ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 26.09.2025 CAT: Notícias

Deputados Osmar Terra e Paparico Bacchi visitam Prefeitura de Getúlio Vargas e debatem demandas regionais

Na manhã desta sexta-feira, 26 de setembro, o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, recebeu em seu gabinete a visita do deputado federal Osmar Terra e do deputado estadual Paparico Bacchi. A agenda reuniu autoridades municipais, lideranças políticas e representantes de entidades locais para tratar de pautas estratégicas para a região. Os parlamentares foram recebidos também pelos secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, da Fazenda, Geferson Pavinatto, e de Obras, Sérgio Lima. Também participaram da recepção o prefeito de Sertão, Homero Fochesatto, representantes de entidades de classe e empresariais, como o Sindicato Rural e ACCIAS, APAE, além de vereadoras de Getúlio Vargas e de Ipiranga do Sul, e lideranças empresariais e políticas. PAUTAS DISCUTIDAS Durante o encontro, os presentes apresentaram expectativas e dificuldades enfrentadas no momento atual, com destaque para: questões agrícolas e o impacto do marco zero da questão indígena; endividamento dos agricultores e dificuldades de acesso a crédito; financiamento na área da saúde; debate sobre a reforma tributária e fiscal; análise do cenário nacional e seus reflexos na região. O diálogo buscou alinhar prioridades locais com a atuação parlamentar em Brasília e na Assembleia Legislativa, reforçando a importância da interlocução entre municípios, entidades representativas e lideranças políticas para enfrentar os desafios econômicos e sociais que afetam diretamente a comunidade regional.

DATA: 25.09.2025 CAT: Meio Ambiente

Secretaria de Meio Ambiente de Getúlio Vargas participa do 3º Encontro de Agentes Municipais de Meio Ambiente da AMAU

Projeto Fiscal Ambiental Mirim é apresentado como experiência de educação e mobilização comunitária   Nos dias 24 e 25 de setembro, Erechim sediou o 3º Encontro de Agentes Municipais de Meio Ambiente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU). O evento, realizado no Espaço Cooperar Sicredi, integrou a 22ª Semana Municipal de Meio Ambiente e o 20º Fórum Regional de Meio Ambiente, reunindo gestores da região para debates, capacitações e troca de experiências. O município de Getúlio Vargas esteve representado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que apresentou o Projeto Fiscal Ambiental Mirim, iniciativa que tem mobilizado crianças em ações de preservação e conscientização ambiental. O projeto alia formação cidadã a práticas de sustentabilidade, tornando-se exemplo de política pública local compartilhada com os demais municípios. A programação contemplou uma amostra de projetos desenvolvidos pelos municípios e palestras sobre temas estratégicos para a gestão ambiental. Entre os assuntos abordados estiveram o papel da Famurs na articulação dos interesses municipais, o manejo da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, legislação e licenciamento ambiental para atividades de irrigação, além de reflexões sobre o marco geral do licenciamento ambiental e seus impactos no Rio Grande do Sul. PROJETO FISCAL AMBIENTAL MIRIM EM DESTAQUE Durante o encontro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas apresentou o Projeto Fiscal Ambiental Mirim, iniciativa que promove a educação ambiental e incentiva crianças a atuarem como agentes multiplicadores em suas comunidades. O projeto, que alia formação cidadã e práticas de preservação, foi compartilhado como exemplo de política pública que conecta escolas, famílias e poder público na defesa do meio ambiente. A metodologia do projeto prevê encontros com os estudantes, sendo aulas expositivas com dinâmicas práticas em sala de aula e visitas técnicas, que enriquecem a vivência dos alunos com experiências fora do ambiente escolar. O projeto conta com a parceria de importantes organizações e empresas: Sicredi, Expresso Hercules, JBS Music Produções, Monte Verde, Santa Clara e PrimaveS. O secretário municipal de Meio Ambiente, Grégori Soccol, ressaltou a relevância da iniciativa: "O Projeto Fiscal Ambiental Mirim é uma semente que estamos plantando para o futuro. Ao envolvermos nossos jovens em ações práticas de preservação, estamos formando cidadãos conscientes, capazes de transformar a realidade local e contribuir para um desenvolvimento mais sustentável." INTEGRAÇÃO REGIONAL O encontro reafirmou a importância da cooperação entre os municípios da AMAU na busca de soluções conjuntas para os desafios ambientais. A Semana Municipal de Meio Ambiente contou com a parceria da AMAU, Famurs, Fepam e Sicredi UniEstados, consolidando a região como polo de práticas ambientais inovadoras. [gallery ids="28654,28653,28652"]

