ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 21.10.2025 CAT: Notícias

Educação para o Trânsito mobiliza escolas de Getúlio Vargas com atividades práticas e educativas

Programação ocorre nos dias 29 e 30 de outubro com foco em alunos do Ensino Fundamental   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a ACCIAS, o PRODEGE (por meio da Câmara Técnica da Educação), o COMTRAN e a Brigada Militar, promove nos dias 29 e 30 de outubro uma série de atividades alusivas à Educação para o Trânsito. A iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre a importância de comportamentos seguros e do respeito às leis de trânsito desde a infância. No dia 29 de outubro, o Colégio Estadual Antônio Scussel será palco de uma palestra educativa e oficinas práticas voltadas aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. As atividades serão conduzidas pelos Escoteiros Bororós, com dinâmicas que estimulam a participação e o aprendizado de forma interativa. Já no dia 30 de outubro, o Calçadão de Getúlio Vargas receberá a Escolinha de Trânsito da Brigada Militar, das 9h às 16h15, destinada aos alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental. A ação incluirá simulações e vivências que reproduzem situações reais do trânsito, permitindo que os estudantes aprendam por meio da prática e da ludicidade. De acordo com os organizadores, a iniciativa busca formar cidadãos conscientes e responsáveis, valorizando a segurança e o respeito à vida. "Educar para o trânsito é investir na preservação da vida e no futuro de uma sociedade mais segura", destacam as instituições envolvidas. Segundo os organizadores, o objetivo é formar cidadãos conscientes e responsáveis, capazes de compreender o impacto das atitudes individuais na segurança coletiva. "Educar para o trânsito é investir na preservação da vida e no futuro de uma sociedade mais segura", destacam as instituições envolvidas na ação. As escolas interessadas podem realizar a inscrição pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVRxMLc_tArIJygsLaarX0a1bzKR9MQoy1xJCAr5cJCOYFlw/viewform?usp=header SERVIÇO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO 2025 29 de outubro – Palestra educativa e oficinas práticas Local: Colégio Estadual Antônio Scussel Responsáveis: Escoteiros Bororós Público: Alunos dos anos finais do Ensino Fundamental   30 de outubro – Escolinha de Trânsito da Brigada Militar Local: Calçadão de Getúlio Vargas Horário: Das 9h às 16h15 Responsável: Brigada Militar Público: Alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental

DATA: 17.10.2025 CAT: Administração

Prefeito Pedro Paulo Prezzotto recebe visita da Emater/Ascar-RS e conhece nova extensionista de Getúlio Vargas

O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, recebeu na manhã desta sexta-feira, 17, a visita da gerente regional da Emater/Ascar-RS, Fernanda Angonese, acompanhada da chefe do escritório local, Denise Luithardt Klitzke. Durante o encontro, as representantes da instituição apresentaram a nova integrante da equipe do escritório municipal de Getúlio Vargas, a extensionista rural Joviane Salvador, que passa a integrar o quadro técnico da Emater local. O prefeito destacou a relevância da parceria entre a Prefeitura e a Emater para o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao meio rural: "A Emater tem um papel fundamental no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das famílias rurais. Recebemos com satisfação a nova extensionista e reafirmamos nosso compromisso de seguir apoiando o trabalho da instituição", afirmou Prezzotto. A gerente regional, Fernanda Angonese, agradeceu a receptividade e ressaltou que a chegada de Joviane reforça o compromisso da Emater com o atendimento técnico e social no município. O encontro reafirmou o alinhamento entre o governo municipal e a equipe da Emater, voltado à promoção do desenvolvimento rural, da agricultura familiar e da sustentabilidade em Getúlio Vargas.

DATA: 16.10.2025 CAT: Notícias Destaque

Defesa Civil Estadual realiza visita institucional à Prefeitura de Getúlio Vargas para alinhamento de ações preventivas

