ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 02.07.2025 CAT: Fazenda

Moradoras de Getúlio Vargas são contempladas com prêmios no sorteio da Nota Fiscal Gaúcha

Zuleica Andara Saldanha e Emanuele Alecsandra Beck vão receber R$ 500,00 cada no sorteio municipal de junho   Duas moradoras de Getúlio Vargas foram contempladas com prêmios no sorteio municipal da Nota Fiscal Gaúcha (NFG), edição de junho de 2025. O sorteio foi realizado no dia 26 de junho, e premiou Zuleica Andara Saldanha e Emanuele Alecsandra Beck, cada uma com R$ 500,00. A extração, de número 153, registrou a participação de 49.139 bilhetes. O resgate dos prêmios deve ser feito na Secretaria Municipal da Fazenda, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura de Getúlio Vargas. Os valores serão entregues mediante apresentação de documento de identificação. INCENTIVO À CIDADANIA FISCAL O programa Nota Fiscal Gaúcha é uma iniciativa do Governo do Estado que estimula os consumidores a solicitarem o CPF na nota fiscal no momento das compras. Além de concorrer a prêmios em dinheiro, os participantes colaboram com entidades sociais cadastradas e ajudam a combater a sonegação de impostos. A Administração Municipal parabeniza as ganhadoras e reforça o convite para que mais cidadãos se cadastrem no programa e participem dos próximos sorteios. A cada nota fiscal registrada, cresce a chance de ganhar — e também de contribuir com o desenvolvimento do município.

DATA: 02.07.2025 CAT: Meio Ambiente

Projeto Fiscal Ambiental Mirim inicia nova edição em escolas municipais de Getúlio Vargas

Turmas do 4º ano do Ensino Fundamental participarão de atividades educativas e visitas técnicas sobre meio ambiente Na próxima semana, a partir do dia 7 de julho, tem início a nova edição do Projeto Fiscal Ambiental Mirim em Getúlio Vargas. A iniciativa, promovida pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem como objetivo fortalecer a educação ambiental entre os estudantes da rede municipal, despertando a consciência ecológica desde a infância. Cinco escolas municipais participam do projeto em 2025: Pedro Herrerias, 15 de Novembro, Antônio Zambrycki, Cônego Stanislau Olejnik e Padre Manoel da Nóbrega. As atividades envolvem turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, com estudantes de 9 a 10 anos. As aulas serão ministradas durante o turno escolar, sempre às segundas e quintas-feiras, diretamente nas escolas, pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente. "Nosso objetivo é formar pequenos fiscais ambientais, que compreendam seu papel na preservação da natureza e possam levar esse conhecimento para casa, para a comunidade", explica o secretário de Meio Ambiente, Grégori Soccol. FORMAR PEQUENOS DEFENSORES DO PLANETA A metodologia do projeto prevê cinco encontros com os estudantes, sendo três aulas expositivas com dinâmicas práticas em sala de aula e duas visitas técnicas, que enriquecem a vivência dos alunos com experiências fora do ambiente escolar. Aula 01 – Conhecendo o meio ambiente + dinâmica: Introdução aos conceitos básicos de ecossistemas, natureza e sustentabilidade. Aula 02 – Resíduos + dinâmica: Explicações sobre coleta seletiva, reciclagem e o impacto do lixo no meio ambiente. Aula 03 – Visita técnica ao Aterro Sanitário: Os alunos conhecerão a destinação final dos resíduos sólidos da cidade. Aula 04 – Fauna e flora + dinâmica: Atividade voltada à biodiversidade local, espécies nativas e preservação. Aula 05 – Visita técnica ao Primaves – Passo Fundo: o encerramento acontece com uma visita ao Projeto de Reabilitação de Animais Silvestres, em Passo Fundo. EDUCAÇÃO QUE TRANSFORMA O Projeto Fiscal Ambiental Mirim foi realizado com sucesso em 2024 e retorna este ano com o compromisso de ampliar o alcance da educação ambiental no município. "As crianças são multiplicadoras de atitudes. Quando elas aprendem o valor da preservação, influenciam suas famílias e a comunidade. É um investimento no presente e no futuro", afirma o secretário de Meio Ambiente, Grégori Soccol. A iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento sustentável e a formação de cidadãos conscientes e atuantes. Ao longo das próximas semanas, os pequenos fiscais ambientais estarão em ação, aprendendo e inspirando mudanças que fazem a diferença.

