ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 28.04.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas decreta ponto facultativo no dia 2 de maio

Serviços essenciais continuam funcionando normalmente   A Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas instituiu, por meio do Decreto nº 4.090, de 24 de abril de 2025, ponto facultativo no serviço público municipal para o dia 2 de maio de 2025, uma sexta-feira. Com isso, não haverá expediente nas repartições públicas municipais nesta data. Conforme o documento, assinado pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto e pela secretária de Administração, Tatiane Giaretta, a medida exclui os serviços considerados essenciais, como a vigilância patrimonial e o transporte de pacientes e escolar, que seguirão funcionando normalmente. As atividades escolares permanecerão regidas pelo Decreto nº 4.056, de 3 de dezembro de 2024, que estabelece normas específicas para o calendário letivo. Haverá aula normalmente nesta sexta-feira, dia 2 de maio. Ainda segundo o decreto, as horas correspondentes ao ponto facultativo serão abonadas, dispensando os servidores da necessidade de compensação.

DATA: 28.04.2025 CAT: Desenvolvimento

XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho aponta caminhos para fortalecer a produção, debate o futuro das culturas e novos mercados

Evento reuniu cerca de 350 pessoas para discutir clima, produtividade e mercado em Getúlio Vargas   O Centro Comunitário Centenário de Getúlio Vargas recebeu, nesta sexta-feira, 25 de abril, cerca de 350 produtores, estudantes, técnicos e lideranças do agronegócio regional para o XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (Aeamau), Centro Universitário Ideau (Unideau) e Associação Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Getúlio Vargas (Accias). O Fórum Norte Gaúcho tem como tema central "A Informação que Fortalece o Agro", com o objetivo de oferecer subsídios técnicos e de mercado para um dos setores mais estratégicos da economia regional. Na abertura, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos da Silva, manifestou preocupação com o cenário atual da agricultura. "Estamos em um momento de descapitalização e de dificuldade para honrar compromissos financeiros. Discutir práticas agrícolas, mercado e clima é fundamental para manter a sustentabilidade das propriedades", afirmou​. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto reforçou a importância histórica do agronegócio para a economia brasileira. "Se o agro vai mal, tudo vai mal. É o agronegócio que sustenta a economia brasileira", declarou​. CLIMA EXTREMO E NECESSIDADE DE GESTÃO DE RISCOS A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, abriu o ciclo de palestras com uma análise detalhada dos eventos climáticos extremos de 2024 e as projeções para 2025​. "O que aconteceu foi extremo e é improvável que se repita tão cedo, mas o produtor precisa estar preparado. O passado recente expôs a fragilidade das políticas públicas e da gestão de desastres", alertou. Para 2025, a expectativa é de um ano de neutralidade climática, mas com instabilidade. "Teremos alternância entre períodos de estiagem e chuvas intensas, além de variações bruscas de temperatura", afirmou Estael. Ela recomendou que os agricultores adotem práticas de gestão de risco para aumentar a resiliência das propriedades. "Olhar para o que aconteceu em 2024 não é apenas relembrar um desastre, é usar o aprendizado para construir soluções mais eficientes e evitar que a história se repita", concluiu. ECOFISIOLOGIA DO MILHO E PRODUTIVIDADE NO CAMPO O professor e pesquisador Elmar Luiz Floss, referência nacional em fisiologia vegetal, destacou a importância estratégica do milho para o agronegócio e para a segurança alimentar​. "O milho é hoje o cereal mais produzido no mundo e essencial para a cadeia de proteínas animais. No Brasil, temos um potencial extraordinário de expansão", afirmou. Floss defendeu a adoção de práticas agronômicas rigorosas para alcançar altos rendimentos. "O milho é a base do sistema de plantio direto e da rotação sustentável de culturas. Investir