ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 24.06.2025 CAT: Educação

Seminário do LEEI promove formação de professores da Educação Infantil na UFFS Campus Erechim

Evento contou com a participação de profissionais de Getúlio Vargas   O Seminário do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) realizado na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Campus Erechim, nesta segunda-feira, 23 de junho, foi um evento significativo que reuniu educadores da região para um dia de aprendizado, trocas de experiências e visitas ao campus universitário. Representando a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas participaram a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon; o coordenador pedagógico, David Anderson Zanoni; as orientadoras pedagógicas Luana Letícia Menta e Daniela Hoffmann; e a professora da rede municipal de ensino, Aline Fochezatto. O evento teve início pela manhã, com um momento cultural conduzido pelo Professor Me. Jorge Valdair Psidonik, técnico em Assuntos Educacionais da UFFS, que deu as boas-vindas aos participantes e fez o protocolo de abertura. Na sequência, as professoras Mestre Rosângela Fátima Dalagnol, docente de Educação Infantil no Colégio Marista Medianeira e sócia-proprietária do Kairós - Ateliê da Infância e Centro de Formação para Educadores, e a especialista Luana Rotta Confortin, professora de Ensino Fundamental no mesmo colégio, compartilharam suas valiosas experiências no campo da educação infantil. O curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil" teve como principal objetivo capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades que favoreçam a linguagem oral e escrita nas crianças da pré-escola. A proposta foi fortalecer a formação dos educadores para que, com mais qualidade e segurança, pudessem trabalhar com aspectos fundamentais do processo de aprendizagem, mesmo que a alfabetização não seja o foco principal dessa fase. O turno da tarde foi dedicado à visitação dos diversos espaços da UFFS Campus Erechim. Os participantes conheceram os laboratórios de Química, Microscopia e Geologia, bem como as instalações de História, Ciências, Brinquedoteca e Mapoteca. Além disso, puderam conferir uma exposição de trabalhos realizados pelas cursistas, evidenciando a dedicação e o conhecimento compartilhado durante o curso. Marcelo Luis Ronsoni, servidor da UFFS e representante do diretor do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, ressaltou a importância de eventos como esse, que aproximam as professoras da universidade, criando um espaço para o aprimoramento contínuo e para a troca de experiências enriquecedoras. O seminário também contou com importantes colaboradores na organização, como a Professora Dra. Adriana Salete Loss, docente da UFFS, que teve um papel fundamental na realização do evento, contribuindo ativamente para sua estruturação e desenvolvimento. COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CONTÍNUA O seminário destacou o trabalho dedicado das formadoras municipais que, desde setembro de 2024, se engajaram nos estudos e na construção de conhecimentos com o objetivo de melhorar a educação na região. Entre elas, destacam-se Adrieli Boscheto, Aline Fochezatto, Cristiane Frosi, Deise Rigon, Gislaine Regina de Souza, Luana Reffiel Menta, Sthefany Regina Dalbosco Nunes, Tauane Danelli Baroni, Valéria Tortelli e Vanderlise Ines Prigol Reginato. A formadora municipal do polo Getúlio Vargas, Aline Fochezatto, em sua fala, enfatizou a relevância do LEEI em introduzir as crianças ao universo da linguagem escrita desde os primeiros anos de vida escolar. "O LEEI reconhece a importância de trabalhar com a linguagem escrita desde a educação infantil, mesmo que a alfabetização não seja o objetivo principal dessa etapa da educação. A familiaridade com a linguagem escrita desde cedo pode trazer benefícios para a vida toda", afirmou. A EDUCAÇÃO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO O evento foi mais uma importante oportunidade para reforçar o papel da educação como ferramenta de transformação social. O Seminário do LEEI não só promoveu a formação técnica de professores, mas também fortaleceu o compromisso de todos os envolvidos com uma educação de qualidade, capaz de formar cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com o futuro da sociedade. [gallery ids="25265,25264,25262,25263"]

DATA: 24.06.2025 CAT: Meio Ambiente

Getúlio Vargas busca boas práticas em proteção animal com visita técnica a Passo Fundo

