ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 03.05.2024 CAT: Administração

Atenção!

A Prefeitura de Getúlio Vargas está aqui para ajudar! Se precisar de abrigo, dirija-se ao Centro Integrado Renascer (CIR), ao lado da UBS São José. Salve os números de emergência abaixo e fique tranquilo: • Brigada Militar: 54 984211918 (WhatsApp) • Bombeiros: 51 985773474 (WhatsApp) • Garagem da Prefeitura: 54 999939445 Ressaltamos que o telefone dos bombeiros é 51, devido a um problema nas linhas da Oi. A Defesa Civil está na Garagem da Prefeitura para ajudar. Juntos, vamos superar isso!

DATA: 02.05.2024 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas realiza reunião emergencial para avaliar impactos das chuvas

Na tarde desta quinta-feira, 2 de maio, o Gabinete do Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, foi palco de uma importante reunião para discutir os desdobramentos das intensas chuvas que assolaram o município. Com a presença da Defesa Civil, Brigada Militar, secretários das pastas de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto; Saúde e Assistência Social, Tatiane Novelli de Oliveira; Obras, Vilson Barbizan; Fazenda, Sérgio Lima; Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein; além do prefeito Soligo; vice-prefeito Elgido Pasa; assistente social Casiane Giana Zaar e diretora do CRAS, Rita Pessoa da Silva, foram debatidas estratégias e ações para enfrentar os efeitos das fortes chuvas dos últimos dias. O prefeito Mauricio Soligo salienta que o município está seguindo o Plano de Contingência que possui para atender a comunidade em situações como esta. Um dos principais pontos discutidos foi o abrigo para as famílias afetadas, caso haja necessidade. O local designado para esse fim é o Centro Integrado Renascer (CIR), que possui infraestrutura adequada para receber e assistir os moradores desalojados. Além disso, foi acordada a organização de uma escala de trabalho para atender às demandas emergenciais, incluindo a distribuição de alimentos para as pessoas abrigadas. Um grupo de plantão composto por funcionários da Secretaria de Obras ficará à disposição, com caminhões e máquinas, para realizar as operações necessárias. O resgate e retirada de pessoas das áreas afetadas será coordenado pelos bombeiros, enquanto a Brigada Militar fará rondas noturnas nas ruas, especialmente nas proximidades de rios, para monitoramento e segurança da população. Em relação às doações, a Prefeitura informa que, por enquanto, não está recebendo novos itens, mas agradece a solidariedade de todos. O transporte escolar foi suspenso temporariamente, porém, as aulas foram mantidas, pois não há riscos iminentes e muitos pais dependem da escola como local seguro para seus filhos durante o expediente de trabalho. Mais informações e contatos de emergência estão sendo divulgados nas redes sociais. A Prefeitura está empenhada em garantir a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos afetados por essa situação.

DATA: 30.04.2024 CAT: Desenvolvimento

Aberto o período de reservas de sementes do Programa Troca-troca de Sementes – 2024/2025

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informa que as reservas de sementes de milho e sorgo do Programa do Estado Troca-troca de Sementes já podem ser feitas até o dia 17 de maio. Os interessados devem comparecer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com a maior brevidade, pois o volume de sacas e variedades é limitado. O agricultor pode reservar até seis sacas de sorgo e/ou milho, por inscrição estadual. A saca de milho transgênico tem um valor da transgenia que deverá ser pago pelo agricultor no ato da reserva. Dúvidas ligar no fone: 54 99668-6862 – Setor de Agricultura.

DATA: 29.04.2024 CAT: Desenvolvimento

Mais de 350 pessoas participam do XI Fórum NorteGaúcho do Trigo e Milho em Getúlio Vargas

