ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 26.05.2025 CAT: Educação

Getúlio Vargas participa do Dia do Desafio 2025

Município mobiliza escolas, empresas e comunidade em prol da saúde e do movimento   No dia 28 de maio (quarta-feira), Getúlio Vargas participa de mais uma edição do Dia do Desafio, promovido pelo Sesc RS. A campanha tem como principal objetivo estimular a população a praticar ao menos 15 minutos de atividade física nesse dia, promovendo saúde, qualidade de vida e conscientização coletiva. Neste ano, a proposta deixa de lado a tradicional competição entre cidades para reforçar um movimento de mobilização comunitária, que valoriza a prática de atividades físicas no cotidiano. Caminhadas, corridas, alongamentos, aulas de dança, ginástica e diversas outras modalidades são bem-vindas. As escolas, empresas, instituições e clubes são convidados a organizar suas ações internas e registrar sua participação junto ao Centro Municipal da Cultura (Biblioteca Municipal) pelo telefone (54) 99626-0912. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto reforça que o Dia do Desafio acontece no mesmo período da Etapa Micro Regional dos JERGS, somando forças na promoção do movimento e da saúde entre jovens e adultos. [gallery ids="23977,23976,23975,23974,23973,23972,23971"]

DATA: 26.05.2025 CAT: Educação

25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas é encerrada com contação de histórias nas escolas infantis

A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas encerrou suas atividades na última semana com um gesto especial de inclusão e carinho às crianças da rede municipal de Educação Infantil. Como forma de estender o espírito da leitura e da imaginação, foi realizada uma série de visitas às escolas que não puderam comparecer presencialmente à feira. A ação contou com apresentações da história "Menina Bonita do Laço de Fita", de Ana Maria Machado, que encantou os pequenos leitores com a narrativa do livro, acompanhada de recursos visuais, levando às crianças momentos de encantamento, escuta e interação. As apresentações aconteceram em salas de aula e ginásios escolares, reunindo turmas atentas e participativas. Para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, o encerramento reafirma o compromisso de levar literatura e experiências culturais a todos os cantos do município. "A leitura deve ser vivida desde os primeiros anos, e é esse contato afetivo com os livros que faz toda a diferença", destaca a responsável pelo Departamento Cultural, Maria Lurdes Scolari. Com essa programação especial, a Feira do Livro 2025 se despede com a certeza de que a literatura cumpriu, mais uma vez, seu papel transformador, aproximando crianças das palavras, das histórias e da fantasia. [gallery ids="23982,23981,23980"]

DATA: 26.05.2025 CAT: Notícias

Aviso Aposentados e Pensionistas

Prefeitura de Getúlio Vargas alerta aposentados e pensionistas sobre possíveis descontos indevidos: Diante de suspeitas de fraudes em benefícios, administração municipal orienta revisão de contracheques e disponibiliza canais para denúncias A Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas emitiu um alerta aos aposentados e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência do município. O comunicado oficial vem em resposta à existência de denúncias sobre irregularidades em benefícios previdenciários no âmbito do INSS, levantando a preocupação de que fraudes semelhantes possam atingir também os regimes municipais. Diante disso, a administração recomenda que todos os beneficiários revisem cuidadosamente seus contracheques e benefícios recebidos, com atenção especial à existência de descontos indevidos ou não autorizados. Caso identifiquem qualquer irregularidade, os cidadãos devem comunicar imediatamente à Prefeitura por meio dos canais oficiais. As denúncias podem ser feitas pelos seguintes meios: Site de Protocolos: www.pmgv.rs.gov.br/site/protocolos/ Ouvidoria Municipal: www.pmgv.rs.gov.br/site/ouvidoria/ Telefone: (54) 99983-6779 Atendimento Presencial: Secretaria Geral (Setor de Protocolos), localizada na Avenida Firmino Girardello, nº 85, Centro, Getúlio Vargas – RS, CEP 99900-000. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. O comunicado, assinado pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto, reforça o compromisso da gestão municipal com a transparência e a proteção dos direitos dos aposentados e pensionistas. Segue Abaixo em Anexo Aviso para Aposentados e Pensionistas e Circular Oficial Do TCE. Aviso_Aposentados_e_Pensionistas Oficio_Circular_DCF_24_2025_Orientacoes_RPPS [gallery ids="23499"]  

DATA: 23.05.2025 CAT: Educação

Prefeitura de Getúlio Vargas abre processo seletivo para Professor de Letras – Português/Inglês

