ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 07.03.2026 CAT: Administração

Representantes da Prefeitura de Getúlio Vargas participam de imersão sobre Inteligência Artificial em Chapecó

Vice-prefeito Dinarte Farias e o técnico em informática Liomar Redante participaram de formação voltada ao uso da IA para aumento da produtividade Representantes da Prefeitura de Getúlio Vargas participaram, nos dias 5 e 6 de março, da Imersão Inteligência Artificial para Produtividade, realizada em Chapecó (SC). O município esteve representado pelo vice-prefeito Dinarte Farias e pelo técnico em informática Liomar Redante, que integraram o grupo de mais de 40 participantes da formação presencial, realizada no Hotel Mogano. A iniciativa reuniu profissionais interessados em compreender e aplicar, de forma prática, as ferramentas de Inteligência Artificial no cotidiano de trabalho. Ao longo de 12 horas de atividades, os participantes tiveram acesso a conteúdos voltados à automação de tarefas, análise de dados e uso estratégico da tecnologia para melhorar processos e ampliar resultados. TECNOLOGIA APLICADA À GESTÃO E PRODUTIVIDADE A proposta da imersão foi demonstrar como a Inteligência Artificial pode ser utilizada de maneira simples e eficiente para otimizar rotinas, reduzir tarefas repetitivas e apoiar decisões baseadas em dados. O curso também destacou que a tecnologia não substitui o trabalho humano, mas potencializa as atividades profissionais, ampliando a produtividade e a capacidade de inovação. A participação de representes da Prefeitura de Getúlio Vargas em iniciativas de qualificação como esta representa uma oportunidade de acompanhar as transformações tecnológicas e buscar novas soluções que contribuam para a modernização da gestão pública e para a melhoria dos serviços prestados à comunidade. FORMAÇÃO COM ESPECIALISTAS EM INOVAÇÃO A imersão contou com a condução de especialistas da área de tecnologia e inovação. Entre os mentores estiveram Marcolino Joe, que apresentou aplicações da IA para criação de conteúdo e estratégias de comunicação digital; Evandro Erlo, que abordou automação de processos por meio de soluções no-code; e Tiago Correa, especialista em dados e performance digital, que destacou o uso da Inteligência Artificial para análise de informações e tomada de decisões mais assertivas. A experiência reforça a importância da atualização constante diante das mudanças tecnológicas e evidencia o compromisso da Prefeitura de Getúlio Vargas em incentivar a busca por conhecimento e inovação, acompanhando tendências que podem contribuir para uma gestão cada vez mais eficiente e conectada com as novas ferramentas digitais. [gallery ids="31794"]

DATA: 06.03.2026 CAT: Notícias

Tarde especial promove reflexão, cuidado e valorização das mulheres em Getúlio Vargas

Programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher reuniu palestra, atividades de bem-estar e momentos de integração no Centro de Convivência dos Idosos Uma tarde de reflexão, cuidado e valorização marcou a programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quinta-feira,5, no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O momento central da programação foi uma palestra voltada à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, ministrada pela farmacêutica integrativa Aline Corazza de Donato. Durante o encontro, foram abordadas situações e frases que, muitas vezes, fazem parte do cotidiano de muitas mulheres e que acabam reproduzindo comportamentos de submissão ou formas de violência psicológica. A proposta foi incentivar a consciência, o respeito e o fortalecimento da autoestima feminina. A atividade também buscou estimular o diálogo sobre a necessidade de não aceitar nenhum tipo de violência, reforçando a importância da informação, do apoio e da rede de proteção às mulheres. O evento foi elaborado pela equipe da Assistência Social e contou com a participação de profissionais voluntários que aceitaram o desafio de doar um pouco de seu tempo e conhecimento para o cuidado e o embelezamento das mulheres presentes. A programação da tarde também contou com a presença da primeira-dama do município, Margarete Prezzotto, que prestigiou a iniciativa e destacou a importância de ações que valorizem e fortaleçam as mulheres da comunidade. Além do momento de reflexão, a programação incluiu diversas oficinas e estações de cuidado e bem-estar. As participantes puderam aproveitar atividades como escalda-pés, corte de cabelo, design de sobrancelhas, manicure, práticas de atividade física e outros atendimentos voltados ao cuidado pessoal e à autoestima. O encontro foi encerrado com um lanche comunitário em clima de integração e confraternização, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e valorização das mulheres, em uma tarde dedicada ao reconhecimento de sua força, protagonismo e importância na sociedade. AGRADECIMENTO A organização do evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher manifesta seu sincero agradecimento a todos os profissionais voluntários que contribuíram com dedicação, talento e generosidade para que esta tarde especial fosse um verdadeiro sucesso. Cada gesto de cuidado, cada atendimento realizado e cada momento de atenção oferecido às participantes refletiram o espírito de solidariedade e compromisso com a valorização das mulheres de nossa comunidade. Nosso reconhecimento a Cássia Zaar, Alice Trindade Sosmaier, Francine De Souza, Ana Paula Nunes Vieira, Jéssica Pereira Michelin, Lilian Kelly Toledo dos Santos, Jaíne de Lemos Furquim, Diane Blasczak, Aline Corazza de Donato, Clésio da Rosa, Éllem Talaska, Cristiane Goes, Mariele Pedrozo, Daniela Bernieri, Fernanda Betoni Gempka, Vinicius Renê Dias (Zico), Altieres E-Tais, Gilmara Toniazzo e Tariane Menegaz, bem como às instituições parceiras Agência Sicredi, Agência Cresol, Farmácias Confiança e Bendita Farma. A participação e o apoio de cada um foram fundamentais para tornar este momento ainda mais significativo. A todos, o nosso muito obrigado. [gallery ids="31803,31804,31805,31806,31807,31808,31809,31810"]