Mais de 350 pessoas, entre produtores rurais, acadêmicos, agrônomos, técnicos agrícolas e lideranças, participaram na sexta-feira, 26, da 11ª edição do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho realizado em Getúlio Vargas, no Centro Comunitário Centenário. A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva; presidente da ACCIAS, Roberto Paulo Gallina; gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Angonese; presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai, Marlon Casanova; coordenador do curso de Agronomia da Unideau, Professor Mauricio Albertoni. Nos pronunciamentos de Luiz Carlos da Silva e Mauricio Soligo, ambos enalteceram a importância da realização do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho para trazer informações estratégicas sobre as duas culturas de inverno, visando aumentar a produtividade das lavouras e gerar renda para os produtores. Segundo eles, o resultado destes 11 anos de realização do evento é o aumento de produtividade nas lavouras de toda a região. BRASIL DEVERÁ SER O MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE TRIGO A primeira palestra foi do economista chefe da Farsul, Antonio da Luz, que fez uma análise e apresentou perspectivas para os mercados de milho e trigo. Na sua avaliação, dentro de poucos anos, o Brasil deverá ser o maior exportador mundial de milho. Hoje, o país ocupa a segunda posição, logo após os Estados Unidos. Segundo ele, o acordo fitossanitário entre Brasil e China (firmado em mai/22) permitiu ao Brasil um novo patamar de exportações. Ele iniciou sua explanação apresentado a situação da produção mundial de milho, sendo hoje os maiores produtores os Estados Unidos e a China, que tiveram safra recorde, sendo também os maiores consumidores mundiais de milho, e o Brasil ocupando a terceira posição nos dois casos. Sobre a produção brasileira de milho, Antonio da Luz apresentou dados do IBE que aponta que produção será de 116 milhões de toneladas em 2024 (queda de 11,5% em relação a 2023); e o rendimento médio deverá retrair em quase 6% em relação ao ano anterior. Com relação ao trigo, os maiores produtores são China e União Europeia. Chamou a atenção para o crescimento da produção da Argentina em mais de 26%. A China e a Índia são os países que mais consomem trigo, sendo que o Brasil ocupa a 11ª posição e a 10ª posição como exportador. A Rússia é o maior exportador mundial de trigo. Quem mais importa é a União Europeia, seguida Indonésia, que importa grande parte do Brasil. O Brasil ocupa a 10ª posição como importador de trigo no mundo. De acordo com Antonio da Luz, no acumulado de janeiro a março de 2024 as importações brasileiras são 43% superiores que o mesmo período do ano passado. O economista encerrou sua palestra apresentando o custo de produção do trigo e do milho. DOENÇAS DO TRIGO A professora Doutora Caroline Deuner falou sobre os desafios e perspectivas do controle químico de doenças no trigo. Sobre a eficiência do controle de doenças com uso de fungicidas, ela destacou diversas ações de tratamento para as principais doenças e mecanismo de ações dos fungicidas, tanto da fase de doenças inicial quando a radicular. Dentre as recomendações para o cultivo da safra, chamou atenção para fatores de risco para a cultura do trigo, escolha de cultivares, manejo integrado e controle de doenças.   PROJETO SUPERA ESTIAGEM Dentro da programação do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho, a Emater/RS-Ascar apresentou, de forma sucinta, a segunda fase do Projeto de Irrigação do Supera Estiagem. O programa do Governo do Estado é conduzido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e executado pela Emater/RS-Ascar. A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Tacca Angonese, apresentou os benefícios, valor de subvenção e encaminhamento dos projetos para análise. Nesta segunda etapa foi ampliado o valor da subvenção. Agora, são oferecidos 20% do valor para projetos de irrigação de até R$ 500.000,00, o que significa que a subvenção pode chegar a até R$ 100 mil por inscrito. Fernanda convidou a todos para assistirem a live promovida pela Seapi e Emater/RS-Ascar que acontecerá na próxima segunda-feira (29/04), às 14h, com detalhamento do projeto de Irrigação Supera Estiagem. CONTROLE DE DOENÇAS DO TRIGO O controle da cigarrinha ainda é o principal desafio da cultura do milho enfrentado pelo produtor. A afirmação é do palestrante doutor Lucas Navarini, que destacou a importância do manejo químico e biológico para o controle desta praga. Para extrair os melhores resultados que as culturas podem oferecer, ele indicou um conjunto de medidas, como aumentar a aplicação e proteger a sanidade das plantas. CLIMA Já a previsão do excesso de chuvas para o segundo semestre (julho a setembro), podendo atingir a cultura do trigo (principalmente na fase período crítica da cultura), chamou atenção dos participantes. O apontamento foi feito pelo palestrante Luiz Carlos Molion, que abordou o tema Clima: perspectiva pra 2024 e tendências para 10 anos. Já para o trimestre de abril, maio e junho, segundo ele, as chuvas devem ficar abaixo da média na região de Passo Fundo. O Fórum é uma realização do Sindicato Rural, Prefeitura de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Industrial de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Alto Uruguai (Aeamau), Emater/RS-Ascar e Universidade Unideau. O evento contou com o patrocínio Diamante da Bayer; Patrocinadores Prata – Sicredi, Senar e Cotrijal; e Patrocinadores Bronze - Banco do Brasil, Pioneer, Biotrigo, Adubos Coxilha e Brevant Sementes. [gallery columns="4" ids="15776,15770,15765,15772,15769,15768,15767,15766,15773,15774"]

DATA: 29.04.2024 CAT: Educação

Programa Municipal de Educação Fiscal de Getúlio Vargas recebe visita técnica do município de Capão Bonito do Sul

