ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 28.04.2021 CAT: Educação

“Bem-estar do Professor da Educação Básica” é tema do 2º Encontro Pedagógico na rede municipal de Getúlio Vargas

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas promoveu, na manhã do dia 22 de abril, o 2º Encontro Pedagógico de 2021, por meio de plataforma on-line, reunindo mais de 100 profissionais da educação. O Encontro contou com a participação especial de Carlos Costa, Ph.D., Professor da IMED, Campus Passo Fundo, e teve como objetivo acolher a todos os profissionais a fim de compartilhar os resultados da pesquisa aplicada em 2018, intitulada: "Bem-estar do professor da educação básica". De início, a Secretária, Sandra Betiatto, agradeceu a prontidão do Professor Carlos Costa na realização da devolutiva da pesquisa, visto que o que se observa, muitas vezes, é a ausência de retorno por parte dos pesquisadores dos resultados obtidos. Assim, na sequência o professor e pesquisador Carlos Costa enfatizou seu compromisso com a pesquisa científica e com o público investigado. Ressaltou a importância de analisar cuidadosamente os dados obtidos no intuito de promover intervenções que reduzam os fatores responsáveis pelo estresse e adoecimento de educadores. Participaram desta pesquisa 2289 professores de 16 municípios gaúchos. Em Getúlio Vargas, a amostra envolveu 89 professores das seis escolas municipais. Os resultados apontam que, embora seja alto o nível de exaustão e médio o nível de despersonalização em relação à profissão, é alto o nível de engajamento dos professores getulienses, se comparado a outros municípios da região. Muito além de identificar os fatores estressores no trabalho, a pesquisa coletou dados que apontam os fatores responsáveis pela motivação e engajamento no trabalho para que esses possam ser fortalecidos: (i) o impacto percebido na vida dos alunos, (ii) o valor social percebido atribuído ao trabalho e (iii) o compromisso afetivo face aos alunos, ainda elevados dentre os professores da rede municipal getuliense, e conhecidos sob a designação técnica de Características Relacionais do Trabalho. O professor Carlos encerrou sua explanação destacando a importância do papel social dos educadores, visto que esses são responsáveis não apenas pela formação técnica dos educandos, como também pela sua constituição humana. Por essa razão, são dignos de um olhar atento e cuidadoso por parte da gestão, dos educadores e da sociedade, como um todo.

DATA: 28.04.2021 CAT: Educação

Caravana da Canção levará show do grupoOs Monarcas para as ruas de Getulio Vargas

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, recebeu a visita, na manhã do dia 19, da Produtora Cultural Tatiana Santin, da empresa Oigalê Produções. Ela foi recebida pela Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto e pela Turismóloga do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Andreza Soccol. A pauta do encontro foi a realização de um show do Grupo Os Monarcas no dia 7 de maio, onde os músicos farão sua apresentação em cima de um caminhão "trio elétrico" e levarão muita música e emoção para as pessoas em seus lares. O projeto não irá gerar nenhum custo para o município, pois foi aprovado no sistema Pro-Cultura RS e com isso foi possível buscar patrocínio junto a empresas. A Caravana da Canção partirá da Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada, de Getúlio Vargas, no dia 7 de majo, às 19h30min "Nosso objetivo foi presentear a população com música em casa neste momento de isolamento social, ao mesmo tempo em que os artistas estão se reinventando. Serão tomados todos os cuidados que a situação exige, sendo que as pessoas ficarão em suas casas e o grupo passará pelas ruas do centro e bairros, em trajeto previamente traçado juntamente com a Prefeitura", informa a produtora Tatiana Santin. O Projeto foi recomendada pelo Conselho Estadual de Cultura do RS em razão de seu mérito cultural. Conta com o patrocínio das Empresas: Bigolar, Plaxmetal e Zin Pão. O financiamento é do Pró-Cultura RS – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

DATA: 28.04.2021 CAT: COVID-19

Boletim Covid-19, dia 28.04.2021

Saiba mais sobre Boletim Covid-19, dia 28.04.2021 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 27.04.2021 CAT: COVID-19

Boletim Covid-19, dia 27.04.2021

Saiba mais sobre Boletim Covid-19, dia 27.04.2021 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 26.04.2021 CAT: COVID-19

Getúlio Vargas segue vacinando a primeira dose para idosos com mais de 60 anos

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, informa que continua vacinando idosos com mais de 60 anos, na UBS Central. A vacina aplicada é a AstraZeneca para primeira dose. Também segue fazendo as segundas doses somente da AstraZeneca conforme a data descrita na Carteira de Vacinação de quem já recebeu a primeira dose do imunizante há 12 semanas, também na UBS Central. Quem recebeu a primeira dose do Laboratório Butantan terá que aguardar para fazer a segunda dose porque a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social está aguardando a chegada de novas doses. Na última sexta-feira, 23, o município recebeu um quantitativo de somente 80 doses do imunizante CoronaVac do Instituto Butantan para a segunda aplicação e, por isso, nesse dia, definiu por imunizar as pessoas com a data da primeira aplicação na Carteira de Vacinação mais antiga. Importante destacar que, conforme regra técnica, o município não tem autonomia para ter reserva técnica de vacinas para a segunda dose. É importante salientar que não existe nenhum estudo científico de que exista prejuízo imunológico se houver um atraso na aplicação da segunda dose. A Nota Técnica do Ministério da Saúde reforça que mesmo com atraso, a segunda dose deve ser realizada. Por isso, solicitamos que aguardem que assim que chegarem novas doses serão informados. DOCUMENTAÇÃO Para receber a dose da vacina contra Covid-19 é necessário levar junto: - Comprovante de residência - CPF - Identidade - Cartão do SUS - Carteira de vacinação

