ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 05.04.2024 CAT: Administração

Novos secretários municipais tomam posse em Getúlio Vargas

Cerimônia aconteceu na tarde desta quinta-feira, 4, no Gabinete do Prefeito   Na tarde desta quinta-feira, 4, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo , deu posse a dois novos secretários municipais. A cerimônia foi acompanhada pelos secretários municipais e pelo presidente do Progressistas, Lucas Serafini. Assumem os cargos nesta sexta-feira, 5, a secretária de Saúde e Assistência Social, Tatiana Novelli de Oliveira (Progressistas), no lugar de Graciele Possenti, que retoma sua função de enfermeira na Secretaria da Saúde; e o secretário de Obras e Viação Pública, Vilson Barbizan (União Brasil), no lugar de Gilmar Zambrzycki, que retorna à Câmara de Vereadores. O motivo da troca de secretários é para cumprir a legislação eleitoral, que determina o afastamento de quem busca um cargo nas eleições de outubro de até seis meses antes do pleito, que este ano será realizado em 6 de outubro. O prefeito Mauricio Soligo agradeceu o trabalho desenvolvido por Graciele Possenti e Gilmar Zambrzycki e desejou sucesso aos novos secretários. Também desejou sucesso aos novos secretários o presidente do Progressistas, Lucas Serafini. Compõe ainda o primeiro escalão do Governo Municipal, a secretária de Administração, Tatiane Giaretta; o secretário da Fazenda, Sérgio Lima; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein; o secretário de Meio Ambiente, Jackson Karpinski; a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; que permanecem em seus cargos. [gallery ids="15685,15684,15683"]  

DATA: 04.04.2024 CAT: Administração

Deputada Any Ortiz destina Emenda Parlamentarde R$ 100 mil para Getúlio Vargas

No início da tarde desta quinta-feira, 4, esteve no Gabinete do prefeito Mauricio Soligol, o secretário parlamentar Genoir Conci, do Gabinete da Deputada Federal Any Ortiz, entregando uma indicação de uma Emenda Parlamentar de R$ 100 mil, no Ministério da Saúde para incremento temporário ao custeio dos serviços de Atenção Primária à Saúde para cumprimento de metas.

DATA: 04.04.2024 CAT: Meio Ambiente

Prefeitura e Rotary Club de Getúlio Vargas implantam Programa Óleo Solidário, juntos, transformamos gotas de óleo em solidariedade

Objetivo é recolher óleo de cozinha usado para reciclar e reverter o valor em ações sociais   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, estabeleceu uma parceria estratégica com o Rotary Club Getúlio Vargas e a Be8, para desenvolver o Programa Ser Sustentável, por meio do Projeto Óleo Solidário do Rotary Club, com o objetivo de garantir um destino adequado ao óleo de cozinha usado na comunidade, sendo que o valor arrecadado será revertido em ações sociais para a comunidade e entidades do município de Getúlio Vargas. O programa, inspirado em uma iniciativa inovadora da Be8, de Passo Fundo, visa transformar a maneira como o descarte de óleo de cozinha é tratado. No final de janeiro, o prefeito Mauricio Soligo, o secretário de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, e Márcio Prado, realizaram uma visita à Be8, antiga BSBIOS, em Passo Fundo, para conhecer de perto esse modelo do Programa Ser Sustentável, desenvolvido pela Be8 que visa a sustentabilidade. Após essa visita, o Governo Municipal procurou uma entidade local para implementar o programa, visando não apenas o retorno financeiro para a entidade, mas, também, auxiliar a população na correta disposição dos resíduos oleosos que serão destinados para a produção de biocombustíveis. PARCERIA O Rotary Club de Getúlio Vargas, ciente de sua responsabilidade socioambiental, foi escolhido como parceiro para essa iniciativa, pois o clube de serviço já estaria engajado na parceria, por meio do Programa da Be8, que apoiará o município com o fornecimento de bombonas e coletores e, por sua vez, o Rotary e a Prefeitura farão o engajamento de estabelecimentos comerciais e escolas, promovendo a conscientização sobre a importância da coleta do óleo usado. A logística será realizada por um parceiro da Be8, que buscará o óleo, realizará a filtragem e decantação, para depois ser destinado à produção de biodiesel. Na última semana, o representante da Be8, Cesar Augusto Karczesk Soares, fez a entrega das bombonas para coleta de óleo de cozinha ao presidente do Rotary, Edmar Antonio Urio. A partir de agora, a comunidade que desejar contribuir com o projeto pode entrar em contato com os membros do Rotary Club ou diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente para fazer a doação do óleo de cozinha usado. Essa parceria promete não apenas benefícios econômicos para a entidade, mas, também, um impacto positivo significativo na preservação do meio ambiente. COMO DOAR O ÓLEO DE COZINHA USADO? Após o uso, com o óleo frio, deve-se armazená-lo em garrafas PET e depois depositar o litro em um dos coletores disponíveis nos pontos de coleta. O município contará com 12 pontos de coletas. [gallery ids="15687"]

