ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 18.03.2026 CAT: Administração

Convênio com o Governo do Estado garante R$ 1,3 milhão para pavimentação da Rua Max Padaratz, em Getúlio Vargas

Assinatura ocorreu nesta quarta-feira, em Porto Alegre, dentro do programa Pavimenta 3, com participação de lideranças municipais e estaduais   Na manhã desta quarta-feira (18), o município de Getúlio Vargas confirmou mais um importante avanço na área de infraestrutura urbana com a assinatura do convênio do programa Pavimenta 3, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O ato foi realizado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, junto à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur). O documento foi assinado pelo prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, e pelo diretor-geral da Sedur, Guilherme Silva dos Santos, oficializando o repasse de recursos para a pavimentação asfáltica da Rua Max Padaratz, importante via de acesso ao Parque Municipal das Águas. O investimento total é de R$ 1,366 milhão, sendo R$ 1 milhão provenientes do Governo do Estado e R$ 366 mil de contrapartida do município. Também estiveram presentes o vice-prefeito Dinarte Farias, o presidente do Poder Legislativo de Getúlio Vargas, Vilmar Soccol, e a deputada estadual Delegada Nadine, que acompanhou a assinatura do convênio. INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO URBANO A obra integra a terceira edição do programa Pavimenta, coordenado pela Sedur, que contempla projetos de infraestrutura viária com serviços de pavimentação, terraplanagem, drenagem, microdrenagem, sinalização e acessibilidade. As intervenções têm como objetivo qualificar a mobilidade urbana, melhorar as condições de trafegabilidade, facilitar o acesso a serviços públicos e fomentar o desenvolvimento econômico e turístico dos municípios. IMPACTO DIRETO NA COMUNIDADE Durante o ato, a deputada estadual Delegada Nadine destacou a relevância do investimento para a população, ressaltando que a pavimentação vai além da melhoria no trânsito. "A pavimentação vai transformar a vida das pessoas. Não é apenas sobre mobilidade, é sobre qualidade de vida e a alegria da população em ver sua rua estruturada", afirmou. A parlamentar também enfatizou o esforço conjunto entre os entes públicos para viabilizar o projeto. "Tudo é uma engrenagem. Quando cada parte cumpre o seu papel, é possível chegar a esse momento e entregar resultados concretos à comunidade", pontuou. ADMINISTRAÇÃO DESTACA IMPORTÂNCIA DA OBRA O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, ressaltou a importância estratégica da obra para a mobilidade urbana e para o fortalecimento de um dos principais espaços públicos do município. "A pavimentação da Rua Max Padaratz representa um avanço significativo para Getúlio Vargas. Estamos qualificando o acesso ao Parque Municipal das Águas, melhorando a infraestrutura urbana e proporcionando mais segurança e qualidade de vida para a nossa população", afirmou. O vice-prefeito Dinarte Farias também destacou o impacto direto do investimento na rotina da comunidade e no desenvolvimento local. "Essa obra atende a uma demanda importante da comunidade e reforça o compromisso da gestão com melhorias concretas na cidade. É um investimento que valoriza a região, facilita o deslocamento e contribui para o desenvolvimento de Getúlio Vargas", pontuou.

DATA: 18.03.2026 CAT: Desenvolvimento

Getúlio Vargas sediará o XIII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho no dia 24 de abril

