ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 08.05.2025 CAT: Notícias

UBS Navegantes de Getúlio Vargas é certificada como Unidade Amiga da Mãe, Parceria e Criança

Reconhecimento integra programa da Rede Bem Cuidar RS e valoriza a qualificação da atenção primária à saúde   A Unidade Básica de Saúde Navegantes, do município de Getúlio Vargas, recebeu a certificação "Unidade Amiga da Mãe, Parceria e Criança", concedida pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. A solenidade de entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), no Polo de Cultura da ACCIE, em Erechim, com a presença de gestores, profissionais de saúde, autoridades da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e da deputada estadual Delegada Nadine. Representando o município, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e a equipe da UBS Navegantes. Durante a cerimônia, Gestora da RBC UBS Navegantes e Diretora de Ações e Servicos em Saúde, Rosane Cadorin, falou em nome de todas as Unidades Básicas de Saúde da região. Em sua manifestação, destacou a importância da Rede Bem Cuidar como parte integrante do Programa de Atenção Primária à Saúde. Segundo ela, o projeto proporcionou uma grande evolução técnica e humana às equipes. "Aprendemos muito com o programa. Passamos por capacitações, conhecemos melhor o nosso território e aprimoramos o cuidado com os idosos, com as mães e com as crianças", afirmou. Rosane também agradeceu ao Governo do Estado e à 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, que, segundo ela, foram fundamentais ao compartilharem conhecimento por meio de lives e formações, além de expressar gratidão aos secretários e prefeitos municipais por aderirem ao programa. "Esta certificação representa, sim, o compromisso das equipes com uma atenção acolhedora, inclusiva, eficiente e humanizada", completou. Ao todo, 31 municípios da 11ª CRS foram certificados por meio do programa Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS), que nesta edição está focado na qualificação do atendimento ao pré-natal, puerpério, puericultura e planejamento sexual e reprodutivo. A certificação da UBS Navegantes comprova o cumprimento das metas estabelecidas e reforça sua dedicação contínua à saúde materno, paterno e infantil no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destacou que o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo, baseado na técnica, no acolhimento e na humanização do atendimento. "Estamos vivendo a consagração da Rede Bem Cuidar em diferentes regiões do Estado", afirmou, ressaltando o protagonismo da 11ª CRS, que teve o maior número de municípios certificados nesta etapa. A equipe da UBS Navegantes segue mobilizada para manter o padrão de excelência, alinhando-se às diretrizes do programa, que prevê novos ciclos de avaliação até 2026. SOBRE A REDE BEM CUIDAR RS Criado como projeto estratégico da Secretaria Estadual da Saúde, o RBC/RS reúne 607 unidades de Atenção Primária em todo o Estado, promovendo práticas que fortalecem os vínculos entre profissionais, gestores e comunidade. O objetivo é garantir cuidado integral, equitativo e contínuo para a população dentro do SUS. [gallery ids="23317,23316,23314"]  

DATA: 08.05.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas se prepara para o Dia D do Projeto Poste Limpo

Ação inicia pela Rua Jacob Gremmelmaier e visa melhorar 08a segurança e organização visual da cidade   A Prefeitura de Getúlio Vargas promove, na próxima terça-feira, dia 13 de maio, o primeiro Dia D do Projeto Poste Limpo, uma ação conjunta voltada à retirada de cabos em desuso, fiações irregulares e à adequação técnica da rede de cabeamentos instalados nos postes do município. O ponto de partida será a Rua Jacob Gremmelmaier, onde a mobilização ocorrerá a partir das 8h30. A iniciativa busca garantir mais segurança à população, prevenir acidentes e tornar o ambiente urbano mais organizado e esteticamente agradável. Além disso, a ação segue os critérios da normativa GED 270, que estabelece padrões técnicos para a correta ocupação dos postes por prestadores de serviços, como empresas de internet e telefonia. O Projeto Poste Limpo é resultado da parceria entre a Administração Municipal, a Defesa Civil, empresas de internet, a concessionária de energia elétrica e a Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul). A força-tarefa contará com o envolvimento direto das Secretarias Municipais de Administração e de Obras, além de servidores e técnicos especializados. A expectativa é de que os Dias D se tornem ações mensais em diferentes regiões da cidade, com foco na modernização da infraestrutura urbana e na eliminação dos riscos associados ao acúmulo de cabos soltos ou abandonados. Com o avanço do projeto, Getúlio Vargas reafirma seu compromisso com o bem-estar da população, a segurança pública e a valorização dos espaços urbanos.

