ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 24.02.2021 CAT: COVID-19

COE de Getúlio Vargas aprova Plano de Cogestãoda AMAU que será enviado ao Governo do Estado

Se aprovado, região poderá adotar protocolos sanitários da bandeira vermelha O Centro de Operações Emergenciais (COE) de Getúlio Vargas, em reunião realizada extraordinariamente na manhã desta quarta-feira, 24, aprovou o novo Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento à Epidemia do novo Coronavírus – Covid-19, assim como o Plano de Cogestão formulado pelo Comitê Regional Covid-19 da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), que permitirá, se aprovado, que o município, mesmo em bandeira preta, adote protocolos sanitários da bandeira vermelha. Ainda nesta quarta-feira, 24, ou mais tardar nesta quinta, 25, o Plano Regional deverá ser encaminhado ao Governo do RS, para homologação do executivo gaúcho - quando as medidas passarão a ter validade. Tanto o Plano Municipal como o Regional levam em consideração a preocupação com a vida e também uma forma controlada de continuidade dos segmentos do setor produtivo.

DATA: 24.02.2021 CAT: COVID-19

Getúlio Vargas segue em Bandeira Preta

Até não serem concluídos todos os trâmites necessários para a aprovação do Plano de Cogestão da AMAU, pelo Estado, o município permanece em Bandeira Preta. Confira o que pode e não pode conforme orientações do decreto do Governo do Rio Grande do Sul. [gallery size="medium" ids="9653,9654,9655,9656,9657,9658,9659,9652"]

DATA: 23.02.2021 CAT: COVID-19

Boletim Covid-19, dia 23.02.2021

Saiba mais sobre Boletim Covid-19, dia 23.02.2021 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 23.02.2021 CAT: COVID-19

Prefeito Mauricio Soligo alerta que Getúlio Vargas permanece em Bandeira Preta

Cogestão na região da Amau foi aprovada, mas medida deve ser homologada pelo Estado para ter validade O prefeito Mauricio Soligo alerta empresários e a comunidade em geral que Getúlio Vargas continua em Bandeira Preta, mesmo tendo sido aprovada a cogestão pela unanimidade dos prefeitos da AMAU, que permitirá a utilização de protocolos menos restritivos em toda a Região 16, mesmo quando classificada em bandeira preta pelo Sistema de Distanciamento do governo do Estado. A reunião por videoconferência foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 23, e o prefeito Soligo, logo após, concedeu entrevista coletiva para a imprensa local. Na coletiva, Soligo chama a atenção que a adoção de uma bandeira mais branda não entra em vigor imediatamente, depende da aprovação do novo Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento da Epidemia da Covid 19 do Município pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU e da homologação pelo Estado. "Enquanto isso, toda a região deve seguir obedecendo aos protocolos de bandeira preta". VOLTA ÀS AULAS DIA 8 DE MARÇO Após aprovação do sistema de cogestão em bandeira preta pelos 32 municípios da AMAU, foi acordado entre os prefeitos que as aulas nas escolas estaduais e municipais serão unificadas e retornam no dia 8 de março. As escolas privadas poderão voltar a partir da aprovação do plano a ser elaborado pelos municípios da AMAU e que deverá ser homologado pelo governo do Estado. A suspensão geral de atividades imposta pelo governador Eduardo Leite e que vale das 20h às 5h foi mantida. Os prefeitos também decidiram intensificar a fiscalização nos municípios para o cumprimento da medida.   [gallery size="medium" ids="9642,9641"]

DATA: 22.02.2021 CAT: COVID-19

Boletim Covid-19, dia 22.02.2021

Saiba mais sobre Boletim Covid-19, dia 22.02.2021 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 20.02.2021 CAT: COVID-19

Prefeitura de Getúlio Vargas suspende aulas presenciais na rede municipal de ensino, passando para a modalidade remota

A medida inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, logo após o anúncio feito pelo Governador do Estado Eduardo Leite, da nova classificação da região de Erechim, onde o município está incluído, de Bandeira Preta no mapa do distanciamento controlado do Governo do RS, se reuniu em caráter emergencial com as secretárias municipais de Saúde e Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto, Graciele Possenti e Sandra Betiatto, e com o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Jean Soccol, tratando da atual situação do município e de toda a região frente ao avanço da Covid-19. Também estavam presentes na reunião o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone; o presidente da CDL Getúlio Vargas, Leonildo Tasca; e o Diretor Geral da Unideau - Campus Getúlio Vargas, professor Marcos Dellani. Durante o encontro foram definidos encaminhamentos e tomadas algumas decisões, sendo uma delas a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino, já a partir de segunda-feira, dia 22, passando as aulas para a modalidade remota. Essa medida também deve ser adotada pelas escolas da rede particular. A decisão foi tomada em razão da grave situação em que o município e a região se encontram frente à Covid-19, com a piora dos indicadores de propagação do vírus, de casos positivos e de internações, assim como de óbitos. Outro fator levado em consideração é que os hospitais de referência para o tratamento da Covid-19 encontram-se com sua capacidade esgotada, chegando à ocupação de 100%. O prefeito Soligo afirmou que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo e esse momento requer atenção e a compreensão da população, pois se houver necessidade de transferência de um paciente do município para uma UTI, nesse momento não há vagas disponíveis. Por isso ele solicita que as pessoas continuem tomando todos os cuidados e adotando as medidas de sanitárias para evitar a propagação do vírus. Mais orientações serão repassadas a partir do Decreto do Governador do Estado que será publicado nesse sábado, dia 20.