DATA: 06.03.2026 CAT: Educação

Tarde especial promove reflexão, cuidado e valorização das mulheres em Getúlio Vargas

Programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher reuniu palestra, atividades de bem-estar e momentos de integração no Centro de Convivência dos Idosos Uma tarde de reflexão, cuidado e valorização marcou a programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quinta-feira,5, no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O momento central da programação foi uma palestra voltada à reflexão sobre o papel da mulher na sociedade e sobre a importância do enfrentamento à violência contra a mulher, ministrada pela farmacêutica integrativa Aline Corazza de Donato. Durante o encontro, foram abordadas situações e frases que, muitas vezes, fazem parte do cotidiano de muitas mulheres e que acabam reproduzindo comportamentos de submissão ou formas de violência psicológica. A proposta foi incentivar a consciência, o respeito e o fortalecimento da autoestima feminina. A atividade também buscou estimular o diálogo sobre a necessidade de não aceitar nenhum tipo de violência, reforçando a importância da informação, do apoio e da rede de proteção às mulheres. O evento foi elaborado pela equipe da Assistência Social e contou com a participação de profissionais voluntários que aceitaram o desafio de doar um pouco de seu tempo e conhecimento para o cuidado e o embelezamento das mulheres presentes. A programação da tarde também contou com a presença da primeira-dama do município, Margarete Prezzotto, que prestigiou a iniciativa e destacou a importância de ações que valorizem e fortaleçam as mulheres da comunidade. Além do momento de reflexão, a programação incluiu diversas oficinas e estações de cuidado e bem-estar. As participantes puderam aproveitar atividades como escalda-pés, corte de cabelo, design de sobrancelhas, manicure, práticas de atividade física e outros atendimentos voltados ao cuidado pessoal e à autoestima. O encontro foi encerrado com um lanche comunitário em clima de integração e confraternização, proporcionando um espaço de acolhimento, troca de experiências e valorização das mulheres, em uma tarde dedicada ao reconhecimento de sua força, protagonismo e importância na sociedade. AGRADECIMENTO A organização do evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher manifesta seu sincero agradecimento a todos os profissionais voluntários que contribuíram com dedicação, talento e generosidade para que esta tarde especial fosse um verdadeiro sucesso. Cada gesto de cuidado, cada atendimento realizado e cada momento de atenção oferecido às participantes refletiram o espírito de solidariedade e compromisso com a valorização das mulheres de nossa comunidade. Nosso reconhecimento a Cássia Zaar, Alice Trindade Sosmaier, Francine De Souza, Ana Paula Nunes Vieira, Jéssica Pereira Michelin, Lilian Kelly Toledo dos Santos, Jaíne de Lemos Furquim, Diane Blasczak, Aline Corazza de Donato, Clésio da Rosa, Éllem Talaska, Cristiane Goes, Mariele Pedrozo, Daniela Bernieri, Fernanda Betoni Gempka, Vinicius Renê Dias (Zico), Altieres E-Tais, Gilmara Toniazzo e Tariane Menegaz, bem como às instituições parceiras Agência Sicredi, Agência Cresol, Farmácias Confiança e Bendita Farma. A participação e o apoio de cada um foram fundamentais para tornar este momento ainda mais significativo. A todos, o nosso muito obrigado. [gallery ids="31790,31789,31787,31786"]