DATA: 08.05.2025 CAT: Educação

JERGS 2025 – Etapa Municipal movimenta escolas de Getúlio Vargas

Evento reuniu estudantes da rede municipal e estadual 08em dois dias de esporte, integração e superação   Nos dias 6 e 7 de maio de 2025, o Ginásio Municipal Ataliba José Flores foi sede da Etapa Municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) em Getúlio Vargas. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, o evento contou com a participação de estudantes de diversas escolas da cidade, envolvendo a comunidade escolar em um verdadeiro espetáculo de inclusão, competitividade e espírito esportivo. Participaram das disputas as escolas EMEF Pedro Herrerias, EMEF Antônio Zambrzycki, EMEF Cônego Stanislau Olejnik, Colégio Estadual Antônio Scussel (CEAS), EEEF Érico Veríssimo, EEEF Souza Ramos, EEEF Rio Toldo, EEEF Mathias Lorenzon e a Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE). As competições aconteceram nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol e atletismo — todas nas categorias masculino e feminino, infantil e juvenil. Os jogos foram marcados por momentos de superação, entusiasmo e interação entre alunos, professores, familiares e amigos. CLASSIFICADOS PARA A ETAPA MICRORREGIONAL Abaixo, confira as equipes e alunos classificados para a próxima fase dos JERGS, a ser realizada no fim do mês de maio: HANDEBOL Juvenil Masculino: EMEF Pedro Herrerias Infantil Masculino: EMEF Pedro Herrerias Juvenil Feminino: EMEF Antônio Zambrzycki Infantil Feminino: EMEF Antônio Zambrzycki FUTSAL Juvenil Masculino: Colégio Estadual Antônio Scussel – CEAS Infantil Masculino: EEEF Érico Veríssimo Juvenil Feminino: EMEF Antônio Zambrzycki Infantil Feminino: EMEF Pedro Herrerias VOLEIBOL Juvenil Masculino: CEAS Infantil Masculino: CEAS Juvenil Feminino: CEAS Infantil Feminino: CEAS BASQUETEBOL Infantil Masculino: EMEF Pedro Herrerias ATLETISMO Corridas: 80m Feminino: EMEF Padre Manoel da Nóbrega 150m Feminino: EMEF Cônego Stanislau Olejnik e EMEF Padre Manoel da Nóbrega 800m Masculino: EMEF Cônego Stanislau Olejnik Arremessos: Arremesso de Peso (3kg) – Feminino: EEEF Érico Veríssimo EDUCAÇÃO E ESPORTE CAMINHANDO JUNTOS Os JERGS são uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), executada pelas Coordenadorias Regionais de Educação, com apoio das prefeituras e das escolas públicas. O projeto visa estimular a prática esportiva entre os alunos da rede pública, promovendo o desenvolvimento físico, social e educacional dos estudantes. A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, destacou a importância do evento. "Mais do que uma competição, os JERGS são uma grande oportunidade de fortalecer os laços entre escola e comunidade, despertando nos jovens valores como disciplina, trabalho em equipe e respeito ao próximo." Com os classificados definidos, a expectativa agora é pela Etapa Microrregional, em que os atletas de Getúlio Vargas levarão consigo o talento, a dedicação e o orgulho de representar suas escolas e sua cidade. [gallery ids="23305,23304,23302,23301"]

DATA: 06.05.2025 CAT: Notícias Destaque

Getúlio Vargas realiza a 10ª Conferência Municipal de Saúde no dia 12 de maio

Com o tema "Construindo a saúde que queremos", evento será realizado no Salão de Atos a partir das 13h30   A Administração Municipal de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, promove na próxima segunda-feira, 12 de maio, a 10ª Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de debater, avaliar e propor diretrizes para a formulação de políticas públicas na área da saúde. O encontro acontecerá no Salão de Atos da Prefeitura, com início às 13h30, e terá como tema central "Construindo a saúde que queremos". A proposta da conferência é abrir espaço para a participação popular, ouvindo usuários do sistema, profissionais da saúde, gestores públicos e representantes de entidades civis sobre os principais desafios e caminhos para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Durante a programação, serão abordadas questões relacionadas ao acesso, à qualidade dos serviços, à gestão participativa e à valorização dos profissionais da área. Segundo o secretário de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, a escuta da comunidade é essencial para garantir que as políticas públicas estejam alinhadas às reais necessidades da população. "Queremos construir, junto com os cidadãos, uma saúde mais humana, eficiente e acessível", destaca Pasa. A participação é aberta a toda a comunidade, especialmente aos usuários do SUS, conselheiros de saúde, servidores públicos e lideranças locais. [gallery ids="23294,23293,23292,23290"]