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente conhece estrutura de referência no cuidado com cães e gatos Na manhã desta terça-feira, 24 de junho, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas estiveram em Passo Fundo para uma visita técnica à recém-inaugurada sede do Centro da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e Ambulatório Veterinário daquele município. A comitiva foi composta pela coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal, Bianca Evelin Nath, e pelo servidor Márcio Prado. Os representantes de Getúlio Vargas foram recepcionados pela coordenadora do Bem-Estar Animal de Passo Fundo, Maria de Lurdes, que apresentou as instalações e funcionamento do novo espaço. A estrutura reúne, em um mesmo local, os serviços de atendimento clínico, setor administrativo e fiscalização ambiental, oferecendo um modelo integrado e acessível à população. ATENDIMENTO GRATUITO E ESTRUTURA COMPLETA O novo centro tem como principal proposta centralizar e facilitar o atendimento à causa animal, oferecendo consultas clínicas gratuitas para avaliação da saúde de cães e gatos, além da realização de procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade, como curativos, aplicação de medicamentos, suturas superficiais, coletas para exames, fluidoterapia e uso de sedativos ou anestésicos locais — sempre sob a supervisão de um médico-veterinário. Procedimentos cirúrgicos, internações e anestesia geral não são permitidos no local, conforme as diretrizes estabelecidas para a unidade. Além dos ambulatórios, o espaço conta com farmácia pet, salas administrativas, área de acolhimento e o setor de fiscalização ambiental, que passa a contar com reforço no número de fiscais para melhor atuação. A proposta do centro é ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e à saúde pública, com foco na prevenção, cuidado e apoio à população em situação de vulnerabilidade social. A visita técnica reforça o empenho da gestão municipal de Getúlio Vargas em buscar experiências exitosas e inovadoras que possam ser adaptadas à realidade local. A troca de experiências entre as duas cidades fortalece o compromisso com uma atuação eficiente, humanizada e responsável na proteção e cuidado com os animais. [gallery ids="25249,25248,25247"]

DATA: 23.06.2025 CAT: Fazenda

REFAZ 2025

Saiba mais sobre REFAZ 2025 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 23.06.2025 CAT: Educação

Inovação e Inclusão em Foco: Fórum da Educação 2025 reúne educadores e especialistas para repensar práticas e valores pedagógicos

Evento ocorre entre os dias 23 e 25 de julho, em Getúlio Vargas, e terá conferências, oficinas e simpósios voltados à formação de professores, gestores e pesquisadores   Getúlio Vargas será sede, mais uma vez, de um dos mais relevantes encontros educacionais da região: o XXIX Fórum Municipal de Educação, XXVI Fórum Regional de Educação e XXV Fórum Nacional de Educação, que acontece de 23 a 25 de julho de 2025, no auditório da UNIDEAU. O evento é uma realização da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), com apoio de diversas instituições de ensino e entidades educacionais parceiras. Com o tema "Inovação e Inclusão: perspectivas e desafios educacionais contemporâneos", o evento tem como objetivo promover a formação continuada e reflexiva de profissionais da educação, propondo novos olhares sobre práticas pedagógicas, metodologias ativas e o resgate de valores que, embora atemporais, foram sendo deixados de lado. A programação contempla conferências, oficinas pedagógicas, simpósios temáticos e momentos culturais, reunindo nomes de destaque da educação e da saúde, como o professor doutor Ricardo Mariz, a professora doutora Maria Beatriz Moreira Luce e o médico neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz. "Mais do que discutir tecnologia, queremos refletir sobre inovação enquanto atitude: rever o que se fazia bem, resgatar práticas que acolhem e educam para a vida", explica a secretária municipal de Educação de Getúlio Vargas, Profª Dra. Luciane Spanhol Bordignon, que também coordena o evento. TRÊS DIAS DE IMERSÃO EM SABERES E FAZERES A cerimônia de abertura oficial está marcada para a manhã do dia 23 de julho, com a conferência de abertura com o Prof. Dr. Ricardo Mariz, que abordará os desafios e possibilidades da inovação e inclusão na educação contemporânea. À tarde, ocorre o lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos, seguido de simpósios. No dia 24 de julho, oficinas pedagógicas e, o dia 25, será dedicado a duas grandes conferências: pela manhã, o médico neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz falará sobre autismo e inclusão; à tarde, a Profª Dra. Maria Beatriz Moreira Luce discorrerá sobre educação, ciência e a realização do humano. Ao longo dos três dias, o Fórum também contará com momentos culturais, valorizando a arte como expressão formativa e integradora. FORMAÇÃO COM FOCO HUMANO Com um público-alvo que inclui professores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação, além de lideranças sociais, o Fórum busca fortalecer redes de diálogo entre instituições de ensino, fomentar a colaboração entre pares e incentivar a revisão crítica de práticas tradicionais, valorizando aquilo que realmente faz diferença na formação dos sujeitos. com apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense e As inscrições são realizadas exclusivamente online, com valor individual de R$ 100,00, ou R$ 80,00 para grupos com 10 ou mais participantes, até o dia 17 de julho. O pagamento é via chave Pix: pedagogico@smecd.pmgv.rs.gov.br. "A educação que transforma é aquela que escuta, que acolhe, que ousa inovar sem abandonar o essencial. Este Fórum é um convite para isso", resume a comissão organizadora, composta por representantes da SMECD, UNIDEAU, URI Erechim, UPF, IFRS, UFFS, CME e NIAE. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Getúlio Vargas (www.pmgv.rs.gov.br) ou pelo WhatsApp (54) 99983-2078.  