em manejo correto e adubação adequada é fundamental", pontuou. PERSPECTIVAS ECONÔMICAS FAVORÁVEIS PARA MILHO E TRIGO O economista Ruy Augusto da Silveira Neto apresentou uma análise estratégica sobre o mercado mundial de grãos​. Segundo ele, a demanda global por milho continua crescente, enquanto os estoques finais seguem em queda, o que tende a manter os preços aquecidos. "A menor relação estoque/consumo desde 2010 favorece a valorização dos preços. Para quem produz milho, o cenário é bastante positivo", avaliou. Em relação ao trigo, Ruy destacou que a instalação de novas usinas de etanol de cereais amplia as possibilidades de mercado para os produtores​. INOVAÇÃO: ETANOL A PARTIR DO TRIGO Milton Sfredo, gerente de Agronegócios da Be8, apresentou o projeto da maior usina de etanol de cereais da América Latina, atualmente em construção entre Passo Fundo e Carazinho​. A planta terá capacidade para processar cerca de 525 mil toneladas de trigo por ano, transformando o grão não apenas em etanol, mas também em glúten vital e subprodutos para alimentação humana e animal. "O verdadeiro pilar econômico do projeto é a produção de glúten. Mesmo trigos de menor qualidade poderão ser aproveitados, garantindo renda ao produtor", explicou Sfredo. Além disso, ele enfatizou que o projeto visa incentivar o aumento da área cultivada no inverno. "Nossa meta é ocupar parte significativa dos mais de 1 milhão de hectares disponíveis no Estado para a produção de trigo", destacou​. PAINEL TÉCNICO DISCUTE PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE O painel técnico, mediado por Alencar Paulo Rugeri, gestor da área de culturas anuais da Emater/RS-Ascar, aprofundou o debate sobre o cenário da produção de trigo no Rio Grande do Sul. "Apenas 22% da área de grãos do Estado é cultivada no inverno. Precisamos avançar para 1,5 safras por ano para garantir a sustentabilidade das propriedades", ressaltou Rugeri. O engenheiro agrônomo Giovani Faé, gestor da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, defendeu a importância da assistência técnica para o aumento da produtividade. "Com planejamento adequado e boas práticas agrícolas, é possível superar a média histórica e alcançar rendimentos mais altos nas lavouras de trigo", afirmou. Tiago De Paoli, gerente comercial Sul da Biotrigo, trouxe à discussão as inovações no melhoramento genético. "Estamos desenvolvendo cultivares de trigo mais resistentes a doenças e melhor adaptadas ao clima do Sul do Brasil. A pesquisa genética é decisiva para o avanço da cultura", pontuou​. APOIO INSTITUCIONAL E PATROCINADORES O Fórum contou com o patrocínio de importantes entidades, que garantiram a realização do evento: o Sicredi como patrocinador Diamante; o Senar e a Bayer como patrocinadores Prata; e a Cotrijal, Adubos Coxilha, Pioneer, Brevant Sementes, Banco do Brasil e Be8 como patrocinadores Bronze​. Em seu pronunciamento, o gerente de desenvolvimento agro regional da Sicredi Sul Minas, Ademir Iorkoski, destacou a relevância da informação para a evolução do agronegócio. "O conhecimento é o insumo que faz a diferença na rentabilidade da propriedade rural", afirmou​. Ele revelou que, até abril de 2025, 85% da área prevista para financiamento da safra de trigo já estava contratada, demonstrando a confiança dos produtores na cultura do inverno. Atualmente, a instituição responde por cerca de 60% do crédito rural liberado na região de Getúlio Vargas e arredores. "Plantar é o único caminho para colher bons resultados. O mercado pode oscilar, o clima pode surpreender, mas quem não planta, não colhe. E hoje, com boa gestão e informação qualificada, o produtor está cada vez mais preparado para transformar desafios em oportunidades", concluiu​. O evento encerrou com um almoço de confraternização e troca de experiências entre produtores, técnicos, estudantes e lideranças do agronegócio. [gallery ids="22838,22837,22836,22834,22833,22832,22831,22830,22829,22828,22827,22826,22825,22824"]

DATA: 24.04.2025 CAT: Notícias Destaque

Reunião alinha integração entre médicos da rede pública e curso de Medicina da UNIDEAU em Getúlio Vargas