Evento reúne especialistas renomados para debater mercado, clima e sustentabilidade no agro gaúcho   O município de Getúlio Vargas será palco, no dia 24 de abril, do XIII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho, um dos principais espaços de discussão técnica e estratégica voltado às cadeias produtivas de grãos da região. O evento, que será realizado no Centro Comunitário Centenário, reunirá especialistas de destaque nacional para abordar temas fundamentais ao desenvolvimento do agronegócio, com foco em mercado, clima, inovação e sustentabilidade. A programação contempla palestras com profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, trazendo análises aprofundadas e projeções para os próximos anos, especialmente diante dos desafios enfrentados pelo setor. MERCADO, CLIMA E PRODUÇÃO EM DEBATE Entre os destaques está a palestra "Análise e Perspectivas para o Mercado de Trigo e Milho/2026", com o economista-chefe da Farsul, Antônio da Luz. Com sólida formação acadêmica e atuação consolidada no setor, o especialista deve apresentar cenários e tendências que impactam diretamente produtores e cadeias produtivas. Outro tema de relevância será o clima, com a palestra "Clima: Perspectivas para 2026 & Tendência para 10 Anos", ministrada pelo meteorologista Luiz Carlos Molion. A abordagem trará uma visão de médio e longo prazo, elemento considerado estratégico para o planejamento agrícola. A sustentabilidade e a inovação nos sistemas produtivos também estarão em pauta com a palestra "Sistemas de produção mais resilientes: o Papel da Agricultura Regenerativa", conduzida pelo engenheiro agrônomo Diego Aléssio. Referência nacional no tema, o palestrante apresentará práticas e conceitos voltados à construção de modelos agrícolas mais equilibrados e resilientes. Fechando a programação, o superintendente do Senar-RS, Eduardo de Mércio Figueira Condorelli, abordará "As Oportunidades do Agro Gaúcho", trazendo uma análise das potencialidades do setor e caminhos para o fortalecimento da atividade no Estado. INTEGRAÇÃO REGIONAL E FORTALECIMENTO DO SETOR O Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho se consolida como um importante espaço de integração entre produtores, técnicos, pesquisadores e lideranças do agronegócio. A iniciativa busca promover a troca de conhecimento e incentivar a adoção de práticas que contribuam para a competitividade e sustentabilidade da produção agrícola regional. O evento é promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (Aeamau), Centro Universitário Ideau (Unideau) e Associação Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Getúlio Vargas (Accias). PATROCINADORES CONFIRMADOS A organização do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho confirma o apoio de importantes instituições e empresas do setor, que contribuem para a realização do evento e para o fortalecimento do debate técnico e econômico da cadeia produtiva. Na categoria Diamante, o patrocínio é do Sicredi, reforçando o compromisso com o desenvolvimento do agronegócio regional. Como patrocinador Prata, o Senar soma-se à iniciativa, ampliando o suporte à qualificação e ao conhecimento no campo. Já na categoria Bronze, o evento conta com o apoio de Banco do Brasil, Adubos Coxilha, Pioneer e Bayer, instituições e empresas reconhecidas pela atuação estratégica no setor agrícola. Com uma programação técnica qualificada e temas alinhados às demandas atuais do campo, a expectativa é de reunir um público expressivo, reforçando o protagonismo de Getúlio Vargas como polo regional de discussão e desenvolvimento do agronegócio.

DATA: 17.03.2026 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura de Getúlio Vargas recebe novo veículo para transporte de pacientes da saúde

Automóvel adquirido com emenda parlamentar e contrapartida do município reforça estrutura de atendimento fora da cidade   A Prefeitura de Getúlio Vargas oficializou a entrega, na última sexta-feira, 13, de um novo veículo destinado ao transporte de pacientes da rede municipal de saúde. O automóvel, modelo Spin, foi recebido pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto, e pelo secretário de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, juntamente com a vereadora Suzi Teresinha dos Santos e pelo presidente do PL local, Júlio César dos Santos. O veículo foi adquirido por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil, destinada pelo deputado estadual Paparico Bacchi, com contrapartida do município no valor de R$ 52.700,00, totalizando o investimento necessário para a compra de R$ 152.700,00. REFORÇO NA ESTRUTURA DA SAÚDE Durante o ato de entrega, o secretário Elgido Pasa destacou a relevância do investimento para o atendimento à população. "A aquisição deste veículo representa mais segurança e conforto para os pacientes que dependem do transporte municipal para dar continuidade aos seus tratamentos", afirmou. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto ressaltou o impacto positivo da iniciativa na rede pública de saúde. "Seguimos trabalhando para ampliar e qualificar os serviços oferecidos à comunidade. Este veículo vem para fortalecer o cuidado com as pessoas e garantir melhores condições de atendimento", declarou. ARTICULAÇÃO POLÍTICA GARANTE INVESTIMENTO A vereadora Suzi Teresinha dos Santos, responsável pelo encaminhamento da demanda junto ao parlamentar, enfatizou a importância da parceria. "É uma conquista significativa para o município. Este recurso chega em um momento importante e vai beneficiar diretamente muitas famílias", destacou. Também presente no ato, o presidente do PL local, Júlio César dos Santos, reforçou o compromisso com a busca por investimentos. "Seguimos atuando para viabilizar recursos que contribuam com o desenvolvimento e a melhoria dos serviços públicos", pontuou. A nova Spin passa a integrar a frota da Secretaria de Saúde e Assistência Social, ampliando a capacidade de atendimento e garantindo mais qualidade no transporte de pacientes que dependem do sistema público municipal.