DATA: 01.07.2025 CAT: Desenvolvimento

Praça Flores da Cunha recebe novas árvores em ação de revitalização urbana

Plantio de mudas foi realizado com apoio de parceiros locais A Prefeitura de Getúlio Vargas concluiu a etapa de replantio das novas árvores na Praça General Flores da Cunha, como parte do plano de revitalização paisagística iniciado no mês de maio. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, contou com importantes parcerias da comunidade. As mudas utilizadas na recomposição vegetal foram doadas pela empresa Tonial Mudas, que colaborou com espécies cuidadosamente selecionadas para garantir equilíbrio ecológico e adequação ao ambiente urbano. Já os pontaletes de escora, essenciais para a fixação e proteção das árvores recém-plantadas, foram gentilmente cedidos pela Madeireira Pavan. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, o trabalho visa preservar a qualidade urbana e ambiental do espaço público, promovendo segurança e bem-estar aos frequentadores da praça. "Com o apoio da comunidade e de empresas parceiras, conseguimos garantir que essa revitalização seja também um exemplo de responsabilidade coletiva com o meio ambiente", destacou. A Prefeitura segue monitorando a evolução do plantio e reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a convivência harmoniosa entre urbanismo e natureza.

DATA: 30.06.2025 CAT: Saúde

Atenção, comunidade de Getúlio Vargas

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, excepcionalmente nesta semana, a Sala de Vacinas da UBS Central estará aberta somente na quinta-feira, dia 4 de julho, e apenas no turno da manhã. Programe-se com antecedência para manter sua caderneta de vacinação em dia. Contamos com a compreensão de todos!

DATA: 30.06.2025 CAT: Administração

Comitiva de Centenário visita Getúlio Vargas para divulgar a Festa do Pierogi e a cultura polonesa

Encontro institucional fortalece laços culturais e regionais entre os municípios e valoriza a herança deixada pelos imigrantes poloneses   Na tarde desta segunda-feira (30), o município de Getúlio Vargas recebeu a visita da comitiva de Centenário, que cumpre agenda oficial de divulgação da XII Festa Internacional do Pierogi e de promoção da cultura polonesa no Rio Grande do Sul. O grupo foi recebido pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto, pelo vice-prefeito Dinarte Farias, pela secretária municipal de Administração Tatiane Giaretta, e pela responsável pelo Departamento Cultural, Maria Lurdes Scolari, em um encontro que reforçou os laços institucionais e culturais entre os dois municípios. A comitiva de Centenário foi composta pela Rainha do Município, Eduarda Bieluczyk, e pela Princesa Kauane Kurowski, acompanhadas do vice-prefeito Cássio Konsenti. Durante a visita, as soberanas entregaram o convite oficial para que o prefeito e o vice de Getúlio Vargas prestigiem a tradicional festa polonesa, que será realizada no próximo dia 4 de julho, no Ginásio de Esportes de Centenário. A visita faz parte de uma ampla agenda de divulgação da cultura polonesa, promovida pela Administração Municipal de Centenário. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto agradeceu a visita e parabenizou a comitiva pela mobilização em torno da valorização cultural. "É uma honra receber representantes de um município que preserva com tanto orgulho suas raízes e compartilha conosco esse patrimônio imaterial. O fortalecimento da cultura passa também por esses encontros, por essa troca entre comunidades irmãs", destacou. FESTA INTERNACIONAL DO PIEROGI A XII edição da Festa Internacional do Pierogi ocorre nesta quinta-feira, 4 de julho, a partir das 19h, no Ginásio de Esportes de Centenário. O evento contará com jantar típico polonês, celebrando o tradicional pierogi — prato símbolo da culinária da Polônia — e terá animação da Banda Os Cometas. Neste ano, a festa tem um significado ainda mais especial: integra as comemorações dos 150 anos da imigração polonesa no Rio Grande do Sul. Além de promover os sabores e as tradições da Polônia, a festa homenageia os primeiros colonizadores e reforça o compromisso da comunidade de Centenário com a preservação da sua identidade cultural. A expectativa é reunir visitantes de toda a região e autoridades estaduais, consolidando o município como referência no cultivo e difusão da cultura polonesa.