Gestores, profissionais e representantes da instituição discutem impacto e estratégias da formação médica junto às UBSs   Na tarde desta quarta-feira, 23 de abril, o gabinete do prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, foi cenário de uma reunião estratégica que reuniu médicos da rede municipal de saúde e representantes da UNIDEAU (Centro Universitário IDEAU). O encontro teve como pauta principal a integração dos acadêmicos do recém-criado curso de Medicina com as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Participaram da reunião o vice-prefeito Dinarte Farias, o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Dimas Dandolini, o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e o diretor geral da UNIDEAU, Marcos Paulo Dellani. Também estiveram presentes médicos que atuam diretamente nas UBSs da cidade. NOVA FASE PARA A SAÚDE E A EDUCAÇÃO Durante o encontro, o prefeito Pedro Paulo destacou a importância histórica da chegada do curso de Medicina para o município. "Não é qualquer cidade com menos de 20 mil habitantes que conquista uma faculdade de medicina. Getúlio Vargas vive um momento de transformação e crescimento, e isso só será possível com o envolvimento de todos os setores, especialmente da saúde", afirmou. ACADÊMICOS TERÃO ATUAÇÃO NAS UBSS O diretor Marcos Dellani apresentou o cronograma de atuação dos estudantes, que iniciarão as visitas às UBSs ainda neste semestre. "Nos dois primeiros semestres, os alunos terão vivências voltadas à compreensão do SUS e da dinâmica das unidades. A partir do terceiro semestre, começarão a acompanhar os atendimentos sob observação, até adquirirem maturidade clínica para atuar mais efetivamente", explicou. Dellani reforçou que o curso da UNIDEAU, aprovado com nota 4,97 em avaliação do MEC, está alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais mais recentes, com foco em metodologias ativas de ensino e experiências práticas desde os primeiros semestres. Ele também destacou que a universidade está aberta à visitação dos profissionais da rede para conhecerem a estrutura de ensino. GESTÃO GARANTE APOIO E ABERTURA AO DIÁLOGO O secretário Elgido Pasa e o prefeito Pedro Paulo Prezzotto reforçaram o compromisso da administração municipal em manter um diálogo constante com os profissionais e em garantir que a inserção dos estudantes ocorra de forma ética, organizada e respeitosa com os usuários do sistema de saúde. "A chegada da Medicina representa uma conquista, mas também um desafio que exige planejamento. Queremos que a experiência seja positiva para os acadêmicos, os profissionais e, principalmente, para a população", declarou Pasa. INTEGRAÇÃO COMO CAMINHO PARA O FUTURO Ao final da reunião, ficou acordado que os médicos participarão de treinamentos específicos para atuar como preceptores, e que as visitas dos acadêmicos seguirão critérios de agendamento e supervisão. A universidade também reforçou que todas as ações serão acompanhadas por pedagógica, assegurando respaldo institucional e legal. "Este é um novo capítulo para a saúde de Getúlio Vargas. Estamos unindo forças para formar profissionais comprometidos e, ao mesmo tempo, fortalecer o atendimento à nossa população", concluiu o prefeito Pedro Paulo Prezzotto. [gallery ids="22748"]

DATA: 24.04.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas adere ao Projeto Poste Limpo para modernizar infraestrutura urbana