DATA: 01.04.2024 CAT: Desenvolvimento

XI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho acontece dia 26 de abril em Getúlio Vargas

Evento vai debater clima, economia e manejo fitossanitário das culturas   Clima, economia e manejo fitossanitário das culturas do trigo e do milho. Estes são os temas que serão abordados no XI Fórum Norte Gaúcho do Trigo e do Milho, que ocorre no dia 26 de abril em Getúlio Vargas. O evento, que reunirá produtores rurais, pesquisadores, técnicos e analistas do setor agropecuário em torno das principais questões que hoje afetam a produção dos dois cereais no país, e mais profundamente no Rio Grande do Sul, será realizado a partir das 7h30min, no Centro Comunitário Centenário. A promoção é do Sindicato Rural, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (AEAMAU), Emater Ascar/RS Getúlio Vargas e Unideau. São patrocinadores oficiais do Fórum: Patrocinador Diamante: Bayer, Patrocinadores Prata: Sicredi, Senar e Cotrijal; Patrocinadores Bronze: Banco do Brasil, Pioneer, Biotrigo, Adubos Coxilha e Brevant Sementes. Ingresso antecipado R$ 75,00 e no dia R$ 85,00. Locais de venda: Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Emater e revendas da região. PROGRAMAÇÃO Sexta-feira • 16.04 07h30 Credenciamento 08h15 Abertura 08h30 – Palestra: Clima: Perspectivas para 2024 & tendência para 10 Anos Palestrante: Meteorologista Luiz Carlos Molion 09h30 – Palestra Desafios e perspectivas do controle químico de doenças em trigo Palestrante: Engenheira Agrônoma, Doutora em Fitopatologia, Carolina Deuner 10h30 - Palestra Como controlar doenças em milho Palestrante Engenheiro Agrônomo, Doutor em Fitopatologia, Lucas Navarini 11h30 - Palestra Análise e Perspectivas para os Mercados de Milho e Trigo Palestrante: Economista Chefe da FARSUL, Antonio da Luz 12h30 Almoço [gallery ids="15698,15696,15695"]