Na manhã do dia 25 de abril, quinta-feira, uma comitiva integrada pelo Secretário Municipal da Administração, Fazenda e Planejamento, juntamente com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e diretores de escolas municipais de Capão Bonito do Sul/RS, estiveram em Getúlio Vargas para conhecer melhor o Programa Municipal de Educação Fiscal, projeto iniciado em 2010 e que envolve todas as escolas municipais getulienses. Estiveram presentes na recepção da comitiva o Secretário Municipal da Fazenda, Sérgio Lima, a Secretária de Educação, Cultura e Desporto em exercício Rosana Bertella, o assessor tributário Gedovar de Oliveira e o coordenador do Programa Municipal de Educação Fiscal, David Zanoni. No encontro, foram apresentados os detalhes do projeto municipal, a legislação e a metodologia que se desenvolve junto às escolas, demonstrando como as direções, professores e alunos da rede municipal de ensino efetivam as ações da educação fiscal no cotidiano escolar. Segundo o professor Jerry Segala, diretor de uma das escolas municipais de Capão Bonito do Sul, o projeto do município tem 5 anos de existência e o intuito do grupo municipal com esta visita técnica é evoluir e qualificar o projeto local a partir de bons exemplos como o de Getúlio Vargas. Na oportunidade, foi realizado um convite para que o professor David Zanoni faça uma palestra sobre o projeto de educação fiscal no seminário que acontecerá em Capão Bonito do Sul no dia 13 de junho deste ano. Após o encontro, a comitiva aproveitou para conhecer alguns pontos turísticos da cidade, como a Praça Flores da Cunha e a Igreja Matriz Imaculada Conceição.

DATA: 29.04.2024 CAT: Administração

Faltam poucos dias para o encerramento das inscrições para o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos de Getúlio Vargas

Inscrições seguem até o dia 07 de maio de 2024   Faltam somente oito dias para o encerramento das inscrições para o Concurso de Escolha das Soberanas dos 90 anos do município. As inscrições, que começaram dia 15 de abril, encerram dia 7 de maio. As Soberanas reinarão no período de 2024 a 2027 e, também, serão as Rainhas e Princesas da Expo Getúlio Vargas 2024. As eleitas irão substituir a Corte dos 85 anos de Getúlio Vargas: Rainha Izadora Borgmann Frizzo, 1ª Princesa Caroline Guizzo e 2ª Princesa é Bruna Pereira da Silva. REQUISITOS E ETAPAS DE SELEÇÃO Conforme o Regulamento, as candidatas devem ser indicadas por entidades legalmente constituídas, sejam elas clubes sociais, esportivos, culturais, de serviços, acadêmicos/educacionais, ou entidades representativas de classe ou empresariais. As candidatas devem atender a critérios como ser brasileira do sexo feminino, ter entre 18 e 25 anos até a data final das inscrições, possuir ensino médio completo, residir em Getúlio Vargas - RS, não estar envolvida em questões legais, autorizar o uso de sua imagem e demonstrar disponibilidade integral para o calendário estabelecido. FASES DA SELEÇÃO Curso de capacitação das candidatas: 13 a 17 de maio de 2024 Entrevista: 22 de maio de 2024 Prova escrita: 29 de maio de 2024 Carreata de divulgação do evento: 22 de junho de 2024 Desfile e baile de coroação das soberanas: 29 de junho de 2024 A ausência, mesmo justificada, em qualquer etapa subsequente à inscrição resultará na desclassificação da candidata. AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO A avaliação das candidatas é criteriosa e ocorrerá em etapas determinadas, somando um máximo de 100 pontos. Em caso de empate, critérios específicos decidirão o desempate. A Rainha receberá R$ 3.000,00, enquanto as Princesas receberão R$ 1.500,00 cada uma.  

DATA: 29.04.2024 CAT: Administração

Governo de Getúlio Vargas entrega primeiros títulos de propriedade na modalidade Reurb