DATA: 23.09.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura de Getúlio Vargas abre processo seletivo para contratação temporária de cirurgião-dentista

Inscrições de 23 a 30 de setembro de 2025   A Prefeitura de Getúlio Vargas publicou o Edital nº 297/2025, que regulamenta a abertura de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de um cirurgião-dentista e formação de cadastro reserva. As inscrições estão abertas de 23 a 30 de setembro de 2025, na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, localizada no Centro Administrativo Municipal O cargo exige graduação em Odontologia e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO), além de idade mínima de 21 anos. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais, podendo incluir plantões noturnos, fins de semana e feriados. A remuneração prevista é de R$ 7.628,37, acrescida de benefícios como auxílio-alimentação, adicional de insalubridade de 20%, férias proporcionais, 13º proporcional e inscrição no regime oficial de previdência social. O profissional prestará assistência odontológica na rede pública municipal, domicílio, demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros) e, emergencialmente, em casos gerais, bem como planejar, realizar e avaliar programas de saúde pública. Também será responsável por ações de prevenção, promoção da saúde bucal e procedimentos cirúrgicos. PROCESSO SELETIVO O processo será conduzido por análise curricular, levando em consideração formação acadêmica (especialização, mestrado ou doutorado) e experiência profissional comprovada. A pontuação será atribuída conforme os títulos e certificados apresentados no ato da inscrição. O cronograma prevê a publicação da lista de inscritos no dia 1º de outubro, com possibilidade de recursos em 2 de outubro. A análise de currículos está marcada para 9 de outubro e o resultado preliminar sairá no dia 10 de outubro. O resultado final homologado será divulgado em 20 de outubro de 2025 INSCRIÇÕES As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pessoalmente ou por meio de procurador legalmente constituído, entre os dias 23 e 30 de setembro, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, na Secretaria de Saúde e Assistência Social. Os candidatos devem apresentar: ficha de inscrição preenchida; cópia do CPF e RG; diploma de Odontologia e registro no CRO; comprovante de quitação eleitoral e militar (para homens); documentos comprobatórios de experiência e títulos acadêmicos O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez por igual período.

DATA: 23.09.2025 CAT: Fazenda

Nota Fiscal Gaúcha premia contribuintes de Getúlio Vargas

Duas moradores de Getúlio Vargas foram contempladas no sorteio de agosto do programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), realizado no dia 3 de setembro de 2025, às 19h56. A extração municipal contou com 46.009 bilhetes participantes e distribuiu dois prêmios de R$ 500,00 cada. Os contemplados foram: Muriele Muller e Eliz Ragel Getelina Moraes. Para retirar o valor, as ganhadoras devem comparecer à Secretaria Municipal da Fazenda, localizada no Centro Administrativo de Getúlio Vargas (Av. Firmino Girardello, 85), portando documento de identificação.

DATA: 19.09.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas anuncia recurso para aquisição de um veículo Spin destinado ao transporte de pacientes

A Prefeitura de Getúlio Vargas informa que o município recebeu a confirmação da destinação de uma emenda parlamentar do deputado estadual Paparico Bacchi, no valor de R$ 100 mil, para a área da saúde. O recurso será utilizado para a compra de um veículo Spin que atenderá ao transporte de pacientes para consultas especializadas, exames e tratamentos realizados em outros municípios. O anúncio foi feito pela vereadora Suzi Teresinha dos Santos, acompanhada do presidente do PL local, Júlio César dos Santos, durante encontro com o prefeito Pedro Paulo Prezzotto e os secretários municipais de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e de Obras, Sérgio Lima. O secretário Elgido Pasa destacou a importância da destinação. "A aquisição deste veículo representa mais segurança e conforto para os passageiros que dependem do transporte municipal para seus atendimentos de saúde fora do município", afirmou. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto agradeceu ao deputado Paparico Bacchi pela atenção ao município e ressaltou que investimentos como este reforçam o compromisso da Administração com o cuidado e a qualidade de vida da população. A vereadora Suzi celebrou a conquista. "É uma satisfação trazer esta boa notícia ao Executivo e à comunidade, que será diretamente beneficiada por esta emenda", declarou.

