ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 14.04.2025 CAT: Notícias

Getúlio Vargas realiza 1ª Conferência de Saúdedo Trabalhador e da Trabalhadora

Palestra do professor Mário Junges convida à reflexão sobre dignidade e valorização laboral   Na tarde da última quarta-feira, 10 de abril, o Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas recebeu a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como tema central "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", reunindo profissionais da saúde, autoridades, trabalhadores e representantes da sociedade civil em um momento histórico de escuta e construção coletiva. Durante a solenidade de abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luana Paula Vendruscolo, destacou a importância da conferência como instrumento de participação social e fortalecimento do SUS. "Falar de saúde do trabalhador é falar de justiça social e de valorização da vida de quem move a economia e garante o funcionamento da cidade. A saúde começa no local de trabalho, nos direitos conquistados e naqueles que ainda precisamos lutar para conquistar", afirmou. AUTORIDADES REAFIRMAM COMPROMISSO COM A SAÚDE PÚBLICA O secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, parabenizou a equipe organizadora e ressaltou a relevância do tema. "Tratar da saúde do trabalhador como um direito humano é um avanço necessário. Temos o compromisso de garantir condições dignas e atenção integral à saúde de quem faz a cidade acontecer todos os dias", declarou. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto também participou da abertura e reforçou a importância do acolhimento no serviço público. "A saúde começa pelo atendimento. Quando uma pessoa é recebida com respeito e cuidado, já inicia sua recuperação. Esta conferência é uma demonstração de compromisso com a humanização do serviço e com a escuta ativa da nossa comunidade", disse. PALESTRA PROVOCA REFLEXÃO SOBRE O VALOR DO TRABALHO Um dos momentos mais aguardados da conferência foi a palestra do professor Mário Junges, convidado especial do evento, que abordou o tema "Saúde do Trabalhador como Direito Humano". Com uma abordagem humanista e provocadora, o palestrante convidou os presentes a repensarem o lugar do trabalho na vida contemporânea e os impactos das transformações do mundo laboral na saúde física e emocional das pessoas. "O trabalho deve ser fonte de realização e não de sofrimento. Falar de saúde do trabalhador é denunciar o adoecimento causado por metas abusivas, jornadas exaustivas e relações precarizadas. É também defender o direito de existir com dignidade", afirmou o palestrante. Ele também abordou os desafios trazidos pelas novas relações de trabalho, como o avanço da informalidade, a terceirização e os impactos da tecnologia na saúde mental dos trabalhadores. A palestra trouxe ainda exemplos de boas práticas em saúde do trabalhador implementadas em outros municípios. GRUPOS DE TRABALHO E PROPOSTAS PARA O FUTURO Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para discutir os três eixos temáticos da conferência: Eixo 1 – As políticas estadual e nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; Eixo 2 – As novas relações de trabalho e os impactos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Eixo 3 – Participação popular para efetivação do controle social. As propostas elaboradas nos grupos serão sistematizadas e encaminhadas às etapas estadual e nacional, com o objetivo de integrar as demandas locais às políticas públicas de maior alcance. A organização do evento destacou o comprometimento de todos os envolvidos e o alto nível das contribuições apresentadas. DELEGADOS A conferência foi encerrada com a eleição dos delegados que representarão Getúlio Vargas nas próximas etapas. Foram eleitos: Trabalhadores da Saúde Titular: Vanessa Paula Vieira Suplente: Daiane Helena Uebel   Gestão ou Prestadores de Serviço Titular: Tatiana Novelli de Oliveira Suplente: Rosane Fatima Carbonera Cadorin   Usuários do SUS Titular: Rogerio Dimas de Oliveira Suplente: Rosane Maria Tabolca Fontanive Titular: Jaqueline Alvaristo Suplente: Mary Fenske [gallery ids="22591,22590,22589,22588,22587"]

DATA: 10.04.2025 CAT: Notícias Destaque

Comunicado do Conselho Tutelar

Comunicação O Colegiado do Conselho Tutelar de Getúlio Vargas/RS vem por intermédio deste, informar que, referente a vídeos que estão circulando nas redes sociais, envolvendo crianças, este órgão já tomou todas as medidas de proteção cabíveis ao caso. Solicita-se que a população não compartilhe, evitando-se assim a exposição dos menores de idade, conforme estabelecido no ECA (Estatuto da Crianças e Adolescentes). Getulio Vargas 09 de abril de 2025