DATA: 16.03.2026 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas presente em imersão e no IA Summit sobre inteligência artificial em Chapecó

Vice-prefeito Dinarte Farias e o técnico em informática Liomar Redante acompanharam formações voltadas às aplicações da IA em negócios, inovação e gestão   Representantes da Prefeitura de Getúlio Vargas participaram, nas últimas semanas, de duas importantes atividades voltadas ao uso da inteligência artificial aplicada à produtividade e aos negócios, realizadas em Chapecó (SC). O vice-prefeito Dinarte Farias e o técnico em informática Liomar Redante integraram as programações da Imersão Inteligência Artificial para Produtividade, nos dias 5 e 6 de março, e do IA Summit A9 2026, realizado nos dias 12 e 13 de março. A imersão reuniu cerca de 40 participantes e apresentou ferramentas práticas para o uso da inteligência artificial no dia a dia profissional, com foco na otimização de processos, automação de tarefas e melhoria da tomada de decisões. Durante as atividades, foram abordadas estratégias para reduzir tarefas repetitivas, ampliar a produtividade e utilizar dados de forma mais eficiente nas rotinas de trabalho. Nesta semana, os representantes do município participaram do IA Summit A9 2026, evento que reuniu especialistas e profissionais para discutir como a inteligência artificial está transformando estratégias, operações e modelos de negócio. A programação trouxe palestras e debates sobre inovação, tecnologia, governança de dados e novas formas de aplicar a IA nas organizações. Entre os destaques estiveram as palestras de Hilson Oliveira, que abordou a inteligência artificial como um departamento estratégico dentro das empresas; Leandro Mattos, que discutiu a relação entre IA e cérebro humano; Rodrigo Rossoni, sobre o uso da tecnologia em compras B2B; e Amure Pinho, que apresentou novos modelos de negócios baseados em equipes enxutas e altamente apoiadas por tecnologia. Também foram discutidos temas como governança e regulação da inteligência artificial, apresentados por Eduardo Paranhos, além de estratégias de atendimento e vendas digitais com agentes de IA, tema da palestra de Rodrigo Paiva. O encerramento ficou a cargo de Roberto Prado, que tratou dos desafios e oportunidades da era da inteligência artificial. A participação nas duas atividades reforça o interesse da Prefeitura de Getúlio Vargas em acompanhar as transformações tecnológicas e ampliar o conhecimento sobre ferramentas capazes de contribuir para a inovação, a eficiência administrativa e o desenvolvimento.

DATA: 16.03.2026 CAT: Fazenda

Sorteio Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Getúlio Vargas informa aos contribuintes que serão realizados os sorteios dos meses de Janeiro e Fevereiro do Programa de Prêmios da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica no dia 20/03/2026, sexta-feira, às 09:00h. O sorteio é aberto ao público e acompanhado por comissão préviamente designada, contendo representantes da sociedade civil. Os demais sorteios ocorrerão conforme as datas estipuladas no decreto 4.187/2026. Estão concorrendo ao sorteio as notas fiscais emitidas por prestadores de serviço de Getúlio Vargas cujo tomador seja pessoa física, nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2026. São dois prêmios de R$ 500,00 por competência. Participe você também! Solicite a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, informe seus dados no documentos fiscal e concorra mensalmente a dois prêmios de R$ 500,00. No sorteio de Dezembro, além dos prêmios comuns, serão sorteados dois prêmios de R$ 2.000,00.