DATA: 15.09.2025 CAT: Publicações

Acampamento Farroupilha segue com grande público e programação cultural

Abertura e shows marcam o início da 15ª edição em Getúlio Vargas   O 15º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas segue nesta terça-feira (16) com intensa participação da comunidade e visitantes de toda a região. Desde a abertura oficial, realizada na última sexta-feira (12), o local tem recebido grande público, consolidando o evento como um dos mais tradicionais do Alto Uruguai A cerimônia contou com a presença do prefeito Pedro Paulo Prezzotto e da primeira-dama Margarete Prezzotto, da deputada estadual Delegada Nadine Mischiato, do vice-prefeito Dinarte Afonso Tagliari Farias, do vice-presidente da Câmara de Vereadores Ademar Rigon, do prefeito de Floriano Peixoto Jair Ostrowski (representando a AMAU), do promotor de Justiça João Augusto Follador, do coordenador da 19ª Região Tradicionalista Ricardo Valmórbida, da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul Laura Lais Durli, do patrono do evento Getúlio César Guimarães, além de secretários municipais, vereadores, líderes empresariais e representantes de entidades e galpões. A solenidade de abertura foi marcada pela entronização dos pavilhões, chegada da Chama Crioula e apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense. Em seguida, autoridades e lideranças locais ressaltaram a importância do evento para a preservação da cultura e para o fortalecimento da identidade gaúcha. O público também acompanhou, com emoção, a execução dos hinos: o Hino Nacional Brasileiro, interpretado pela jovem Bianca Olucoski, e o Hino Riograndense, cantado por Tiago Machado, integrante do grupo Os Monarcas, ambos executados pela Orquestra Sinfônica Getuliense, sob regência do maestro Gleison Juliano Wojciekowski. FALAS QUE MARCARAM A ABERTURA Em seu pronunciamento, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto destacou os 15 anos do acampamento e o compromisso do município com a tradição: "Transformamos este espaço em um ponto de encontro para celebrar a cultura. Hoje vemos famílias, crianças e jovens vivendo o que temos de mais genuíno: o orgulho de ser gaúcho." A deputada Delegada Nadine afirmou que Getúlio Vargas é exemplo para o Estado: "Aqui, as tradições são cultivadas durante todo o ano. Este acampamento é uma referência para o Rio Grande do Sul." O coordenador da 19ª Região Tradicionalista, Ricardo Valmórbida, parabenizou os organizadores pela estrutura e reforçou que a chama deve "continuar a aquecer o coração de todos, como aqueceu os dos tradicionalistas que começaram esta história". O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Rigon, ressaltou a importância histórica do evento: "Quando pensamos este acampamento, nosso objetivo era resgatar a cultura gaúcha por meio das oficinas, fortalecer os CTGs e envolver toda a comunidade. Hoje podemos dizer que atingimos este propósito e que o Acampamento Farroupilha é motivo de orgulho para Getúlio Vargas." O patrono Getúlio César Guimarães agradeceu emocionado a homenagem e lembrou os primeiros anos do acampamento: "Construímos juntos este espaço cultural. Esta homenagem é de todos que plantaram esta semente há anos." INVESTIMENTO CULTURAL O evento conta com financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Fundo de Apoio à Cultura – Coinvestimento para Eventos Culturais Populares, além do apoio da ACCIAS, CDL, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e 19ª Região Tradicionalista. O Sicredi é o patrocinador Diamante do evento. HOMENAGEM AOS MONARCAS E PRIMEIROS SHOWS Antes do show de abertura, o grupo Os Monarcas recebeu uma homenagem especial pelo legado de mais de 50 anos de música e preservação cultural. O prefeito entregou uma placa comemorativa ao músico João Argenir dos Santos e ao diretor Evandro Corrêa, destacando que "a trajetória do grupo é motivo de orgulho para toda a comunidade e sua arte honra a cultura da nossa terra e enche de orgulho nossos corações". A noite prosseguiu com show memorável de Os Monarcas e baile animado pelo Grupo Vento Negro, que levou o público a dançar até tarde. OFICINAS E PROGRAMAÇÃO No sábado (13), o Acampamento Farroupilha recebeu o show do Quarteto Coração de Potro e baile com o Grupo Som do Sul, em uma noite de confraternização. No domingo (14), a Missa Crioula emocionou os presentes, seguida por apresentações artísticas das invernadas do CTG Tropilha Crioula e o baile para a melhor idade com o Fandango Serrano, realizado logo no início da tarde. OFICINAS CAMPEIRAS A manhã e tarde desta segunda-feira (15) foram dedicadas às oficinas campeiras, que aproximaram crianças e jovens das práticas do campo, como laço e manejo de animais. O objetivo foi proporcionar aprendizado e transmitir valores da tradição gaúcha às novas gerações. PROGRAMAÇÃO SEGUE A programação continua até o dia 20 de setembro, com oficinas, apresentações culturais e grandes shows, incluindo As Maragatas (17), Érlon Péricles e Cantar Galponeiro (18) e, no dia 19, a gravação do Programa Galpão Crioulo, show de Gaúcho da Fronteira e baile com Os Reis do Fandango. [gallery columns="4" ids="28382,28381,28380,28379,28378,28377,28376,28392,28391,28390,28389,28388,28384,28383,28385,28386,28387,28393,28394"]