DATA: 20.06.2025 CAT: Notícias

Chuvas intensas causam danos pontuais em Getúlio Vargas, mas sem desabrigados até o momento

Secretário de Obras tranquiliza população e monitora efeitos do mau tempo no interior do município   Getúlio Vargas tem enfrentado episódios de chuvas intensas nos últimos dias, mas, conforme o secretário de Obras do município, Sérgio Lima, a situação permanece sob controle. Ele informou que os danos registrados até o momento são considerados pontuais e não há, até agora, registro de famílias desabrigadas. "Temos algumas situações, mas são pontuais, isoladas", afirmou o secretário, citando casos de muros residenciais que caíram em diferentes pontos da cidade. Apesar dos estragos estruturais, não houve alagamentos de residências nem a necessidade de remoção de moradores. As estradas do interior do município, conforme o secretário, ainda permanecem transitáveis, mas o acumulado de chuvas já acende um sinal de alerta. "A situação preocupa, principalmente pelo volume de chuva que tivemos e que poderá ter", pontuou. Ele ressaltou que a equipe da Secretaria de Obras segue mobilizadas, monitorando os trechos mais críticos, especialmente nas áreas rurais, onde o risco de danos tende a ser maior. A Prefeitura de Getúlio Vargas segue em monitoramento constante e reforça que qualquer situação de emergência pode ser comunicada diretamente às equipes de obras ou à Defesa Civil do município.

DATA: 20.06.2025 CAT: Desenvolvimento

Produtores rurais com receita acima de R$ 360 mil devem emitir Nota Fiscal Eletrônica a partir de julho

Prefeitura de Getúlio Vargas alerta sobre obrigatoriedade e penalidades previstas para quem não se adequar   A Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Agricultura, emitiu um comunicado importante direcionado aos produtores rurais do município: aqueles que possuem receita bruta anual superior a R$ 360 mil, nos anos de 2023 ou 2024, estão obrigados a emitir Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) desde o dia 3 de fevereiro de 2025, conforme determina a legislação estadual. De acordo com o aviso, a partir de 1º de julho de 2025, os produtores que ainda não tiverem se adequado à norma estarão sujeitos a penalidades legais, incluindo multas e outras sanções previstas na legislação tributária. "A não emissão da NF-e, quando obrigatória, é considerada sonegação de impostos", destaca a secretaria. A medida faz parte de um processo gradual de modernização da emissão de documentos fiscais no setor agrícola. Já os produtores que possuem receita bruta anual inferior a R$ 360 mil terão mais prazo para se adaptar: para esse grupo, a obrigatoriedade da NF-e passará a valer a partir de 5 de janeiro de 2026, quando todos os produtores rurais do Rio Grande do Sul, independentemente do faturamento, deverão emitir a nota fiscal eletrônica. Para consultar a lista dos produtores obrigados a adotar o sistema, a Receita Estadual disponibilizou um link específico: https://atendimento.receita.rs.gov.br/central-de-conteudo A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Getúlio Vargas reforça que está à disposição para esclarecimento de dúvidas e orientações sobre o processo de emissão da NF-e. A orientação da prefeitura é para que os produtores se antecipem e busquem o suporte necessário para garantir a regularização dentro do prazo, evitando prejuízos e transtornos.  