DATA: 10.04.2025 CAT: Desenvolvimento

Curso promove curso de produção de alimentos à base de arroz e seus derivados

Capacitação reuniu mulheres para aprender receitas práticas com aproveitamento integral do grão   Em uma iniciativa que alia tradição culinária, geração de renda e sustentabilidade, foi realizado no município de Getúlio Vargas, entre os dias 31 de março e 1º de abril, o curso "Produção de Alimentos à Base de Arroz e seus Derivados". A capacitação, com carga horária de 14 horas, contou com a participação de mulheres da comunidade, que se dedicaram ao aprendizado de técnicas e receitas utilizando o arroz como ingrediente principal. A atividade foi promovida através de uma parceria entre o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A instrutora responsável foi Nadieli Bogoni, que conduziu o grupo em momentos teóricos e práticos ao longo dos dois dias. RECEITAS TRADICIONAIS COM NOVOS OLHARES Durante o curso, as participantes colocaram a mão na massa — literalmente — e produziram uma variedade de alimentos como pães, cucas, bolachas, empadas e bolos, todos com o arroz ou seus derivados como base. A proposta da formação é incentivar o aproveitamento integral do alimento, incluindo a farinha de arroz e o arroz triturado, além de valorizar receitas que podem ser reproduzidas em casa ou até mesmo comercializadas. "Trabalhar com o arroz vai além do tradicional arroz com feijão. É possível criar receitas saborosas e lucrativas, respeitando a cultura alimentar local e promovendo a sustentabilidade", explicou Nadieli Bogoni, destacando a importância do curso para fomentar o empreendedorismo feminino. A participação ativa e entusiasmada das alunas reforçou o sucesso da ação.

DATA: 09.04.2025 CAT: Notícias

Prefeitura de Getúlio Vargas abre processo seletivo para fonoaudióloga com ênfase em atuação comunitária

Inscrições podem ser feitas de 10 a 24 de abril   A Prefeitura de Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado que visa à contratação temporária de uma fonoaudióloga, com jornada de 20 horas semanais, além da formação de cadastro reserva. A seleção, regida pelo Edital nº 140/2025, prevê atuação na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e está amparada por legislação específica de interesse público. A iniciativa busca suprir necessidades imediatas e relevantes da rede municipal de saúde, garantindo atendimento especializado à população nas áreas de comunicação e linguagem. FUNÇÕES E PERFIL PROFISSIONAL As atribuições abrangem desde ações preventivas até diagnóstico e terapias voltadas à fala, voz, audição, linguagem oral e escrita, deglutição, respiração e mastigação. "O fonoaudiólogo é um elo fundamental entre a saúde e a educação, sendo responsável por garantir o pleno desenvolvimento das habilidades comunicativas e cognitivas das pessoas", destaca o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa. Entre as exigências para a candidatura estão idade mínima de 21 anos, diploma de curso superior em Fonoaudiologia, registro profissional no conselho da categoria e experiência comprovada. A seleção será feita exclusivamente por meio de análise curricular, com pontuação atribuída aos títulos apresentados e ao tempo de atuação profissional. INSCRIÇÕES GRATUITAS E PRESENCIAIS As inscrições ocorrem entre os dias 10 e 24 de abril, de forma presencial, na Secretaria de Saúde e Assistência Social. Os interessados devem entregar envelope lacrado contendo ficha de inscrição e cópias dos documentos exigidos, como CPF, RG, diploma, certidões de quitação eleitoral e militar (para homens), além de comprovantes de experiência e cursos na área. O processo classificatório será realizado por uma comissão nomeada por portaria e seguirá critérios objetivos. Cursos de especialização, mestrado, doutorado e capacitações específicas, como audiometria e testes da linguinha e orelhinha, somam pontos à nota final. A cada ano completo de experiência profissional na área, o candidato acumula um ponto. O resultado preliminar será divulgado no dia 7 de maio, e os recursos poderão ser interpostos no dia seguinte. O resultado final está previsto para 14 de maio. ACESSO À INFORMAÇÃO Todos os editais, publicações e convocações serão afixados no painel oficial da Prefeitura e no site institucional www.pmgv.rs.gov.br. Mais detalhes sobre a função, exigências e pontuação estão disponíveis no edital completo. Conheça o edital: Edital Abertura Processo Seletivo Fonoaudiólogo