DATA: 04.03.2026 CAT: Fazenda

Programa Municipal de Prêmios da Nota Fiscal de Serviços vai sortear valores em dinheiro ao longo de 2026

Serão dois prêmios mensais de R$ 500,00; em dezembro, valores chegam a R$ 2 mil   O Município de Getúlio Vargas instituiu o Programa Municipal de Prêmios da Nota Fiscal de Serviços, com o objetivo de estimular a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) e fortalecer a arrecadação do ISSQN. A iniciativa foi criada pela Lei nº 6.468, de 23 de dezembro de 2025, e regulamentada pelo Decreto nº 4.187, de 9 de janeiro de 2026. O programa prevê sorteios mensais ao longo de 2026, contemplando dois prêmios de R$ 500,00 por mês. No mês de dezembro, haverá sorteio especial com quatro premiações: dois prêmios de R$ 500,00 e dois prêmios de R$ 2.000,00. Para participar, o cidadão deve solicitar a NFS-e sempre que contratar serviços no município e informar seus dados no momento da emissão (nome, CPF, endereço e telefone). Cada nota válida gera um bilhete eletrônico para concorrer aos sorteios. Conforme o decreto, os sorteios serão realizados mensalmente na Secretaria da Fazenda, às 9h, com possibilidade de acompanhamento por qualquer cidadão. Os procedimentos contarão com comissão de acompanhamento formada por representantes de entidades locais, assegurando transparência e lisura. De acordo com o secretário Geferson Pavinatto, o programa alia educação fiscal e incentivo ao consumidor. "Ao exigir a nota fiscal com CPF, o cidadão contribui para a arrecadação municipal e ainda passa a concorrer a prêmios em dinheiro. É uma ação que fortalece a cidadania fiscal e valoriza quem participa", ressalta.  

DATA: 04.03.2026 CAT: Fazenda

IPTU 2026: pagamento com 10% de desconto até 31 de março em Getúlio Vargas

Guias poderão ser emitidas a partir de 9 de março pelo aplicativo CidadeMob, site da Prefeitura ou na Secretaria da Fazenda   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda, orienta os contribuintes sobre o pagamento do IPTU 2026, cujo prazo para quitação em parcela única com desconto de 10% encerra no dia 31 de março. O prazo foi antecipado em relação aos anos anteriores, quando o vencimento ocorria no mês de maio. O benefício está previsto no Decreto nº 4.176, de 15 de dezembro de 2025, que também estabeleceu o reajuste da Unidade de Referência Municipal (URM) em 4,18%, conforme a variação do INPC acumulado até novembro de 2025. As guias de pagamento estarão disponíveis a partir do dia 9 de março, podendo ser emitidas por meio do aplicativo CidadeMob, pelo autoatendimento no site da Prefeitura ou diretamente na Secretaria Municipal da Fazenda. APLICATIVO FACILITA ACESSO ÀS GUIAS Como parte do processo de modernização dos serviços públicos, a Prefeitura orienta os contribuintes a realizarem o download do aplicativo CidadeMob, ferramenta oficial adotada para a emissão das guias do IPTU. A plataforma permite que o cidadão tenha acesso rápido às informações tributárias e possa emitir a guia diretamente pelo celular, evitando deslocamentos e filas. De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Geferson Pavinatto, a iniciativa representa um avanço na prestação de serviços ao contribuinte. "O CidadeMob foi adotado para facilitar o acesso às guias do IPTU, garantindo mais comodidade e rapidez. É uma solução prática, segura e que evita filas", destaca. Por meio do aplicativo, o contribuinte pode emitir a guia para pagamento em parcela única ou parcelado, além de acompanhar outras informações relacionadas aos tributos municipais. PARCELAMENTO PODE SER FEITO EM ATÉ OITO VEZES Após o dia 31 de março, o IPTU poderá ser pago sem desconto, em até oito parcelas mensais, com vencimentos entre 30 de abril e 30 de novembro de 2026. Conforme a legislação municipal, o parcelamento somente será realizado em oito vezes quando cada parcela não for inferior a 10 URMs, valor equivalente a R$ 74,70. A Taxa de Coleta de Lixo possui os mesmos vencimentos e já está incluída no valor do carnê do IPTU.