Iniciativa busca eliminar fiações irregulares e promover segurança e estética nas vias públicas   Na tarde da última quarta-feira, 23 de abril, o município de Getúlio Vargas firmou compromisso com a implementação do Projeto Poste Limpo, uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal e a Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul). O acordo foi oficializado durante reunião no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto, que recebeu o diretor regional da InternetSul, Adriano Vanzetto. Participaram do momento os secretários municipais de Administração e de Obras, Tatiane Giaretta e Sérgio Lima, respectivamente. INÍCIO DAS ATIVIDADES PREVISTO PARA MAIO Segundo Vanzetto, as atividades do projeto terão início já no mês de maio. "Vamos executar o trabalho do Poste Limpo em Getúlio Vargas, seguindo o modelo aplicado em Erechim. A ideia é promover uma cidade mais limpa, organizada e eliminar os fios em desuso, que estão caídos e representam riscos", explicou. PLANEJAMENTO COM PROVEDORES E CONCESSIONÁRIA DE ENERGIA Para alinhar as ações, está agendada uma reunião no dia 29 de abril, às 14h30, na Prefeitura Municipal. "Os provedores e a concessionária de energia estão convocados para detalharmos o trabalho e mostrar como vai funcionar", informou Vanzetto. AÇÕES MENSAIS E ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS TÉCNICAS O projeto prevê a realização de ações mensais, denominadas "Dia D", para a higienização dos postes. "Todos os meses, uma data será definida para a retirada de cabos em desuso, cabos caídos e adequação dos cabos dentro da GED 270, que é a normativa que rege esse trabalho", destacou o diretor regional da InternetSul. Em maio, o dia D será no dia 13 de maio. PARCERIA COM A DEFESA CIVIL E APOIO DA GESTÃO MUNICIPAL A iniciativa contará com o apoio da Defesa Civil e de toda a gestão municipal. "A Prefeitura Municipal, juntamente com a Defesa Civil, estará atuando nesse trabalho, assessorando e garantindo que tudo ocorra conforme o planejado", afirmou Vanzetto. INFORMAÇÕES ADICIONAIS E EXEMPLOS DE SUCESSO Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem acessar os sites postelimpo.com.br, da Prefeitura de Erechim e da InternetSul. "Temos bastante informação disponível nesses canais, inclusive exemplos de como o projeto foi executado em outras cidades", concluiu Vanzetto. Com a adesão ao Projeto Poste Limpo, Getúlio Vargas dá um passo importante rumo à modernização de sua infraestrutura urbana, promovendo mais segurança e qualidade de vida para seus cidadãos.  

DATA: 24.04.2025 CAT: Notícias

Campanha de Vacinação contra Influenza chega aos distritos de Getúlio Vargas na próxima semana

Ação da Secretaria Municipal de Saúde busca ampliar cobertura vacinal e proteger a população contra a gripe A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, realiza, na próxima semana, uma ação especial de vacinação contra a Influenza nos distritos do município. A iniciativa tem como objetivo facilitar o acesso da população à imunização e reforçar a importância da vacina como medida essencial de prevenção. Na segunda-feira, 28 de abril, a vacinação acontece na UBS Souza Ramos, com atendimento das 17h30 às 19h30. Já na terça-feira, 29 de abril, a equipe de saúde estará na UBS Rio Toldo, das 13h às 16h. A campanha visa proteger principalmente os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes, crianças, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. A Secretaria orienta que os moradores compareçam munidos da caderneta de vacinação e um documento com foto. "A vacina contra a gripe é segura, gratuita e essencial para evitar complicações respiratórias, internações e mortes, especialmente com a chegada do outono e inverno", reforça o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa. Ele destaca que a mobilização nos distritos integra o esforço para alcançar maior cobertura vacinal em todas as localidades do município. A mensagem é clara: "A vacina salva vidas", e é compromisso de todos garantir saúde e proteção à comunidade.

DATA: 24.04.2025 CAT: Educação

Com livros, arte e emoção, Feira do Livro de Getúlio Vargas celebra 25 anos de incentivo à leitura

Evento foi aberto no Dia Mundial do Livro com homenagens, apresentações culturais e o compromisso de fortalecer o vínculo da comunidade com a literatura A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas teve sua abertura oficial na noite de 23 de abril de 2025, comemorando o Dia Mundial do Livro. Com o tema "Celebrando a leitura pelo encanto da literatura" e o slogan "Somos o que lemos", o evento reuniu autoridades, estudantes, professores, autores e a comunidade em geral para uma noite repleta de cultura e literatura. A cerimônia de abertura contou com a apresentação dos mascotes Leiturildo e Leiturilda, que simbolizam o espírito da feira. Diversas autoridades marcaram presença, incluindo o Prefeito Pedro Paulo Prezzotto, a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, e o Reitor da UNIDEAU, Flávio Barro. A patrona da 24ª Feira do Livro, Jussarina Almeida Oleksinski, passou simbolicamente o sino à patrona da 25ª edição, Roberta Dall'Agnol Rigo, destacando a continuidade e a importância da leitura na comunidade. Roberta Dall'Agnol Rigo, estudante de Direito e autora de duas obras, fez seu pronunciamento, enfatizando a importância da leitura e da literatura na formação pessoal e profissional. A cerimônia também homenageou as escolas do município pelos seus projetos de leitura, com a entrega de certificados e prêmios. PRÊMIO DESTAQUE CULTURAL Um momento emocionante da abertura foi a entrega do Prêmio Destaque Cultural aos artistas locais. Após consulta popular, por meio de voto em formulário eletrônico, contabilizaram-se 172 votos. Os vencedores foram: CATEGORIA MÚSICA: Anissara Zir CATEGORIA ARTES PLÁSTICAS: Andrea Pandolfi CATEGORIA DANÇA: Bruna Dassi Kufner CATEGORIA LITERATURA: Mirian Beltrami Pereira CATEGORIA ARTESANATO: Ivete Rheinheimer SARAU ARTÍSTICO CULTURAL A noite foi enriquecida por um sarau artístico cultural, que incluiu apresentações da Orquestra Sinfônica Getuliense, do Coral Municipal Canção e Vida, do Grupo Abará Capoeira, de Marcelo Zanoni e seu documentário sobre o Xote Laranjeira e uma declamação de Samuel Pomorski de Souza, ex-mascote da feira. A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas segue com uma programação diversificada, incluindo conversas com autores e trilhas literárias, reafirmando o compromisso da cidade com a promoção da leitura e da cultura. [gallery ids="22757,22756,22755,22754,22753,22752"]