DATA: 18.06.2025 CAT: Educação

Getúlio Vargas abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futsal 2025

Competições contarão com categorias masculinas e femininas; reunião de organização será no dia 25 de junho, na Biblioteca Municipal   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio do Departamento de Desporto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, está organizando mais uma edição do Campeonato Municipal de Futsal. A competição, tradicional no calendário esportivo local, promete movimentar atletas e torcedores a partir do segundo semestre de 2025, reunindo equipes em diversas faixas etárias e promovendo o fortalecimento do esporte amador na cidade. As inscrições já estão abertas para todas as equipes interessadas em participar do campeonato. No naipe masculino, o torneio será disputado nas categorias Livre, Veterano e Master. Já no feminino, a disputa será na categoria Livre. A expectativa é de ampla participação das comunidades locais, como já é tradição em edições anteriores. A primeira reunião de organização, bem como a entrega da ficha de inscrição, está agendada para o próximo dia 25 de junho, na Biblioteca Municipal de Getúlio Vargas. Na ocasião, serão repassadas as diretrizes da competição, regulamento, critérios de participação e detalhes logísticos das partidas. Segundo o Departamento de Desporto, o objetivo do campeonato vai além da competição: trata-se de uma ação voltada à valorização da prática esportiva, à promoção da saúde e da integração entre os munícipes. "Queremos envolver toda a comunidade, incentivando o esporte como ferramenta de inclusão e qualidade de vida", destacou responsável pelo Departamento, Lucas Saraiva. A realização do Campeonato Municipal de Futsal 2025 reforça o compromisso da Administração Municipal com o fomento ao esporte e ao bem-estar coletivo. Informações complementares e a retirada da ficha de inscrição podem ser feitas diretamente com o Departamento de Desporto da Prefeitura.  

DATA: 18.06.2025 CAT: Administração

Expediente normal na Prefeitura após o feriado de Corpus Christi

Educação e serviços vinculados ao setor terão ponto facultativo na sexta-feira, conforme Decreto nº 4.113/2025   A Prefeitura de Getúlio Vargas informa que o expediente nas repartições públicas municipais será normal na sexta-feira, 20 de junho, após o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira, dia 19. Todos os setores administrativos e serviços essenciais estarão atendendo em horário habitual, garantindo a continuidade dos trabalhos junto à população. EDUCAÇÃO E TRANSPORTE ESCOLAR COM ATIVIDADES SUSPENSAS Conforme o Decreto nº 4.113, de 16 de junho de 2025, assinado pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto, fica instituído ponto facultativo no dia 20 de junho exclusivamente para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Com isso, não haverá expediente nas Escolas Municipais, abrangendo o quadro do Magistério e demais servidores lotados nas instituições de ensino. Também estarão com atividades suspensas: SESI; NIAE (Núcleo Integrado de Atendimento Educacional); Programa AABB Comunidade; Ginásio Municipal de Esportes; Biblioteca Pública Municipal; e Serviço de Transporte Escolar. O decreto estabelece ainda que as horas referentes ao ponto facultativo serão devidamente abonadas, não sendo exigida compensação por parte dos servidores abrangidos. COLETA DE LIXO SERÁ SUSPENSA APENAS NO FERIADO A única alteração nos serviços públicos gerais será na coleta de lixo, que estará suspensa na quinta-feira, 19 de junho, dia do feriado. A Secretaria de Meio Ambiente reforça que os moradores não devem depositar resíduos nas calçadas nesta data, com o objetivo de evitar acúmulo de lixo, mau cheiro, proliferação de animais e obstrução das vias públicas. O recolhimento será retomado normalmente na sexta-feira (20/06), conforme o cronograma regular. ADMINISTRAÇÃO AGRADECE COMPREENSÃO DA COMUNIDADE A Prefeitura agradece a compreensão da comunidade e reforça seu compromisso com a prestação contínua dos serviços públicos. A colaboração de todos é essencial para manter a cidade limpa, organizada e em pleno funcionamento durante o feriado prolongado.