DATA: 12.09.2025 CAT: Administração

Reunião define ações para melhorias na RS-135 entre Passo Fundo e Erechim

Getúlio Vargas recebeu, encontro com autoridades, lideranças regionais e empresários para debater intervenções prioritárias na rodovia Foi realizada, na tarde da última sexta-feira (12), reunião estratégica, no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezotto, para discutir as obras de melhoria na RS-135, no trecho que liga Passo Fundo a Erechim. Estiveram presentes a deputada estadual Delegada Nadine, o presidente da EGR (Empresa Gaúcha de Rodovias), engenheiro Luis Fernando Vanacor, o vice-prefeito Dinarte Farias, prefeito de Estação, Geverson Zimmermann, o coordenador da 11ª Delegacia de Saúde, Dimas Aldino Dandolini, secretários municipais, empresários dwe Erechim e representantes de entidades. CONTEXTO E DESAFIOS O presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, apresentou um panorama da atuação da EGR, responsável pela manutenção da RS-135 desde 2013, e destacou que a empresa é financiada exclusivamente por pedágios, reinvestindo os valores arrecadados na própria rodovia. Ele relembrou que, entre 2023 e 2024, desastres climáticos obrigaram o redirecionamento de R$ 45 milhões para obras emergenciais em outras regiões do Estado, o que postergou as intervenções planejadas para a RS-135. Segundo o presidente, 35 pontos de intervenção foram mapeados, incluindo acessos a municípios, curvas perigosas e obras de drenagem. A rodovia será dividida em dois lotes contratuais – Passo Fundo até o km 39 e km 39 até Erechim – para acelerar licitações e execução das obras. MELHORIAS PREVISTAS As obras incluem alargamento de pistas, criação de faixas adicionais de espera, alças de acesso e de retorno, melhorias de drenagem e sinalização. Foram destacados os acessos ao município de Getúlio Vargas, ao bairro Peccin e a empresas do corredor do desenvolvimento em Erechim, e ao Parque Industrial de Estação, considerado ponto crítico para a segurança. O presidente da EGR reforçou que os editais de licitação serão publicados na próxima semana e que os contratos devem ser assinados até o início de outubro, com conclusão das obras prioritárias até 31 de dezembro deste ano. EXPECTATIVAS DA COMUNIDADE Os participantes manifestaram preocupação com os riscos de acidentes na rodovia, que impactam o sistema de saúde e a produtividade das empresas locais. O prefeito Pedro Paulo Prezotto destacou que a melhoria da RS-135 é fundamental para o desenvolvimento da região: "Esta é uma reivindicação antiga da comunidade. Queremos garantir segurança para quem circula pela rodovia, que é estratégica para o Alto Uruguai e para o escoamento da nossa produção." Os prefeitos e empresários colocaram à disposição maquinário e apoio logístico para colaborar na execução das obras. A deputada Delegada Nadine ressaltou que seguirá acompanhando os trâmites: "Saímos daqui com o compromisso de que até dezembro teremos entregas concretas. Nossa prioridade é salvar vidas e garantir melhores condições de mobilidade." [gallery columns="4" ids="28371,28370,28369,28368"]

DATA: 11.09.2025 CAT: Notícias

Setembro Amarelo – Prevenção do Suicídio no Contexto do Trabalho

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a prevenção do suicídio. No ambiente de trabalho é fundamental reconhecermos que a saúde mental é parte essencial da saúde integral do trabalhador. É importante: Promover espaços de escuta e acolhimento que contribui para a redução do sofrimento psíquico. Incentivar a busca por apoio profissional é uma medida de cuidado e valorização da vida. A construção de ambientes laborais saudáveis fortalece vínculos, previne adoecimentos e reduz riscos relacionados ao suicídio. O ambiente de trabalho pode (e deve) ser um espaço de apoio, respeito e acolhimento ONDE PROCURAR AJUDA Em situações de crise, procure atendimento profissional. - Procure ajuda. O CVV (Centro de Valorização da vida) está disponível 24h pelo telefone 188; - CAPS I Ana Deolinda Fischer 54-99631-9354 está disponível de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; - Hospital São Roque 3341-8100 - Pronto Socorro 24 horas. Cuidar da vida é uma responsabilidade de todos nós. Que possamos construir ambientes de trabalho humanos, acolhedores e sensíveis.