DATA: 12.03.2026 CAT: Administração

Atenção servidores!

Saiba mais sobre Atenção servidores! no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 09.03.2026 CAT: Desenvolvimento

4º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho reúne grande público e confirma sucesso em Getúlio Vargas

Evento movimentou o município durante três dias com música, gastronomia, cultura e mais de 40 rótulos de cervejas artesanais   Getúlio Vargas viveu, neste final de semana, mais uma grande celebração da sua tradição cervejeira com a realização do 4º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho. O evento reuniu grande público durante os três dias de programação, com a passagem de cerca de 20 mil pessoas pelo local, consolidando-se como um dos principais festivais do segmento na região e reafirmando o município como referência na cultura cervejeira. Realizado com entrada gratuita, o festival atraiu moradores de Getúlio Vargas e visitantes de diversos municípios, que prestigiaram uma intensa programação cultural e musical, além da ampla oferta de cervejas artesanais e gastronomia. Ao longo das quatro edições já realizadas, o evento tem se destacado pelo sucesso de público, pela expressiva comercialização de cervejas e pelo ambiente de confraternização que marca o festival. ABERTURA DESTACOU TRADIÇÃO CERVEJEIRA DO MUNICÍPIO A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades, patrocinadores e cervejeiros artesanais. Durante a solenidade, a secretária de Desenvolvimento Econômico destacou a importância do festival para valorizar os produtores e fortalecer a identidade do município. "É uma grande satisfação ver este espaço novamente cheio para celebrar um evento que já se tornou parte da identidade de Getúlio Vargas. O Festival de Cervejas Artesanais nasceu para valorizar quem produz e quem acredita na força da nossa cidade", afirmou. Segundo ela, a tradição cervejeira faz parte da história do município e ganha novos contornos com o crescimento da produção artesanal. "Cada rótulo apresentado neste festival carrega o trabalho, a dedicação e a paixão de quem transformou a arte de fazer cerveja em experiência", ressaltou. FESTIVAL VALORIZA PRODUÇÃO REGIONAL O presidente da Associação de Cervejeiros de Getúlio Vargas, Robson Serafini da Silva, destacou o esforço coletivo para transformar o projeto do festival em realidade. Conforme ele, a ideia nasceu há cerca de uma década entre cervejeiros da região, com o objetivo de criar um evento que reunisse famílias, boa música e cervejas artesanais. "Sempre tivemos o sonho de realizar um festival em Getúlio Vargas, reunindo os cervejeiros, as famílias e proporcionando um ambiente para compartilhar uma boa cerveja e boa música", afirmou. O representante do Sicredi, patrocinador diamante do evento, destacou a importância de apoiar iniciativas que promovem o empreendedorismo e o desenvolvimento regional. "Assim como a cerveja, o cooperativismo também deve ser compartilhado entre as pessoas. Apoiar eventos como este significa incentivar a cultura, valorizar os empreendedores e contribuir para o crescimento da nossa região", afirmou. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto destacou que o festival representa a valorização da história e do empreendedorismo local. "Getúlio Vargas é reconhecida como a Terra da Cerveja. Essa identidade foi construída ao longo do tempo por empreendedores e por uma comunidade que valoriza a inovação sem abrir mão da tradição", afirmou. Para o prefeito, o festival simboliza mais do que a celebração de uma bebida. "Celebramos a cultura, o empreendedorismo e a capacidade de transformar trabalho e criatividade em desenvolvimento para a nossa cidade", concluiu. MAIS DE 40 RÓTULOS DE CERVEJAS ARTESANAIS O grande destaque do festival foi a presença das cervejarias artesanais, que apresentaram mais de 40 variedades de cervejas ao público. Participaram desta edição as cervejarias Fantástica Fábrica (Getúlio Vargas), Ágape (Barão de Cotegipe), Vital e Macanudo (Marau), Brutelli (Paulo Bento), Truco Beer (Vila Lângaro), Bell Brook (Chapecó), 4i (Quatro Irmãos), Dickels (Pontão), Bota Amarela e Lupulando (Erechim), Casa do Malte (Concórdia), Mast Beer (Casca), Confraria Beer (Ijuí), Tambir (Machadinho) e Rio Neck (Passo Fundo). Além das cervejarias, o festival contou com uma ampla praça de alimentação com food trucks, oferecendo diversas opções gastronômicas para harmonizar com as bebidas artesanais. ATRAÇÕES PARA TODA A FAMÍLIA O evento também ofereceu atrações para diferentes públicos, incluindo exposição de jipes e carros antigos, organizada pelo Automóvel Clube e pelo Jipe Clube de Getúlio Vargas, além de Espaço Kids no ginásio municipal para garantir diversão às crianças. A programação musical reuniu diversas bandas e apresentações culturais ao longo dos três dias, incluindo shows locais e atrações nacionais, reforçando o caráter festivo e cultural do evento. PARCERIAS FORTALECEM O FESTIVAL O 4º Festival de Cervejas Artesanais contou com o patrocínio diamante do Sicredi, além de patrocinadores ouro e bronze e diversos apoiadores institucionais e empresariais, que contribuíram para a realização da estrutura e programação do evento. Com forte participação do público, diversidade cultural e valorização da produção regional, o 4º Festival de Cervejas Artesanais reafirmou o potencial de Getúlio Vargas como palco de grandes eventos e consolidou o município como a Terra da Cerveja no Norte do Rio Grande do Sul. [gallery ids="31781,31782,31779,31780,31778,31777,31776,31774"]