DATA: 02.05.2025 CAT: Educação

Edital destina recursos do Fundo Municipal de Desporto para projetos de pessoas físicas e jurídicas; prazo segue até 28 de maio

A Prefeitura de Getúlio Vargas anunciou a abertura das inscrições para o Edital nº 58/2025, que regulamenta o chamamento público da 5ª edição do programa "Avança Mais no Esporte". A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento esportivo local por meio da destinação de recursos do Fundo Municipal de Desporto, Lazer e Recreação, contemplando tanto pessoas físicas quanto jurídicas. Os interessados têm até o dia 28 de maio de 2025 para elaborar e inscrever seus projetos. A proposta é incentivar ações que promovam o esporte como instrumento de inclusão, saúde e qualidade de vida no município. "É uma oportunidade importante para que atletas, treinadores, instituições e demais agentes do setor esportivo possam colocar em prática iniciativas que beneficiem a comunidade. Queremos valorizar quem movimenta o esporte local", destaca a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon. A seleção dos projetos será feita com base nos critérios estabelecidos no edital, disponível para consulta no site da Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas. A Administração Municipal reforça que a participação é aberta e democrática, estimulando a diversidade de propostas e modalidades. SERVIÇO Edital: 58/2025 – Chamamento Público "Avança Mais no Esporte" – 5ª Edição Inscrições: até 28 de maio de 2025 Destinatários: pessoas físicas e jurídicas Objetivo: incentivo a projetos esportivos com recursos do Fundo Municipal de Desporto, Lazer e Recreação Informações e edital completo: www.pmgv.rs.gov.br   58_2025_Edital_Premiacoes_Desportivas  

DATA: 29.04.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas avança na limpeza urbana com reunião estratégica do Projeto Poste Limpo

Primeira ação prática do programa será no dia 13 de maio   Na tarde desta terça-feira, 29 de abril, no gabinete do prefeito de Getúlio Vargas, aconteceu um encontro decisivo para o avanço da infraestrutura urbana do município. A reunião marcou o início prático da implementação do Projeto Poste Limpo, iniciativa da Prefeitura em parceria com a Associação dos Provedores de Internet do Sul (InternetSul), operadoras de internet e energia elétrica, além do apoio do Ministério Público da comarca local. Com o objetivo de organizar e higienizar a ocupação dos postes, retirando fios em desuso e cabos soltos, a ação visa reduzir a poluição visual e aumentar a segurança nas vias públicas. "Nosso município precisa de ações efetivas, e quando trabalhamos em conjunto, mostramos à população que é possível fazer diferente", afirmou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto durante a abertura do encontro. MINISTÉRIO PÚBLICO APOIA INICIATIVA A reunião contou com a presença do promotor de Justiça Alexandre Murussi, que manifestou total apoio à proposta. "O Ministério Público não é apenas um órgão fiscalizador, mas um catalisador para que essas ações avancem. Ver empresários comprometidos com a cidade mostra que estamos no caminho certo", destacou. Também participaram da reunião os representantes das empresas Claro, GL Fibra, Rio Grande Online, Mnhnet Telecom, Agar, Razão Info, Granzo, RGE, além dos secretários municipais de Administração e Obras, Tatiane Giaretta e Sérgio Lima, Defesa Civil e o diretor regional da InternetSul, Adriano Vanzetto. A lista de presença reuniu profissionais técnicos, gestores e representantes institucionais comprometidos com a execução coordenada do projeto. Segundo Vanzetto, o planejamento inicial inclui ações mensais denominadas "Dia D", com início marcado para 13 de maio, na Rua Jacob Gremmelmaier. Em junho, dia 10, a ação seguirá para a Rua Major Cândido Cony, e em julho, dia 8, para a Avenida Borges de Medeiros. "Esse calendário é estratégico, respeitando prazos da operadora Oi para retirada de cabos e a organização dos demais provedores locais", explicou. PROJETO É COLABORATIVO E NÃO PUNITIVO Durante a apresentação, o coordenador da InternetSul reiterou que o projeto não tem caráter punitivo, mas sim colaborativo. "Queremos padronizar e organizar o espaço público de forma técnica e responsável, conforme a normativa GED 270. Não estamos aqui para multar, mas para ajudar", enfatizou. A concessionária RGE confirmou a substituição de postes de madeira por concreto, processo já em andamento. De um total de 4.812 postes no município, 639 ainda são de madeira, mas todos passam por inspeção periódica. PREFEITURA E SECRETARIAS REFORÇAM COMPROMISSO O secretário de Obras, Sérgio Lima, também se colocou a sua pasta como parceira permanente da ação. "Vamos capacitar servidores locais para manter a continuidade do projeto. Isso é essencial para garantir que os resultados sejam duradouros", declarou o secretário. A secretária de Administração, Tatiane Giaretta, também destacou a importância do trabalho conjunto: "Ações como essa mostram que a gestão pública pode ser eficiente e transformadora quando há união de esforços". Ao final da reunião, foi firmada a criação de um grupo de trabalho em aplicativo de mensagens, por onde serão definidas as ações operacionais, confirmadas as presenças das equipes técnicas e organizadas as próximas etapas. "A comunidade será convidada a participar, inclusive denunciando pontos críticos de fiação por meio de um canal direto. Essa é uma iniciativa que transforma a cidade com segurança, planejamento e colaboração", concluiu o prefeito. Com o Projeto Poste Limpo, Getúlio Vargas se junta a outras cidades da região norte do Estado que já iniciaram a reorganização da rede aérea urbana. O modelo já é referência em municípios como Erechim, Passo Fundo e Estação, e deve se consolidar como política pública permanente para cidades mais limpas, seguras e eficientes. [gallery ids="22933,22932,22930"]  