Foram entregues 37 registros imobiliários a moradores do Loteamento Presidente Vargas   O Governo de Getúlio Vargas entregou, na quinta-feira, 25 de março, 37 títulos de imóveis pela Regularização Fundiária Urbana do município (Reurb) a moradores do Loteamento Presidente Vargas, no Bairro Monte Claro. O evento contou com a presença de autoridades, moradores e comunidade. Participaram da mesa de autoridades o prefeito Mauricio Soligo, o vice-prefeito Elgido Pasa, a secretária municipal de Administração Tatiane Giaretta, o representante da empresa Caismax, responsável pelo processo de regularização dos imóveis, Israel Machado, e o titular do Cartório de Registro de Imóveis de Getúlio Vargas, Emir Borges Wolffenbüttel. Ao fornecer os títulos de propriedade regularizados, a Prefeitura de Getúlio Vargas está oferecendo segurança jurídica às famílias que vivem em lotes informais, garantindo seus direitos e possibilitando que tenham acesso a serviços básicos e financiamentos para melhorias em suas residências. Esse é um passo importante para o desenvolvimento do município, que busca promover a inclusão social e a qualidade de vida de seus moradores. Esta é apenas a primeira etapa da Reurb, outros loteamentos deverão ser beneficiados. A proposta é regularizar o que é necessário no município, beneficiando o maior número de famílias que se encontram nessa situação. Na oportunidade, além da entrega dos títulos a cada um dos moradores, foi entregue pelo vice-prefeito Elgido Pasa um ofício de agradecimento a Emir Wolffenbüttel pelos serviços prestados gratuitamente pelo Cartório de Registros de Getúlio Vargas. MARCO NA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO A primeira a se pronunciar foi a secretária de Administração, Tatiane Giaretta, que falou que esta era a celebração de um marco importante na história do município. Relatou os importantes passos para se chegar a esse dia, iniciado com o desafio lançado em 2023, que foi abraçado pela equipe da Administração Municipal. "Por meio de um trabalho incansável, iniciamos com o levantamento das matrículas, estudo e adequação da lei municipal, formação da comissão que trabalharia junto com a empresa contratada para realizarmos a junção de todos os documentos e elaborarmos todas as etapas do processo. Firmamos parcerias fundamentais para o sucesso desse empreendimento. Começamos por um dos loteamentos que só existia literalmente no mapa, sem praticamente nenhuma regularização, e hoje fazemos a entrega destas matrículas aos seus proprietários", falou. Conforme afirmou, este documento não apenas garante segurança jurídica, mas abre portas para melhorias e investimentos nos lares. "Que cada um de vocês possa agora olhar para o futuro com confiança e esperança", sentenciou Tatiane Giaretta. CORAGEM O representante da Caismax, Israel Machado, iniciou seu pronunciamento agradecendo a Administração Municipal pela coragem de assumir e reconhecer que existia um problema de regularização, além da vontade de querer resolver. "São poucos os prefeitos que têm essa coragem", enalteceu, explicando ser um processo burocrático, que depende do empenho de muitas pessoas, destacando o papel da assistente social que visitou cada um dos moradores para buscar documentação e fazer análise. Disse estar feliz neste momento de entrega das matrículas que dão o direito real de propriedade a cada um dos moradores. Agradeceu ao Emir Borges Wolffenbüttel e ao Glademir Fagundes Wolffenbüttel que realizaram um grande esforço e, em tempo recorde, conseguiram registrar todas as matrículas. ÚNICO MUNICÍPIO A USAR LEI FEDERAL O titular do Cartório de Registro de Imóveis de Getúlio Vargas, Emir Borges Wolffenbüttel, em sua manifestação, falou que o título de propriedade poderia ter sido buscado de várias maneiras, inclusive judicial, mas esta maneira que o município de Getúlio Vargas procedeu é a mais fácil e a mais econômica, valendo-se de uma lei federal. Ele afirmou que na região norte do Estado, é o único município que usou esta lei, nem Passo Fundo, nem Erechim. Explicou que é uma lei complexa, que tem que ser estudada, analisada e tem que ver a situação do imóvel. "Mas o município foi atrás, procurou pessoas competentes e foi realizando aos poucos, juntou a documentação necessária e encaminhou para nós do Registro de Imóveis, que analisamos e iniciamos o ato de registro", afirmou. Emir teceu um agradecimento especial a Glademir Fagundes Wolffenbüttel que trabalhou dias e noites para dar agilidade e aprontar a documentação. TRABALHAMOS PARA AS PESSOAS Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Mauricio Soligo agradeceu a todas as pessoas que se envolveram no trabalho com profissionalismo e competência e disse que o Governo Municipal também tem amigos que quando solicitados pelo bem da comunidade se colocam à disposição, que é o caso do Emir e do Glademir que, gratuitamente, desempenharam esse trabalho. "O Governo Municipal tem um compromisso com a comunidade, mas acima de tudo, o Governo Municipal acredita nas pessoas; e é pelas pessoas que nós desenvolvemos o nosso trabalho e graças a isso, nessa noite, cada um de vocês sairá daqui com a sua escritura, com um documento que atesta que vocês são donos do local onde moram. Muito obrigado a quem se envolveu neste trabalho e a todos vocês que acreditaram e nos auxiliaram neste processo", concluiu Soligo. A solenidade encerrou com uma confraternização. OS SENTIMENTOS Santina de Abreu Miranda, uma das beneficiárias, disse estar muito feliz com o seu título de proprietária. Agradeceu por não ter escutado as pessoas que diziam para ela sair do seu imóvel. "Hoje sei que onde moro é a minha casa", disse. Naile Luiza dos Reis também disse estar muito contente por estar com o seu título de dona da sua casa. Para ela é uma grande conquista porque sabe que agora está morando no que é dela. [gallery ids="15755,15753,15751,15750,15756,15752"]