Defesa Civil Estadual realiza visita institucional à Prefeitura de Getúlio Vargas para alinhamento de ações preventivas   A Prefeitura de Getúlio Vargas recebeu, na tarde desta quinta-feira, 16, a visita da coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (2ª Crepdec), sediada em Passo Fundo, capitã Carine Pinto Lombarde, e do tenente Oseias Silveira Dornelles, em agenda voltada ao alinhamento das ações de Defesa Civil entre Estado e Município. Eles foram recebidos pelo prefeito Pedro Paulo Prezzotto, pelo vice-prefeito Dinarte Farias, pela secretária municipal de Administração, Tatiane Giaretta, e pelo coordenador da Defesa Civil Municipal, Vagner Chimento. O encontro teve como foco o fortalecimento da cooperação técnica e administrativa nas ações de prevenção e resposta a emergências. A reunião abordou temas essenciais como a estrutura da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, o plano de contingência e a efetivação das medidas previstas para aprimorar a capacidade de resposta do município em situações de risco. Também foi discutida a liberação de recursos "fundo a fundo", modalidade que agiliza os repasses do Estado aos municípios para execução de ações emergenciais. Outro ponto destacado foi a recente instalação da estação meteorológica em Getúlio Vargas, equipamento que amplia a precisão das previsões climáticas e fortalece o monitoramento de eventos extremos na região. "Essa estrutura permitirá maior assertividade nas decisões e respostas diante das mudanças climáticas que vêm impactando o Estado", salientou a capitã Carine Lombarde. Ao final da visita, a equipe estadual reafirmou o compromisso de apoio permanente à Defesa Civil Municipal, destacando que o trabalho conjunto é fundamental para a segurança da população. "Estamos à disposição para garantir que o trabalho da Defesa Civil em Getúlio Vargas seja cada vez mais efetivo, dentro das possibilidades e dos recursos que o Estado disponibiliza", concluiu o tenente Oseias Silveira Dornelles. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto ressaltou a importância da parceria com o Governo do Estado e reiterou o compromisso do Município com o planejamento, a prevenção e a proteção da comunidade diante de eventos climáticos e emergenciais.

DATA: 16.10.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura de Getúlio Vargas realiza Semana Especial de Imunização de 20 a 24 de outubro

Campanha reforça a importância da vacinação em todas as idades e amplia horários de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, promove de 20 a 24 de outubro a Semana Especial de Imunização, com o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação e reforçar a proteção da população contra diversas doenças. Durante o período, todas as vacinas do calendário nacional — infantil e adulto — estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde Santo André, Central e Navegantes, em horário estendido, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 19h. A iniciativa integra as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças realizadas pela Secretaria Municipal, garantindo que crianças, jovens, adultos e idosos mantenham a imunização em dia. O secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, destacou que a vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger a comunidade. "A vacina salva vidas. Essa semana especial é uma oportunidade para que todos atualizem suas doses e contribuam para a saúde coletiva, evitando o retorno de doenças que já foram controladas", ressaltou. A administração municipal reforça o convite para que toda a população participe da campanha e mantenha a carteira de vacinação atualizada. SERVIÇO O que: Semana Especial de Imunização Quando: De 20 a 24 de outubro Horário: 7h30 às 11h30 | 13h às 19h Onde: UBS Santo André, UBS Central e UBS Navegantes  

DATA: 16.10.2025 CAT: Notícias

Reunião do Conselho Municipal do Idoso apresenta nova composição em Getúlio Vargas

Encontro ocorreu na Biblioteca Pública Municipal e marcou o início do novo período de atuação do colegiado   O Conselho Municipal do Idoso realizou na tarde desta terça-feira, 14 de outubro, no auditório da Biblioteca Pública Municipal, uma reunião com a presença dos conselheiros representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil. O encontro teve como objetivo apresentar os novos integrantes do colegiado, conforme a Portaria nº 29.755/2025, que substitui e atualiza a composição do Conselho para o período do mandato vigente (2023-2025). Durante a reunião, foi destacada a importância do Conselho na defesa dos direitos da pessoa idosa e na formulação de políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento ativo, da autonomia e da qualidade de vida. O Conselho é presidido por Sônia Maria Tonial e secretariado por Cristiane Baptista NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Titular: Luciane Spanhol Bordignon Suplente: Luana Letícia Reffiel Menta Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Titular: Fernanda Morandini Suplente: Cecilia Soccol Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Titular: Jacson Fernando Karpinski Suplente: Grégori Soccol Representantes dos Idosos (Associações, Aposentados e Clubes da Terceira Idade) Titular: Marilene dos Santos Vieira Suplente: Vilson Polese Representantes de Instituições Assistenciais Titular: Ângela Letícia Dagostini Toniolli Suplente: Lilian Márcia Borgmann Frizzo REPRESENTANTES QUE PERMANECEM INALTERADOS Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social Titular: Rita de Cássia Pessoa da Silva Suplente: Vanessa Paula Vieira Secretaria Municipal de Administração Titular: Nádia Denise Müller Suplente: Tatiane Giaretta Entidades de Representação do Idoso com Atuação Municipal Titular: Cristiane Maria Baptista Suplente: Sônia Maria Tonial Instituições Assistenciais Titular: Lilian Márcia Borgmann Frizzo Suplente: Marivalne Arboit Favretto Instituições Privadas com Trabalho na Área do Idoso / Sociedade Beneficente Hospitalar Titular: Gabriela Paula Ribas Ribeiro Suplente: Márcia Kerchheinn Secco Fernandez Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Titular: Osana Correa Rosa Suplente: Gilmara Toniazzo A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sônia Maria Tonial, destacou que o Conselho tem papel fundamental na construção de políticas públicas voltadas à valorização e proteção da pessoa idosa. "Nosso compromisso é fortalecer os espaços de participação e ampliar o diálogo com a comunidade, garantindo que os direitos dos idosos sejam efetivados em todas as áreas", afirmou.  