DATA: 29.04.2025 CAT: Fazenda

IPTU 2025

Saiba mais sobre IPTU 2025 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 28.04.2025 CAT: Desenvolvimento

XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho aponta caminhos para fortalecer a produção, debate o futuro das culturas e novos mercados

Evento reuniu cerca de 350 pessoas para discutir clima, produtividade e mercado em Getúlio Vargas   O Centro Comunitário Centenário de Getúlio Vargas recebeu, nesta sexta-feira, 25 de abril, cerca de 350 produtores, estudantes, técnicos e lideranças do agronegócio regional para o XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho. O evento foi promovido pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (Aeamau), Centro Universitário Ideau (Unideau) e Associação Comercial, Cultural, Industrial e Agropecuária de Getúlio Vargas (Accias). O Fórum Norte Gaúcho tem como tema central "A Informação que Fortalece o Agro", com o objetivo de oferecer subsídios técnicos e de mercado para um dos setores mais estratégicos da economia regional. Na abertura, o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos da Silva, manifestou preocupação com o cenário atual da agricultura. "Estamos em um momento de descapitalização e de dificuldade para honrar compromissos financeiros. Discutir práticas agrícolas, mercado e clima é fundamental para manter a sustentabilidade das propriedades", afirmou​. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto reforçou a importância histórica do agronegócio para a economia brasileira. "Se o agro vai mal, tudo vai mal. É o agronegócio que sustenta a economia brasileira", declarou​. CLIMA EXTREMO E NECESSIDADE DE GESTÃO DE RISCOS A meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, abriu o ciclo de palestras com uma análise detalhada dos eventos climáticos extremos de 2024 e as projeções para 2025​. "O que aconteceu foi extremo e é improvável que se repita tão cedo, mas o produtor precisa estar preparado. O passado recente expôs a fragilidade das políticas públicas e da gestão de desastres", alertou. Para 2025, a expectativa é de um ano de neutralidade climática, mas com instabilidade. "Teremos alternância entre períodos de estiagem e chuvas intensas, além de variações bruscas de temperatura", afirmou Estael. Ela recomendou que os agricultores adotem práticas de gestão de risco para aumentar a resiliência das propriedades. "Olhar para o que aconteceu em 2024 não é apenas relembrar um desastre, é usar o aprendizado para construir soluções mais eficientes e evitar que a história se repita", concluiu. ECOFISIOLOGIA DO MILHO E PRODUTIVIDADE NO CAMPO O professor e pesquisador Elmar Luiz Floss, referência nacional em fisiologia vegetal, destacou a importância estratégica do milho para o agronegócio e para a segurança alimentar​. "O milho é hoje o cereal mais produzido no mundo e essencial para a cadeia de proteínas animais. No Brasil, temos um potencial extraordinário de expansão", afirmou. Floss defendeu a adoção de práticas agronômicas rigorosas para alcançar altos rendimentos. "O milho é a base do sistema de plantio direto e da rotação sustentável de culturas. Investir em manejo correto e adubação adequada é fundamental", pontuou. PERSPECTIVAS ECONÔMICAS FAVORÁVEIS PARA MILHO E TRIGO O economista Ruy Augusto da Silveira Neto apresentou uma análise estratégica sobre o mercado mundial de grãos​. Segundo ele, a demanda global por milho continua crescente, enquanto os estoques finais seguem em queda, o que tende a manter os preços aquecidos. "A menor relação