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 27 de maio na Secretaria de Educação   A Prefeitura de Getúlio Vargas divulgou o Edital nº 181/2025, que abre processo seletivo simplificado para contratação temporária, por excepcional interesse público, de Professor de Letras com habilitação em Português e Inglês. O certame visa à formação de cadastro reserva para atender às demandas da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. As inscrições serão realizadas presencialmente, mediante entrega de envelope lacrado, entre até o dia 27 de maio de 2025, nos horários das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, diretamente na Secretaria de Educação, localizada junto ao Centro Administrativo Municipal. A participação é gratuita. Segundo o edital, a contratação será por até um ano, podendo ser prorrogada por igual período, conforme necessidade da administração municipal. O processo seletivo será composto por etapa única de análise curricular, considerando os títulos e certificados apresentados pelos candidatos. REQUISITOS Para se inscrever, o candidato deve possuir Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Português e Inglês, além de apresentar documentação obrigatória como CPF, RG, comprovantes de quitação eleitoral e militar (para homens), e ficha de inscrição devidamente preenchida. A carga horária semanal será de até 20 horas e o vencimento varia conforme a titulação do candidato. A homologação das inscrições será publicada no dia 28 de maio. Em caso de indeferimento, os candidatos poderão apresentar recurso no dia 29 de maio. A análise dos currículos será realizada em 4 de junho e o resultado preliminar divulgado em 5 de junho. A lista final de classificação está prevista para 12 de junho. Em caso de empate na pontuação, o critério de desempate será a idade mais avançada (para candidatos com 60 anos ou mais). Persistindo o empate, será realizado sorteio público no dia 11 de junho, às 16h, na Secretaria de Educação. INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE O edital também prevê reserva de 5% a 20% das vagas para pessoas com deficiência, desde que haja compatibilidade com as atribuições do cargo. A autodeclaração de deficiência deve ser feita no momento da inscrição, podendo a comissão organizadora solicitar documentação complementar. O processo será conduzido por uma comissão designada por portaria, observando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Todas as etapas e publicações estarão disponíveis no site oficial da Prefeitura (www.pmgv.rs.gov.br) e no mural de atos oficiais do município. 181_Edital_do_Proc_Selet_Temporaria_Professor_de_Letras_Portugues_Ingles_ENVELOPES_LACRADOS

DATA: 22.05.2025 CAT: Desenvolvimento

Getúlio Vargas participa do V Encontro Regional de Turismo Rural em Entre Rios do Sul

Evento destacou o potencial do turismo gastronômico e a importância da articulação regional para o desenvolvimento do setor   Na tarde da última sexta-feira (16), representantes do município de Getúlio Vargas participaram do V Encontro Regional de Turismo Rural, realizado em Entre Rios do Sul. Estiveram presentes a diretora de Turismo, Andreza Soccol; a extensionista e chefe do escritório local da Emater/RS-Ascar, Denise Luithardt Klitzke; e a consultora de Núcleos da ACCIAS, Vania Scolari Krussinski, além de integrantes do Roteiro Turístico Rural: Getúlio Vargas – Fé, Cultura e Tradição. O evento reuniu lideranças do turismo regional, entre elas o presidente da Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho, Fernando Cassol, e representantes da IGR Termas e Lagos, Luiz Henrique Bertollo e Carla Carvalho. A programação contou com a palestra da extensionista rural Luciana Gobbi, da Emater/RS-Ascar, que abordou o tema "Turismo Gastronômico", destacando a importância da culinária típica como ferramenta de valorização cultural e de fomento à economia local. Outro momento relevante foi a fala de Rodrigo Santos, diretor adjunto da Secretaria de Turismo do Estado, que apresentou a temática "Turismo Rural como Indutor do Desenvolvimento". Em sua exposição, Santos reforçou a necessidade de uma atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada para fortalecer o turismo rural como estratégia de crescimento sustentável. O encerramento do encontro foi marcado pela apresentação do roteiro "Reencontre Suas Raízes", desenvolvido em parceria por empreendedores de Entre Rios do Sul e Cruzaltense. A proposta oferece experiências imersivas ligadas à gastronomia, cultura e história locais, encerrando com uma confraternização no Sítio Olho D'Água, uma das propriedades integrantes da rota. A participação de Getúlio Vargas no evento reafirma o compromisso do município com o desenvolvimento do turismo rural como vetor de identidade, cultura e geração de renda, fortalecendo laços com iniciativas regionais e promovendo a valorização das tradições locais. [gallery ids="23999"]

DATA: 22.05.2025 CAT: Meio Ambiente

Getúlio Vargas abre a Semana do Meio Ambiente com programação educativa e interativa para estudantes

