SMECD. Em um bate‑papo com os autores, professores e uma estudante falaram sobre a experiência de escrever e publicar seus textos. A professora Jaqueline lembrou o conceito de autoria da psicopedagoga Alicia Fernández, que define ser autor como "ser sujeito do próprio processo de aprendizagem, colocar‑se em posição ativa frente ao saber". Ela ressaltou que todos podem ser autores a partir da reflexão sobre suas experiências e leituras. A estudante Rebecca Mistura, aluna do 8º ano, contou que ter sua voz publicada "é desafiador e ao mesmo tempo gratificante". A docente Renata Albuquerque aproveitou para convidar mais colegas a participarem das próximas edições: "Há muita gente que tem o que dizer e, às vezes, não se sente com a condição de expressar. Que nas próximas edições mais pessoas possam participar e se sentir autoras". Também participaram do bate-papo a secretária Luciane Spanhol, o professor Adalmir Jacobi Schaeffer, a professora Ana Paula Pauletti Jobim, Naiara Cássia Soccol Reich e Jonara Karpinski. Ainda na tarde do dia 23, os participantes se dividiram em Simpósios Temáticos, com comunicações orais sobre eixos como Educação Infantil, Alfabetização e Letramento, Gestão Educacional, Educação Inclusiva e Políticas Públicas Educacionais. Esses debates serviram para socializar pesquisas acadêmicas e práticas exitosas da rede pública e privada. OFICINAS, DEBATES E CULTURA A programação continuou na quinta‑feira, 24 de julho, com uma maratona de oficinas pedagógicas. Ao todo, catorze oficinas abordaram temas como alfabetização, psicomotricidade, inteligência artificial aplicada à educação e educação étnico‑racial, conduzidas por especialistas da UFFS, UPF, IFRS, UNIDEAU e terapeutas convidados. Entre um turno e outro, o público acompanhou apresentações da EMEF Pedro Herrerias e da EMEI Olivo Castelli, unindo teoria, prática e vivência artística. Na sexta‑feira, 25 de julho, o foco muda para duas importantes conferências. Pela manhã, o médico neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz discutirá "Autismo e Inclusão" com mediação da neuropsicóloga Diane Lorenzi, do programa TEAcolhe. À tarde, a professora doutora Maria Beatriz Moreira Luce abordará o tema "Educação e Ciência como possibilidades de realização do humano". O encerramento contará com a apresentação da Banda da APAE de Getúlio Vargas, celebração musical de inclusão e talento que marca a tradição do fórum. HUMANIZAÇÃO E REDE DE APOIO Além de propor reflexões, o fórum celebra a rede de instituições que dão suporte à educação de Getúlio Vargas. A prefeitura, por meio da SMECD, organiza o evento com apoio institucional do Centro Universitário UNIDEAU, URI – Campus Erechim, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), programa Te Acolhe RS, Conselho Municipal de Educação (CME) e Núcleo Integrado de Atendimento ao Estudante (NIAE). Para a comissão organizadora, formada por representantes dessas instituições, a educação transformadora é aquela que escuta, acolhe e ousa inovar sem abandonar o essencial. Ao reunir professores, gestores, estudantes e pesquisadores, o Fórum da Educação 2025 se firma como espaço de escuta e construção coletiva, voltado a fortalecer redes de diálogo e a fomentar práticas pedagógicas mais justas, inclusivas e criativas. O evento segue aberto aos inscritos até sexta‑feira, com certificado de participação e acesso digital à Revista Saberes & Fazeres. [gallery ids="26793,26792,26791,26790,26789,26788,26787,26785,26784,26783"]