DATA: 09.04.2025 CAT: Educação

SMECD de Getúlio Vargas conquista o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva por ações em educação para as relações étnico-raciais

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Getúlio Vargas foi contemplada com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, durante o 35º Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Região Sul, realizado no dia 3 de abril, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo (RS). O reconhecimento foi entregue à secretária Luciane Spanhol Bordignon e às orientadoras pedagógicas Daniela Hoffmann e Luana Leticia Reffiel Menta, que representaram o município na cerimônia. A distinção homenageia ações e políticas públicas que fortalecem a formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. RECONHECIMENTO ESTADUAL O evento premiou 77 municípios gaúchos que têm se destacado na promoção da equidade racial, na valorização da diversidade cultural e na construção de ambientes educacionais mais inclusivos. Getúlio Vargas foi reconhecido pelas iniciativas de formação continuada dos professores e pelo desenvolvimento de programas específicos voltados à valorização das culturas afro-brasileira e indígena. "Essa conquista é fruto do comprometimento da nossa rede com uma educação plural, que respeita as diferentes histórias, origens e culturas dos nossos estudantes. Continuaremos trabalhando para fortalecer essas ações", afirmou a secretária Luciane Spanhol Bordignon. A entrega do selo ocorreu em uma programação repleta de debates, apresentações culturais e troca de experiências entre educadores, gestores e representantes de diversas instituições de ensino da Região Sul. O Selo Petronilha é considerado um importante instrumento de valorização de redes de ensino que se destacam no combate ao racismo e na promoção de uma educação antidiscriminatória.

DATA: 05.04.2025 CAT: Educação

Prefeitura de Getúlio Vargas abre inscrições para contratação de professores de História e de Letras Português/Inglês

Processos seletivos simplificados buscam formação de cadastro reserva para atendimento temporário na rede municipal de ensino   A Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas anunciou a abertura de dois processos seletivos simplificados para a contratação temporária de professores nas áreas de História e Letras Português/Inglês. Os editais de número 135/2025 e 136/2025, publicados oficialmente nesta sexta-feira (4), visam à formação de cadastro reserva para atuação junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Segundo os editais, os certames se dão em razão de "excepcional interesse público" e serão regidos pelas normas do Decreto Municipal nº 3.668/2021, além de dispositivos da Constituição Federal e da Lei Municipal nº 1.991/91. INSCRIÇÕES As inscrições ocorrerão no período de 7 a 11 de abril de 2025, exclusivamente mediante a entrega de envelope lacrado na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada no Centro Administrativo Municipal, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As inscrições são gratuitas. Para o cargo de Professor de História, exige-se Licenciatura Plena na área. Já para Professor de Letras Português/Inglês, o candidato deve possuir graduação específica em Licenciatura Plena com habilitação nas duas línguas. Além da ficha de inscrição, os interessados devem apresentar cópias do CPF, RG, diploma de graduação, prova de quitação com a Justiça Eleitoral e, no caso de candidatos do sexo masculino, comprovante de quitação com o serviço militar. SELEÇÃO SERÁ POR ANÁLISE CURRICULAR A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de títulos e certificados, com critérios objetivos de pontuação. Cada candidato poderá apresentar documentos relativos à formação acadêmica (especialização, mestrado ou doutorado), bem como participação em congressos, simpósios e similares na área de educação, realizados nos últimos cinco anos. De acordo com os editais, não serão atribuídas pontuações duplicadas para um mesmo título. A escolaridade mínima exigida para o exercício do cargo não será pontuada, servindo apenas como critério eliminatório. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS A relação de inscritos será divulgada no dia 14 de abril no painel de publicações oficiais da Prefeitura e no site oficial www.pmgv.rs.gov.br. Recursos poderão ser interpostos no dia seguinte. A análise dos currículos ocorrerá nos dias 23 e 24 de abril, com publicação do resultado preliminar em 25 de abril. O resultado final, homologado, será publicado em 5 de maio de 2025.