DATA: 27.02.2026 CAT: Publicações

Prefeitura de Getúlio Vargas recebe nova escavadeira hidráulica para reforçar o parque de máquinas

Investimento superior a R$ 700 mil reforça estrutura da Secretaria de Obras   A Prefeitura de Getúlio Vargas recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27 de fevereiro, uma escavadeira hidráulica XE225BR, com capacidade de 22,5 toneladas, que passa a integrar o parque de máquinas do município. O equipamento foi entregue ao prefeito Pedro Paulo Prezzotto e ao secretário municipal de Obras, Sérgio Lima, reforçando a estrutura operacional da pasta responsável pelos serviços urbanos e rurais. Também participou da entrega o vereador Vilmar Soccol. O investimento totaliza R$ 709.000,00. Desse valor, R$ 514.745,00 são provenientes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, uma conquista do União Brasil de Getúlio Vargas. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 194.255,00, com recursos livres do município. A aquisição foi realizada por meio de ata de adesão ao CIRAU – Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai –, mecanismo que possibilita maior agilidade no processo de compra e economia aos cofres públicos. AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL A nova escavadeira será utilizada na manutenção de estradas do interior, limpeza de ruas, drenagem e desassoreamento de arroios, serviços em cascalheiras e em trabalhos de terraplanagem voltados à instalação e ampliação de indústrias, comércios e empresas. Com a incorporação do equipamento, a Administração Municipal amplia a capacidade de atendimento das demandas da comunidade, fortalecendo a infraestrutura e contribuindo para o desenvolvimento urbano e econômico de Getúlio Vargas.  

DATA: 23.02.2026 CAT: Notícias Destaque

Aviso de troca de endereços do sistema de NFSE

Informamos que a GOVERNANÇA BRASIL, desenvolvedora do sistema ISS Digital utilizado para a emissão das notas fiscais, irá alterar os endereços de acesso dos sistemas. É necessário que os desenvolvedores de software adequem os seus sistemas para o envio dos arquivos até o dia 13/03/2026. Até esta data o endereço antigo e o novo funcionarão em concomitância, recebendo os arquivos para a geração das NFSE. Novo endereço para a geração de NFSE via webservice: https://webapp1-getuliovargas.cidade360.cloud/nfse.portal.integracao/services.svc Aos prestadores que emitem NFSE via portal do ISS Digital e possuem o link salvo como favorito, é necessário atualizar para o link a seguir: https://webapp1-getuliovargas.cidade360.cloud/nfse.portal/

DATA: 13.02.2026 CAT: Educação

Programa Passe Livre é substituído pelo Passe Fácil Estudantil

Cadastro deixa de ser realizado pelas prefeituras e passa a ser responsabilidade exclusiva do estudante, por meio de plataforma digital do Governo do Estado   Os estudantes do interior do Rio Grande do Sul devem ficar atentos às mudanças no programa de auxílio ao transporte escolar. Conforme a Lei nº 16.363, de 14 de outubro de 2025, e o Decreto nº 58.580, de 31 de dezembro de 2025, o Programa Passe Livre Estudantil foi oficialmente substituído pelo Programa Passe Fácil Estudantil. A principal alteração está no processo de inscrição. A partir de agora, o próprio estudante deverá realizar seu cadastro diretamente no site oficial do Programa Passe Fácil Estudantil (PPFE), no endereço www.passefacil.rs.gov.br, utilizando sua conta gov.br. Até então, parte dos procedimentos era conduzida pelas prefeituras. Com a mudança, os municípios deixam de ser responsáveis pelas etapas de cadastro, análise e prestação de contas. Todo o processo passa a ser de responsabilidade exclusiva do estudante. DOCUMENTAÇÃO E ANÁLISE No portal do programa, o estudante deverá anexar a documentação exigida na aba "Documentos Necessários". De acordo com o comunicado oficial, em essência, permanecem os mesmos documentos que já eram solicitados anteriormente. A análise e validação das inscrições ficarão a cargo dos analistas da Metroplan, órgão responsável pela avaliação técnica dos pedidos. NOVO FORMATO DE REPASSE Outra mudança relevante diz respeito à forma de pagamento do benefício. O recurso será creditado diretamente ao estudante, por meio de cartão bancário, que deverá ser utilizado para o pagamento do transporte. Com isso, o modelo de operacionalização do auxílio passa a ser mais direto, sem intermediação das administrações municipais. AGUARDAR PUBLICAÇÃO DE EDITAL Os estudantes do interior do Estado devem aguardar a publicação do edital de abertura das inscrições no Diário Oficial do Estado, cuja data será divulgada oportunamente. A orientação é que os interessados acompanhem os canais oficiais do Governo do Estado para não perder os prazos e garantir o acesso ao benefício no novo formato.