DATA: 26.04.2021 CAT: COVID-19

Getúlio Vargas registra o 27º óbito por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informou, no final da tarde desta segunda-feira, 26, o óbito de mais uma pessoa em consequência da Covid-19. Trata-se de uma mulher, de 58 anos. O óbito ocorreu no dia 25 de abril, às 10h10min, no Hospital São Roque. A Administração Municipal se solidariza com a família e lamenta a perda de mais uma pessoa em consequência da Covid-19.

DATA: 26.04.2021 CAT: COVID-19

Boletim Covid-19, dia 26.04.2021

Saiba mais sobre Boletim Covid-19, dia 26.04.2021 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 24.04.2021 CAT: Desenvolvimento

Prefeitura de Getúlio Vargas está na coordenação geral do Fórum Regional de Turismo da Região do Alto Uruguai

A representante do Governo de Getúlio Vargas, a turismóloga Andreza Soccol, que atua junto ao Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foi eleita para o cargo de coordenadora geral do Fórum Regional de Turismo da Região do Alto Uruguai. A eleição foi realizada no dia 13 de abril de 2021, durante Reunião Ordinária do Fórum Regional de Turismo da Região do Alto Uruguai-AMAU, colegiado de representação do Turismo Regional. A reunião aconteceu de forma virtual, atendendo os protocolos de segurança do COVID-19 e teve a condução do Secretário Executivo do Escritório Regional de Turismo Geremias Moreira, e a atual coordenadora Prof. Maria Vanda Groch. O encontro contou com a participação dos Interlocutores e Secretários Municipais de Turismo, e o secretário do CREDENOR Professor Júlio Cesar Brancher. Após a abertura e apresentação da pauta, foi feito a leitura e aprovação do estatuto do Fórum Regional de Turismo da Região Termas e Lagos. Em seguida manifestaram-se com a palavra, os coordenadores, agradecendo e despedindo-se da coordenação do grupo, evidenciando o trabalho feito até então. Após as falas elegeu-se o novo corpo diretivo da Entidade para a Gestão 2021/2024, que assim consta: Coordenadora Geral: Andreza Soccol, de Getúlio Vargas; Vice-Coordenador Geral: Jonas Dalla Vecchia, de Aratiba; Coordenadora Executiva: Fabíola Pezenatto, de Três Arroios; Vice- Coordenador Executivo: Aljucir Leobaldo Antunes de Quadros, de Quatro Irmãos; Coordenador de Representatividade: Edinei Pavão, de Sertão; Vice-Coordenadora de Representatividade: Luciana Ongaratto Pan, de Barra do Rio Azul; Coordenador do Patrimônio Material e Imaterial: Luís Henrique Bertollo, de Erval Grande. (Fala Prof. Júlio Cesar Brancher, Secretário do CREDENOR) HORA DE UNIÃO Logo após sua eleição, Andreza Soccol agradeceu a todos os interlocutores pela confiança nela depositada para estar à frente da Instância de Governança de Turismo da região Termas e Lagos. Ela teceu agradecimentos especiais à Vanda Groch que, na sua avaliação, é uma eterna entusiasta do Turismo Regional. "Agradeço e reconheço o brilhante trabalho desenvolvido nesses mais de 20 anos, bem como a todos os demais colegas da coordenação e interlocutores", falou Andreza. Segundo ela, esta nova gestão terá um desafio muito grande, de dar continuidade a um trabalho sólido e competente, que envolve dezenas de pessoas, entre eles: interlocutores municipais, escritório regional, Credenor, Emater, Uri e demais entidades parceiras, além dos empreendedores turísticos da região, peças fundamentais no processo de desenvolvimento do turismo regional. "Vale destacar, também, entre os projetos em andamento a criação da Cooperativa Regional de Empreendedores Turísticos e em consequência a Operadora, para assim podermos comercializar nossos roteiros e trazermos para a região pessoas do Brasil todo. O trabalho é grande, agora é hora de arregaçar as mangas e nos unirmos para o desenvolvimento do Turismo da Região Termas e Lagos. Uma boa gestão a nova coordenação e a todos os interlocutores municipais que representam seus municípios dentro do Fórum de Turismo Regional", finalizou a nova coordenadora. PARABÉNS O Credenor parabeniza a nova coordenadora do Fórum Termas e Lagos Andreza Soccol, bem como toda a sua equipe. Um grupo muito qualificado e que certamente conduzirá com maestria o desenvolvimento do turismo regional no próximo período, dando continuidade e buscando qualificar aos trabalhos até então conduzidos com muita perseverança pela professora Vanda Groch. As perspectivas para o futuro do turismo regional são otimistas e a equipe que ora passa a coordenar, juntamente com interlocutores municipais, empreendedores, certamente consolidarão o turismo em Termas e Lagos.