Atividades incluem palestra sobre logística reversa, oficinas temáticas e vivência ao ar livre com apoio dos Escoteiros e parceiros ambientais A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove no dia 3 de junho a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, com uma programação voltada à educação ambiental e à conscientização ecológica dos alunos das escolas municipais. A iniciativa conta com apoio do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Santa Clara, inpEV e Escoteiros do Brasil. As ações terão como público-alvo os estudantes do Ensino Fundamental e incluem desde palestras e oficinas educativas até vivências ao ar livre, proporcionando um dia de reflexão e conexão com a natureza. COMPROMISSO COM O FUTURO As atividades iniciam às 8h30, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal, com a abertura oficial da programação. Na sequência, às 8h45, será realizada uma palestra sobre logística reversa e destinação correta de embalagens após o consumo, com foco na importância da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos. Às 10h15, após um intervalo para o lanche, os estudantes participam de oficinas temáticas, pensadas para aprofundar os conhecimentos abordados na palestra. Toda a programação da manhã é direcionada às turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal. APRENDIZADO EM MEIO À NATUREZA No turno da tarde, a partir das 13h30, as atividades se transferem para o Parque Municipal das Águas, onde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de uma experiência ao ar livre em parceria com o Grupo Escoteiro Bororós. Com o tema acampamento de mínimo impacto, as ações buscam desenvolver valores como respeito ao meio ambiente, coletividade e autonomia. O encerramento das atividades está previsto para às 15h, com lanche coletivo. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA A Semana do Meio Ambiente em Getúlio Vargas reforça o compromisso do município com a formação de uma geração mais consciente e engajada na proteção dos recursos naturais. Unindo conhecimento técnico e vivência prática, a programação se apresenta como uma oportunidade valiosa de reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de um futuro sustentável. A ação integra o calendário ambiental nacional e visa fortalecer a conexão entre escola, poder público e sociedade civil em prol do desenvolvimento de políticas ambientais mais eficazes e participativas.

DATA: 22.05.2025 CAT: Educação

Geração Consciente: Ações de Saúde e Educação para a Transformação dos Jovens

No último dia 15 de maio, o Salão de Atos da Prefeitura Municipal foi palco de um evento significativo para os estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antonio Zambrzycki e Pedro Herrerias. A palestra, uma iniciativa das Secretarias de Saúde e Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, abordou temas essenciais para o desenvolvimento saudável e consciente dos adolescentes, focando na promoção da saúde mental, prevenção ao uso de drogas e a importância da autocompreensão emocional. UMA MAIOR ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLAS E SERVIÇOS DE SAÚDE O evento teve como objetivo reforçar a articulação entre as escolas e os serviços de saúde, criando um ambiente integrado e propício para o cuidado integral dos jovens. A proposta é engajar os adolescentes em práticas que promovam o bem-estar físico e psicológico, garantindo que eles se sintam apoiados em todas as dimensões de sua saúde. Segundo a Secretária Adjunta de Saúde e Assistência Social, Luana Paula Vendruscolo, a integração entre os diversos setores é importante para enfrentar desafios relacionados ao bem-estar dos adolescentes, como o aumento das questões de saúde mental e o uso de substâncias ilícitas entre os jovens. Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, é fundamental que a escola seja um lugar seguro onde os alunos se sintam acolhidos e orientados, e onde eles possam aprender sobre o cuidado com a saúde, não apenas do corpo, mas também da mente. O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA CONSCIENTIZAÇÃO A palestra contou com a presença de dois importantes profissionais de saúde: a psicóloga Márcia Secco Fernandez e o enfermeiro Márcio. Juntos, eles abordaram questões relacionadas à saúde mental, destacando a importância de os jovens aprenderem a lidar com suas emoções e sentimentos de maneira saudável. Márcia Secco falou sobre a relevância de os adolescentes desenvolverem inteligência emocional, um fator crucial para prevenir problemas como a ansiedade e a depressão. "Precisamos ensinar os jovens a reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável, para que possam enfrentar os desafios da vida com mais equilíbrio", afirmou a psicóloga. Já o enfermeiro Márcio trouxe à tona a questão do uso de drogas, alertando sobre os impactos físicos e psicológicos do consumo precoce. Ele explicou que, além de comprometer a saúde do corpo, o uso de substâncias pode afetar profundamente a saúde mental dos jovens, interferindo no desenvolvimento adequado de suas capacidades emocionais e sociais.   Legenda das fotos: Luana Reffiel Menta - SMECD, Rosdaeli Menegaz - coordenadora pedagógica da EMEF Pedro Herrerias, Enfermeiro do CAPS Márcio Cristiano Longo, Márcia Secco Fernandez - psicóloga do CAPES, Luciomar Vargas Jobim - vice-diretor EMEF Antonio Zambrzycki e Luana Vendruscolo Saúde   Secretária de Educação Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon   [gallery ids="23356,23352"]