DATA: 15.10.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura promove ações conjuntas das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde de mulheres e homens em todas as unidades de saúde do município   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, realiza entre os dias 20 e 24 de outubro uma grande mobilização alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde. Durante a semana, as atividades ocorrerão das 17h às 19h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ampliando o acesso da população aos serviços preventivos. A iniciativa tem como objetivo incentivar homens e mulheres a cuidarem de sua saúde e manterem seus exames em dia. ATENÇÃO ESPECIAL À SAÚDE DAS MULHERES E DOS HOMENS Para mulheres de 25 a 64 anos, serão oferecidos: Exames preventivos (CP) Mamografias Ultrassonografias (conforme avaliação profissional) Para homens acima de 50 anos, haverá: Consulta médica com solicitação de exames preventivos, incluindo o PSA, conforme necessidade. Além dos atendimentos específicos, a programação inclui testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a abertura das salas de vacinas, que realizarão uma semana especial de imunizações, reforçando a importância da prevenção em todas as faixas etárias. Neste período, entretanto, não estará aberta a Sala de Vacinação da UBS São José em razão da licença da vacinadora. AGENDAMENTO E UNIDADES PARTICIPANTES Os atendimentos devem ser agendados diretamente nas UBS de referência: Navegantes: (54) 99632-7603 São José: (54) 99632-1541 Santo André: (54) 99632-1373 Central: (54) 99909-2711 PREVENÇÃO COMO COMPROMISSO COLETIVO O secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, destaca que a ação busca aproximar os serviços da população e reforçar o autocuidado como parte da rotina. "Outubro Rosa e Novembro Azul são momentos de lembrar que cuidar da saúde é um ato de amor próprio e de responsabilidade com a vida. A prevenção é o caminho mais eficaz para manter o bem-estar e detectar precocemente qualquer alteração", ressaltou. Com a união das duas campanhas, a Administração Municipal reforça o compromisso de promover saúde, informação e acolhimento à comunidade de Getúlio Vargas, valorizando a prevenção como o primeiro passo para uma vida longa e saudável.

DATA: 14.10.2025 CAT: Educação

Estreia do novo Dindinho leva alegria às crianças de Getúlio Vargas

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Educação, colocou nas ruas o novo Dindinho, veículo temático que promete levar muita diversão, segurança e encantamento aos pequenos. A estreia contou com a participação de escolas municipais, que estão agendando passeios para proporcionar momentos de lazer e aprendizado fora da sala de aula. O primeiro grupo a embarcar foi recebido com festa, risadas e a presença da Palhaça Bem Bolada, que animou o trajeto e fez a alegria da criançada. O Dindinho é mais uma iniciativa da Administração Municipal voltada à educação e ao bem-estar das crianças, promovendo experiências lúdicas e seguras que fortalecem o vínculo com a escola e a comunidade. [gallery ids="29035,29036,29034,29037"]

DATA: 14.10.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas recebe estação de monitoramento de cheias no Rio Abaúna

<p>Equipamento integra projeto estadual e reforça ações de prevenção e resposta da Defesa Civil municipal   A Defesa Civil de Getúlio Vargas foi contemplada, nesta segunda-feira, 13, com a instalação de um equipamento de monitoramento de cheias no Rio Abaúna, localizado na Rua Luiz Bergamini, bairro Consoladora, nas proximidades da antiga delegacia. A iniciativa é resultado […]</p>