estoque/consumo desde 2010 favorece a valorização dos preços. Para quem produz milho, o cenário é bastante positivo", avaliou. Em relação ao trigo, Ruy destacou que a instalação de novas usinas de etanol de cereais amplia as possibilidades de mercado para os produtores​. INOVAÇÃO: ETANOL A PARTIR DO TRIGO Milton Sfredo, gerente de Agronegócios da Be8, apresentou o projeto da maior usina de etanol de cereais da América Latina, atualmente em construção entre Passo Fundo e Carazinho​. A planta terá capacidade para processar cerca de 525 mil toneladas de trigo por ano, transformando o grão não apenas em etanol, mas também em glúten vital e subprodutos para alimentação humana e animal. "O verdadeiro pilar econômico do projeto é a produção de glúten. Mesmo trigos de menor qualidade poderão ser aproveitados, garantindo renda ao produtor", explicou Sfredo. Além disso, ele enfatizou que o projeto visa incentivar o aumento da área cultivada no inverno. "Nossa meta é ocupar parte significativa dos mais de 1 milhão de hectares disponíveis no Estado para a produção de trigo", destacou​. PAINEL TÉCNICO DISCUTE PRODUTIVIDADE E SUSTENTABILIDADE O painel técnico, mediado por Alencar Paulo Rugeri, gestor da área de culturas anuais da Emater/RS-Ascar, aprofundou o debate sobre o cenário da produção de trigo no Rio Grande do Sul. "Apenas 22% da área de grãos do Estado é cultivada no inverno. Precisamos avançar para 1,5 safras por ano para garantir a sustentabilidade das propriedades", ressaltou Rugeri. O engenheiro agrônomo Giovani Faé, gestor da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, defendeu a importância da assistência técnica para o aumento da produtividade. "Com planejamento adequado e boas práticas agrícolas, é possível superar a média histórica e alcançar rendimentos mais altos nas lavouras de trigo", afirmou. Tiago De Paoli, gerente comercial Sul da Biotrigo, trouxe à discussão as inovações no melhoramento genético. "Estamos desenvolvendo cultivares de trigo mais resistentes a doenças e melhor adaptadas ao clima do Sul do Brasil. A pesquisa genética é decisiva para o avanço da cultura", pontuou​. APOIO INSTITUCIONAL E PATROCINADORES O Fórum contou com o patrocínio de importantes entidades, que garantiram a realização do evento: o Sicredi como patrocinador Diamante; o Senar e a Bayer como patrocinadores Prata; e a Cotrijal, Adubos Coxilha, Pioneer, Brevant Sementes, Banco do Brasil e Be8 como patrocinadores Bronze​. Em seu pronunciamento, o gerente de desenvolvimento agro regional da Sicredi Sul Minas, Ademir Iorkoski, destacou a relevância da informação para a evolução do agronegócio. "O conhecimento é o insumo que faz a diferença na rentabilidade da propriedade rural", afirmou​. Ele revelou que, até abril de 2025, 85% da área prevista para financiamento da safra de trigo já estava contratada, demonstrando a confiança dos produtores na cultura do inverno. Atualmente, a instituição responde por cerca de 60% do crédito rural liberado na região de Getúlio Vargas e arredores. "Plantar é o único caminho para colher bons resultados. O mercado pode oscilar, o clima pode surpreender, mas quem não planta, não colhe. E hoje, com boa gestão e informação qualificada, o produtor está cada vez mais preparado para transformar desafios em oportunidades", concluiu​. O evento encerrou com um almoço de confraternização e troca de experiências entre produtores, técnicos, estudantes e lideranças do agronegócio. [gallery ids="22867,22856,22857,22862,22861,22865,22866,22859,22864,22855,22860,22863"]