DATA: 09.03.2026 CAT: Administração

Prefeito e secretários de Getúlio Vargas cumprem agenda institucional em Brasília em busca de recursos

Gestores municipais percorreram gabinetes de deputados e senadores para agradecer emendas parlamentares e apresentar novas demandas do município O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, esteve em Brasília na semana passada acompanhado dos secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e de Obras, Sérgio Lima, em uma agenda institucional voltada à articulação de recursos e ao fortalecimento das relações com a bancada federal. Durante a viagem, a comitiva municipal percorreu diversos gabinetes de deputados federais e senadores, oportunidade em que agradeceu a destinação de emendas parlamentares já encaminhadas ao município e apresentou novas demandas voltadas ao desenvolvimento de Getúlio Vargas. A agenda incluiu encontros com os deputados federais Bibo Nunes, Afonso Motta, Dionilso Marcon, Osmar Terra, Afonso Hamm, Luiz Carlos Busato, Danrlei de Deus Hinterholz, Covatti Filho, Ubiratã Sanderson e Giovani Cherini, além de reuniões com os senadores Hamilton Mourão e Luiz Carlos Heinze. Segundo o prefeito, a presença do município na capital federal é fundamental para manter o diálogo com os parlamentares e garantir recursos que possibilitem investimentos e melhorias para a comunidade. "Essas agendas são importantes para fortalecer parcerias, agradecer os apoios já recebidos e apresentar novas demandas que contribuem para o crescimento de Getúlio Vargas", destacou. PARTICIPAÇÃO EM EVENTO SOBRE AS MISSÕES JESUÍTICAS Durante a programação em Brasília, o prefeito e os secretários também participaram de um evento cultural e institucional coordenado pelo ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, que marcou as celebrações dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Brasil. O encontro destacou o marco histórico do início da ocupação jesuítica na Região Sul, em 1626, processo que influenciou profundamente a formação cultural brasileira. Na ocasião, foram abordadas também as conexões históricas entre a experiência missioneira e a concepção urbanística de Brasília, incluindo a influência simbólica da cruz no traçado da capital federal. A programação reuniu debates sobre cidades reconhecidas como patrimônio da humanidade, além de apresentações culturais que valorizaram a identidade gaúcha, com participação de artistas missioneiros e declamações de poesias tradicionais. [gallery ids="31765,31766,31768,31769,31770,31763"]