DATA: 26.03.2024 CAT: Administração

Vem aí o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Inscrições iniciarão na primeira quinzena de abril   Iniciarão, na primeira quinzena de abril, as inscrições para o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos do município de Getúlio Vargas. O processo de escolha está sendo coordenado pela Comissão Organizadora designada por portaria assinada pelo prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, integrada por membros de todas as secretarias da Administração, sob a coordenação do Departamento Cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. As Soberanas reinarão no período de 2024 a 2027 e, também, serão as Rainhas e Princesas da Expo Getúlio Vargas 2024. As eleitas irão substituir a Corte dos 85 anos de Getúlio Vargas: Rainha Izadora Borgmann Frizzo, 1ª Princesa Caroline Guizzo e 2ª Princesa é Bruna Pereira da Silva. A escolha das Soberanas de Getúlio Vargas tem como objetivos motivar e envolver a comunidade como um todo no processo de escolha das Soberanas, evento alusivo às comemorações dos 90 anos de emancipação política-administrativa de Getúlio Vargas; eleger Soberanas (uma Rainha e duas Princesas) que assumam o compromisso e a responsabilidade de representar o município de Getúlio Vargas, divulgando suas potencialidades, além dos valores sociais, econômicos, históricos e culturais; valorizar a mulher getuliense, sendo que as soberanas eleitas terão o papel de representar o município, obrigatoriamente, em todo evento em que forem convocadas, salvo em casos de excepcionalidade previamente comunicada. ENTIDADES DEVEM APRESENTAR AS CANDIDATAS As candidatas ao título de Soberanas do Município de Getúlio Vargas e Expo Getúlio Vargas 2024 serão apresentadas por entidades juridicamente constituídas, com ou sem fins lucrativos, tais como: clubes sociais, esportivos, culturais, de serviços, acadêmicos/educacionais, entidades representativas de classe ou empresariais, atendendo os seguintes requisitos mínimos: ser brasileira (sexo feminino); ser maior de idade, com 18 anos completos até o término das inscrições, ter no máximo 25 anos até o término das inscrições; ser solteira, não ter filhos e não estar grávida; ter Ensino Médio Completo; ser domiciliada em Getúlio Vargas – RS; não estar respondendo a nenhum processo judicial; autorizar vincular sua imagem ou qualquer material audiovisual (informativo e publicitário), em qualquer tipo de mídia (impressa ou virtual) para divulgação do Concurso e posteriormente após eleita; ter boa conduta, apresentar padrões de comportamento condizentes ao título almejado; representar uma entidade, conforme descrição no caput deste artigo; não possuir vínculo ou compromisso com qualquer agência ou empresa que, de alguma maneira, venha a prejudicar ou impedir o cumprimento dos compromissos durante o concurso e o reinado das escolhidas; ter disponibilidade de horário para cumprir o cronograma completo deste concurso, bem como as atividades após eleita quando convocada pelo município; cumprir integramente este regulamento. ETAPAS DE SELEÇÃO A escolha das Soberanas de Getúlio Vargas e Expo Getúlio Vargas, ocorrerá a partir das seguintes etapas e cronograma, após o período de inscrições e homologação das candidatas: Curso de capacitação das candidatas no período de 13 a 17 de maio de 2024; entrevista com as candidatas no dia 22 de maio de 2024 em local e horário a definir; prova escrita para as candidatas no dia 29 de maio de 2024, em local e data a definir; carreata de divulgação do evento no dia 22 de junho de 2024 em roteiro e horário ainda a definir; desfile e baile de coroação das soberanas no dia 29 de junho de 2024. onão cumprimento ou comparecimento, quando for o caso, mesmo que justificado, a qualquer uma das etapas em sequência descritas, torna a candidata desclassificada do concurso. FORMA DE AVALIAÇÃO A avaliação das candidatas é resultado da participação das mesmas em todas as etapas do Concurso, conforme art. 6º do Regulamento do Concurso, em ordem cronológica dos eventos, os quais totalizaram 100 pontos possíveis, sendo que para cada uma das etapas haverá pesos e júris diferentes, ficando assim disposta: 1ª Avaliação: Entrevista com peso de 30 pontos (01 a 30) 2ª Avaliação: Prova Escrita com peso de 30 pontos (01 a 30) 3ª Avaliação: Desfile de Passarela com peso de 40 pontos (01 a 40) VENCEDORAS O resultado final do concurso será composto pela seguinte fórmula: soma simples das três notas correspondentes a cada etapa, quais sejam: 1ª - Entrevista (N1) (Nota 1, com peso 30); 2ª - Prova escrita N2 (Nota 2, com peso 30) e 3ª - Desfile de passarela N3 (Nota 3, com peso 40), ou seja: (N1 + N2 + N3) = NF (Nota Final). As somas e médias serão realizadas apenas no dia do baile de coroação, não havendo apuração de notas em cada etapa. Portanto, não haverá divulgação de notas preliminares antes do dia 29 de junho de 2024. Em caso de empate, os critérios de desempate serão: melhor nota no desfile (N3), entrevista (N1) e prova escrita (N2), respectivamente. PREMIAÇÃO As eleitas ao título de Rainha, 1ª e 2ª Princesas, receberão um prêmio em dinheiro, em moeda nacional, distribuído da seguinte forma: Rainha: R$ 3.000,00 e Princesas R$ 1.500,00 cada uma.

DATA: 26.03.2024 CAT: Publicações

EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE DECISÃO FINAL DE PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE GETULIO VARGAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL VIGILÂNCIA SANITÁRIA EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE DECISÃO FINAL DE PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO Em cumprimento ao disposto no Art. 48 da Lei Municipal n. 3923, de 05 de novembro de 2008, a Vigilância Sanitária do Município de Getulio Vargas, torna pública a seguinte DECISÃO FINAL em Processo (s) Administrativo (s) Sanitário (s): Processo n.: 003/2023 Autuado: RESTAURANTE DO DANI LTDA CNPJ ou CPF: 07.018.208/0001-87 Data da Autuação: 30/11/2023 Localidade: Rua Alexandre Bramatti, n 1271 Dispositivos legais transgredidos e tipificação da infração: Artigo 463 da Lei Municipal nº 3923/2008 e Item 4.8.1 da RDC 216/2004. Decisão Final: 20/03/2024 Data da decisão Final: 20/03/2024 Penalidade Imposta: Advertência.

DATA: 22.03.2024 CAT: Desenvolvimento

Domingo no Parque está de volta!

Neste domingo, dia 24 de março é o dia da diversão garantida! Junte-se a nós no Parque Municipal das Águas para mais uma edição deste evento especial, com música ao vivo, delícias gastronômicas e entretenimento para todas as idades! Das 15h às 18h, o parque se transformará em um palco de alegria, com show da Banda Duets, prometendo uma mistura de estilos para todos os gostos. Enquanto isso, as crianças se divertirão com brinquedos infláveis, pintura facial e as brincadeiras da Palhaça Bem Bolada! Não se preocupe com a fome, teremos Food Trucks com opções deliciosas e até chopp gelado para refrescar. Não perca!