DATA: 27.06.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas abre inscrições para novos voluntários da Defesa Civil até 15 de julho

Serviço voluntário fortalece a resposta a desastres e amplia a rede de solidariedade no município A Prefeitura de Getúlio Vargas, em parceria com a Defesa Civil Estadual, está com inscrições abertas para o pré-cadastramento de novos voluntários da Defesa Civil, com prazo até o dia 15 de julho. A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta a situações de emergência ou desastres naturais na microrregião, por meio de uma rede organizada, capacitada e solidária de apoio à população. Entre as funções dos voluntários estão o apoio logístico em ações emergenciais, montagem e distribuição de kits de ajuda humanitária, transporte de materiais, auxílio em abrigos temporários. A participação é regida pela Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608/1998) e não possui caráter remuneratório. Após o pré-cadastramento, os voluntários passam por triagem e capacitação específica oferecida pela Defesa Civil, garantindo preparo técnico e atuação segura. "A importância do cadastro de voluntários está na organização eficiente e na atuação rápida e coordenada em apoio aos órgãos de segurança. Além de fortalecer o sistema de proteção social, promove o espírito de solidariedade em momentos de maior vulnerabilidade da população", destaca o coordenador local da Defesa Civil, Vagner Chimento. QUEM PODE SE CADASTRAR: - Pessoas físicas com mais de 18 anos, dispostas a atuar em ações comunitárias e de emergência; As inscrições são feitas de forma online por meio de formulário específico: https://forms.gle/oE9PvYPpixEJtpGT6. No momento do cadastro, o voluntário deverá indicar suas habilidades, recursos e treinamentos que possui. SERVIÇO O quê: Pré-cadastro de novos voluntários da Defesa Civil de Getúlio Vargas Prazo para inscrição: Até 15 de julho de 2025 Quem pode se inscrever: Pessoas físicas maiores de 18 anos e interessadas em apoiar ações emergenciais Como se inscrever: O formulário no link: https://forms.gle/oE9PvYPpixEJtpGT6 Prazo para inscrição: até 15 de julho de 2025

DATA: 27.06.2025 CAT: Notícias Destaque

Getúlio Vargas realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitosda Pessoa Idosa com foco em equidade e participação