DATA: 04.04.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeito de Getúlio Vargas recebe assessor de Gilmar Sossella e conhece novos programas estaduais

Projetos da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do RS foram apresentados à gestão municipal   Na tarde da última quinta-feira (3), o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, recebeu em seu gabinete a visita de Alencart Loch, assessor do deputado estadual e secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella (PDT). A reunião teve como objetivo apresentar os programas desenvolvidos pela pasta estadual e estreitar laços com o município para futuras parcerias. Durante o encontro, Loch destacou os principais projetos que compõem a nova fase das políticas de qualificação e desenvolvimento profissional promovidas pela secretaria. Entre os destaques está o RS Qualificação 2, iniciativa voltada à capacitação de públicos prioritários, como desempregados, aposentados, beneficiários do Bolsa Família e inscritos no CadÚnico. "O RS Qualificação 2 vai ser lançado no início de maio, com um investimento estimado de R$ 40 milhões. A ideia é ampliar o número de municípios atendidos, passando dos atuais 202 para, no mínimo, 400 prefeituras", afirmou Alencart Loch. Ele ressaltou ainda que cada aluno terá direito a uma bolsa mensal de R$ 850,00 durante os cursos, que contarão com, no mínimo, 15 alunos por turma e carga horária mínima de 40 horas. CAPACITAÇÃO ITINERANTE E APOIO AO EMPREENDEDORISMO Outro programa apresentado foi o Carretas do Saber, uma parceria entre o governo estadual, o Senai-RS e o senador Hamilton Mourão. A iniciativa prevê a circulação de unidades móveis totalmente equipadas, que se transformam em salas de aula para oferecer cursos como corte e costura, culinária, soldagem e elétrica industrial e predial. "O Senai já possui 20 carretas em operação, e o objetivo é ampliar para 30 até o final deste ano. As carretas são verdadeiras salas de aula móveis, com ar-condicionado e estrutura adequada para cursos técnicos e profissionalizantes", explicou Loch. O assessor também apresentou o programa + Gestão, que disponibiliza um software de gestão gratuito para Microempreendedores Individuais (MEIs), visando apoiar a administração dos pequenos negócios. ATENÇÃO AOS ARTESÃOS E AO LAR DOS IDOSOS Durante a reunião, também foi discutido o seminário Artesão em Foco, já realizado em outras cidades da região, e que tem como proposta valorizar o artesanato local por meio de capacitação em técnicas de produção e estratégias de vendas nas redes sociais. "É uma formação de dois dias, com foco tanto na identidade do artesanato quanto na comercialização", explicou Loch. Além dos programas estruturais, o assessor informou que a unidade do Sine (Sistema Nacional de Emprego) em Getúlio Vargas receberá dois novos computadores, que estarão disponíveis para retirada pela prefeitura em Porto Alegre, a partir do dia 10. A reunião contou com a presença do secretário da Fazenda Geferson Pavinatto, o secretário de Desenvolvimento Econômico Darlei Gysi, a diretora administrativa da secretaria de Desenvolvimento Simone Castelli, o presidente da ACCIAS Paulo Roberto Galina e a presidente do Lar dos Idosos Sônia Tonial. "Estamos sempre abertos ao diálogo e às parcerias que possam gerar benefícios concretos à população de Getúlio Vargas", afirmou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto ao final da reunião.  

DATA: 02.04.2025 CAT: Notícias

Conferência Municipal debate saúde do trabalhador e da trabalhadora em Getúlio Vargas

Evento discute políticas públicas, relações de trabalho e participação popular   A 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora será realizada no dia 10 de abril, a partir das 13h30, no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas. O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, e reunirá trabalhadores, gestores, representantes de entidades e a comunidade em geral. Durante a conferência, serão debatidas propostas dentro de três eixos temáticos centrais: Eixo 1 – As políticas Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Eixo 2 – As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora; Eixo 3 – Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para efetivação do controle social. Além das discussões temáticas, também ocorrerá a eleição de delegados e delegadas que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. As inscrições estão abertas até o dia 7 de abril e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/f4TcExrrgVxuoujRA. O encontro é uma oportunidade para fortalecer a política de saúde do trabalhador no município e garantir que a voz dos trabalhadores e trabalhadoras esteja presente na construção de políticas públicas.