DATA: 18.03.2024 CAT: Desenvolvimento

2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho atrai mais de 16 mil visitantes

Evento foi realizado em Getúlio Vargas, de 15 a 17 de março   Mais de 16 mil pessoas passaram pelo Centro Esportivo Municipal Ataliba José Flores, de Getúlio Vargas, nos dias 15, 16 e 17 de março, durante a realização do 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho. Foram comercializados mais de 15 mil copos de chopp, totalizando mais de 6 mil litros de cerveja e chopp. A promoção do evento, realizado com absoluto sucesso, foi da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas. O patrocinador Diamante foi a Sicredi Sul Minas. Quatorze cervejarias participaram, apresentando suas mais variadas bebidas. O encontro reuniu bandas ao vivo, ótima gastronomia, brincadeiras no espaço Kids, workshop de cervejas, exposição de carros antigos promovida pelo Automóvel Clube de Getúlio Vargas, exposição história sobre a história das cervejarias no município, preparada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, por meio do historiador Neivo Fabris, espaço Aero Clube, espaço tattoo e muita cerveja artesanal. Presente durante todos os dias do festival de cervejas, a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social com sua equipe de profissionais. Patrocinado na categoria Diamante pela Sicredi Sul Minas, o festival contou com a participação de quatorze cervejarias, cada uma exibindo uma ampla variedade de suas melhores criações. Além da apreciação de cervejas artesanais, os visitantes puderam desfrutar de entretenimento diversificado, incluindo apresentações ao vivo de bandas, uma seleção de gastronomia de primeira qualidade, atividades no espaço Kids, workshop de cervejas e até uma exposição de carros antigos em colaboração com o Automóvel Clube de Getúlio Vargas. Teve almoço solidário com o Braseiro do Bem, com renda para o Hospital Santo Antônio, de Estação. Destacou-se também uma exposição histórica sobre a tradição cervejeira local, preparada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas, sob a supervisão do historiador Neivo Fabris. O espaço Aero Clube e a área de tatuagem também proporcionaram experiências únicas aos presentes. Durante os três dias de celebração, a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social permaneceu presente, garantindo assistência médica a todos os participantes. DESTAQUE PARA A TERRA DA CERVEJA A cerimônia de abertura oficial, realizada na noite de sexta-feira, 15, contou com a presença de autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito Mauricio Soligo e a Deputada Delegada Nadine, no ato representando a presidência da Assembleia Legislativa do RS. A solenidade também foi prestigiada pelo vice-prefeito Elgido Pasa, pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Aquiles Pessoa da Silva, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Jairo Klein, pelo presidente da Associação de Cervejeiros de Getúlio Vargas, Robson Serafini da Silva, e pelo representante da Sicredi Sul Minas, Ronei Reginato. Ainda participou da solenidade o casal Ana Maria Negretto e Miguel Antonio Negretto, um dos cervejeiros da Serramalte que, no dia, foi considerado Hóspede Oficial do Município, pelo Decreto Nº 3.968, de 15 de março de 2024. Todos os pronunciamentos da solenidade abertura ressaltaram a importância histórica da produção de cerveja em Getúlio Vargas, que remonta aos tempos em que o município abrigava a cervejaria Serramalte. Graças ao Projeto de Lei nº 274/2023, proposto pela Deputada Delegada Nadine e sancionado pelo Governador Eduardo Leite em novembro de 2023, o município recebeu o título oficial de " Getúlio Vargas, a Terra da Cerveja", honra celebrada com o descerramento de uma placa comemorativa durante a cerimônia de abertura do festival. Além do patrocínio da Sicredi Sul Minas, o evento contou com o apoio de diversos outros patrocinadores, incluindo Haiduch, Botolli Veículos, Bressam, Scharff, Mabel Bernardo, A Folha Regional e Grupo Tribuna. PROGRAMAÇÃO MUSICAL AGRADOU A programação musical do festival foi um grande destaque, agradando a todos os presentes. Desde acrobacias aéreas emocionantes do Aero Clube de Getúlio Vargas até apresentações de bandas locais e nacionais, como Banda Vitrola Rock, Vera Loca, Disco Trio, Banda Prado Show, Comunidade Nin-Jitsu, Valkiria Rovani, Melissa Rocker, Pagode Social, Banda Carlos Gomes e Banda Munique, o evento proporcionou momentos de pura diversão e entretenimento ao público. Durante o encerramento, o prefeito Mauricio Soligo expressou agradecimento a todos os cervejeiros, food trucks, Instituto Histórico e Geográfico, Associação de Cervejeiros de Getúlio Vargas e a toda a população que esteve presente no 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúch. Ele anunciou, ainda, a realização de mais uma edição para o próximo ano. Também, agradeceram a participação de todos o presidente da Associação, Robson Serafini da Silva, e o representante do Sicredi, patrocinador Diamante do evento, Marcos Pioner. [gallery ids="15661,15660,15659,15658,15657,15656,15655,15654,15653,15652,15651,15650,15649,15648,15647"]