Evento reuniu autoridades, conselhos e comunidade para debater políticas públicas de valorização do envelhecimento   Na tarde de quinta-feira, 26 de junho, o município de Getúlio Vargas promoveu sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um marco histórico na construção de políticas públicas voltadas à valorização, inclusão e dignidade da população idosa. Realizado no Salão de Atos da Prefeitura Municipal, o encontro reuniu autoridades, representantes de conselhos, instituições e a comunidade em geral, sob o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, a conferência teve como principal objetivo levantar propostas para qualificar as políticas públicas destinadas às pessoas idosas, promover a escuta social e preparar a delegação local para a etapa estadual. AUTORIDADES DESTACAM PROTAGONISMO E DIGNIDADE NO ENVELHECIMENTO A solenidade de abertura foi marcada por falas que evidenciaram a importância de ampliar a proteção dos direitos da pessoa idosa em todos os níveis do poder público. Participaram da mesa de abertura: o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, representando o Poder Executivo; o promotor de Justiça da I Promotoria de Getúlio Vargas, Dr. João Augusto Follador; a defensora pública da Comarca, Dra. Bia Makki Weinert; o coordenador do curso de Medicina da Unideau, professor Ângelo Bós; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Sônia Mara Tonial. Também prestigiaram o evento a primeira-dama, Margarete Prezzotto, e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon. O secretário Elgido Pasa destacou que o cuidado com a pessoa idosa é uma das prioridades da gestão municipal, não apenas no campo da saúde, mas em todas as áreas sociais. Enfatizou a importância de políticas públicas integradas e da escuta ativa para garantir dignidade e protagonismo à população idosa. O promotor Dr. João Augusto Follador ressaltou o papel do Ministério Público na defesa dos direitos humanos, afirmando que o envelhecimento exige do Estado um olhar atento e compromissado. Para ele, eventos como a conferência fortalecem a cidadania e a democracia participativa. A defensora pública Dra. Bia Makki Weinert pontuou que garantir direitos à pessoa idosa vai além da proteção legal — é preciso assegurar o acesso efetivo a esses direitos por meio de serviços públicos eficientes e humanizados. Já o professor Ângelo Bós, representando a Unideau, frisou que a formação em saúde deve estar cada vez mais conectada às necessidades reais da população, incluindo o envelhecimento como eixo transversal nas práticas acadêmicas. A presidente do Conselho, Sônia Mara Tonial, agradeceu a presença do público e das instituições parceiras, destacando que a conferência representa um avanço na construção de um município mais justo e sensível às demandas da pessoa idosa. PALESTRA ABORDA REDE DE PROTEÇÃO E COMBATE À NEGLIGÊNCIA Logo após a abertura, os participantes acompanharam uma palestra com a assistente social Aline Bones, profissional atuante no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Com base em sua experiência na proteção social especial, Aline abordou os desafios do envelhecimento na sociedade atual e a importância de uma rede intersetorial ativa e sensível. Ela destacou que a velhice deve ser reconhecida como uma etapa legítima da vida e que o idoso é um sujeito de direitos, com voz, história e protagonismo. Abordou também questões como violência, abandono, negligência, e defendeu políticas públicas que promovam equidade e justiça social, respeitando as diversidades culturais, sociais e econômicas. EIXOS TEMÁTICOS NORTEARAM OS GRUPOS DE TRABALHO Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para discutir os cinco eixos temáticos definidos nacionalmente, com o objetivo de levantar propostas concretas para o município. Os eixos foram: Financiamento das Políticas Públicas – Debateu-se a ampliação e garantia de recursos públicos para ações de saúde, assistência, acessibilidade e habitação, com ênfase na transparência e prioridade orçamentária. Fortalecimento das Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa – Enfatizou-se a humanização da saúde, o atendimento domiciliar, a qualificação das equipes e a integração entre áreas. Proteção e Enfrentamento a Todas as Formas de Violência – Foram propostas ações de combate à negligência, violência física, psicológica e financeira, com campanhas educativas, formação profissional e fortalecimento de redes de proteção. Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária – O grupo defendeu a criação de espaços para convivência, diálogo intergeracional e incentivo a atividades culturais e esportivas voltadas à pessoa idosa. Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política de Estado – Discutiu-se a valorização e autonomia dos conselhos, a necessidade de formação continuada dos conselheiros e sua efetiva participação na formulação das políticas públicas. DELEGADOS REPRESENTARÃO GETÚLIO VARGAS NA ETAPA ESTADUAL Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Getúlio Vargas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o segundo semestre deste ano. Foram escolhidos como titulares: Vilson Polese e Rita de Cássia Pessoa da Silva; e como suplentes: Ângelo Bós e Fernanda Morandini. A eleição foi realizada em plenária, reforçando o caráter participativo do encontro. Os delegados levarão as propostas debatidas localmente, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e valorização da pessoa idosa no estado do Rio Grande do Sul.   [gallery ids="25324,25323,25322,25321,25320,25319,25327,25318,25317"]

DATA: 24.06.2025 CAT: Notícias

Getúlio Vargas promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento será realizado no dia 26 de junho, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal   O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Getúlio Vargas, em parceria com a Prefeitura Municipal, promove na próxima quinta-feira, 26 de junho, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", o encontro ocorrerá das 13h às 17h, no Salão de Atos da Prefeitura. A iniciativa busca fomentar o debate em torno de políticas públicas voltadas à promoção da dignidade, cidadania e bem-estar da população idosa, valorizando o envelhecimento ativo, a diversidade cultural e o fortalecimento da participação social. A programação será voltada a conselheiros, representantes de instituições, profissionais da área, gestores públicos, além da comunidade em geral. A conferência representa um espaço de escuta e construção coletiva. É uma oportunidade para que a população idosa e demais setores da sociedade contribuam com propostas para a efetivação de direitos e melhoria das condições de vida das pessoas idosas. O evento integra as ações de preparação para as etapas estadual e nacional da conferência e servirá também para eleger os delegados municipais que representarão Getúlio Vargas no evento estadual. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é mais uma ação do município em busca de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente do papel fundamental que os idosos exercem na construção da história local.