DATA: 24.04.2025 CAT: Desenvolvimento

Atenção, produtores rurais de Getúlio Vargas

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico, informa que o prazo para o pagamento da parcela referente ao Programa Troca-Troca de Sementes encerra no dia 30 de abril. Os produtores que aderiram ao programa devem ficar atentos à data para garantir sua participação nas próximas etapas. O boleto para o pagamento deve ser retirado diretamente no setor de tributos, na Secretaria Municipal da Fazenda, no Centro Administrativo Municipal, dentro do horário de atendimento. Produtor, mantenha sua regularidade com o programa e fortaleça o planejamento da próxima safra! Para mais informações, entre em contato com a Secretaria da Desenvolvimento Econômico pelo telefone 54 99668-6862.  

DATA: 23.04.2025 CAT: Educação

Finais do Campeonato Municipal de Vôlei Misto movimentam Getúlio Vargas com integração e espírito esportivo

Bravos GV e Equipe Dez são campeões das Séries Prata e Ouro da edição 2024   Na noite do dia 16 de abril, o Ginásio Municipal de Getúlio Vargas foi palco das emocionantes finais do Campeonato Municipal de Voleibol Misto, reunindo atletas, famílias e torcedores em uma celebração do esporte e da convivência comunitária. O torneio, iniciado em 5 de março, teve como principal objetivo promover a integração entre os participantes e estimular práticas esportivas saudáveis como forma de fortalecer os laços sociais e contribuir para a qualidade de vida da população. Ao longo da competição, oito equipes participaram dos jogos: Parceiros do Agro, Rockets, Amigos do Vôlei, Bravos GV, Clube de Vôlei, Vôlei Los Guerreros, Viva Vôlei, 80s e Equipe Dez. As partidas decisivas definiram os grandes campeões das Séries Ouro e Prata. RESULTADOS DAS FINAIS: SÉRIE PRATA 1º Lugar: Bravos GV 2º Lugar: Amigos do Vôlei 3º Lugar: Rockets SÉRIE OURO 1º Lugar: Equipe Dez 2º Lugar: 80s 3º Lugar: Viva Vôlei O campeonato foi promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, e destacou-se pelo alto nível técnico das partidas e pela organização exemplar. Segundo o vice-prefeito Dinarte Farias, que participou das partidas finais e fez a entrega dos troféus e medalhas, a proposta vai além da competição: "O voleibol é um instrumento de integração comunitária, lazer e promoção da saúde, e esse campeonato reforça nosso compromisso com o desenvolvimento humano por meio do esporte." Com arquibancadas cheias e clima de confraternização, o evento encerrou com a entrega das premiações e reconhecimento a todos os envolvidos. A expectativa é de que, em 2025, o campeonato cresça ainda mais, fortalecendo o esporte amador e ampliando as oportunidades de participação e inclusão social em Getúlio Vargas. [gallery ids="22772,22771,22770,22768,22767"]