ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 11.06.2026 CAT: Publicações

Navegantes A e Esportivo B conquistam o título do 6º Campeonato Municipal de Bocha Feminino

Competição reuniu 60 atletas, contou com 71 partidas e fortaleceu a participação feminina no esporte em Getúlio Vargas Chegou ao fim, no dia 5 de junho, o 6º Campeonato Municipal de Bocha Feminino de Getúlio Vargas. Promovida pela Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Esportes, a competição teve início em 26 de fevereiro e reuniu 12 equipes da cidade e do interior do município. Ao longo de pouco mais de três meses de disputas, foram realizadas 12 rodadas e 71 jogos, envolvendo cerca de 60 bochófilas, que demonstraram talento, dedicação e espírito esportivo dentro e fora das canchas. A competição foi dividida em duas divisões, proporcionando equilíbrio técnico e valorizando a participação das atletas de diferentes comunidades e equipes. NAVEGANTES A CONQUISTA O TÍTULO DA 1ª DIVISÃO Na principal categoria da competição, a equipe Navegantes A confirmou a boa campanha realizada ao longo do campeonato e conquistou o título da 1ª Divisão. O vice-campeonato ficou com a equipe Navegantes B, evidenciando a força da comunidade na modalidade. Completaram a classificação final da categoria as equipes Esportivo A, em terceiro lugar, e Caravaggio A, na quarta colocação. CLASSIFICAÇÃO FINAL – 1ª DIVISÃO Campeã: Navegantes A Vice-Campeã: Navegantes B 3º lugar: Esportivo A 4º lugar: Caravaggio A ESPORTIVO B LEVANTA A TAÇA DA 2ª DIVISÃO Na 2ª Divisão, a equipe Esportivo B foi a grande campeã, coroando uma campanha consistente durante toda a competição. O Recanto do Zé ficou com o vice-campeonato. O terceiro lugar ficou com o Esportivo C, enquanto o Jaci's Bar A encerrou sua participação na quarta colocação. CLASSIFICAÇÃO FINAL – 2ª DIVISÃO Campeã: Esportivo B Vice-campeã: Recanto do Zé 3º lugar: Esportivo C 4º lugar: Jaci's Bar A INCENTIVO AO ESPORTE E À INTEGRAÇÃO Além da disputa pelos títulos, o campeonato teve como principal objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre as comunidades e fortalecer a participação feminina na bocha, modalidade tradicional que faz parte da cultura esportiva do município. A Administração Municipal parabeniza todas as atletas, dirigentes, equipes, familiares e torcedores que contribuíram para o sucesso da competição, consolidando mais uma edição marcada pelo espírito de amizade, respeito e valorização do esporte feminino em Getúlio Vargas.

DATA: 11.06.2026 CAT: Publicações

Prefeitura de Getúlio Vargas abre edital da Política Nacional Aldir Blanc com mais de R$ 139 mil para projetos culturais

Chamamento público selecionará iniciativas de agentes culturais do município; inscrições seguem até 6 de julho A Prefeitura de Getúlio Vargas publicou o Edital de Chamamento Público nº 68/2026, destinado à seleção de projetos culturais para firmar Termo de Execução Cultural com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB, instituída pela Lei nº 14.399/2022. O edital tem como objetivo apoiar financeiramente projetos apresentados por agentes culturais do município, incentivando as diferentes formas de manifestações culturais locais e contribuindo para a democratização do acesso à cultura. Ao todo, serão destinados R$ 139.970,29 para o fomento de iniciativas culturais, conforme as categorias de apoio previstas no Anexo I do edital. Os recursos são oriundos da Política Nacional Aldir Blanc, que prevê repasses da União a estados, Distrito Federal e municípios para estruturação e fortalecimento das políticas públicas de cultura. QUEM PODE PARTICIPAR Podem se inscrever agentes culturais que atuem e residam no município de Getúlio Vargas. O edital considera agente cultural toda pessoa ou grupo responsável por criar, produzir e promover manifestações culturais, incluindo artistas, músicos, escritores, cineastas, dançarinos, artesãos, curadores, produtores culturais, gestores de espaços culturais, entre outros. As inscrições podem ser feitas por pessoa física, Microempreendedor Individual (MEI), pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos e coletivos ou grupos sem CNPJ, desde que representados por pessoa física responsável. Cada agente cultural poderá apresentar até dois projetos, mas poderá ser contemplado com, no máximo, um projeto. INSCRIÇÕES Conforme o cronograma do edital, as inscrições iniciaram no dia 10 de junho de 2026 e seguem até 6 de julho de 2026. Os interessados devem protocolar a documentação obrigatória por meio físico ou virtual, conforme as orientações do edital. Entre os documentos exigidos estão o formulário de inscrição, que constitui o Plano de Trabalho do projeto; documentos específicos da categoria de apoio escolhida, quando houver; autodeclaração étnico-racial ou de pessoa com deficiência, para quem concorrer às cotas; declaração de representação, no caso de coletivos sem CNPJ; além de outros documentos que o proponente considerar necessários para auxiliar na avaliação do mérito cultural. As inscrições deverão ser realizadas via sistema 1Doc, pela via externa, no Cadastro Individual do Agente Cultural, ou pela via interna, na Secretaria Geral do Centro Administrativo Municipal. COTAS E ACESSIBILIDADE O edital prevê a reserva de cotas para pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência, conforme as categorias estabelecidas. Os agentes culturais que optarem por concorrer às cotas também participarão, simultaneamente, das vagas de ampla concorrência. Os projetos inscritos também deverão prever medidas de acessibilidade física, comunicacional e atitudinal, de acordo com as características de cada proposta, garantindo maior inclusão e participação da comunidade nas ações culturais. SELEÇÃO DOS PROJETOS Os projetos inscritos passarão por análise de mérito cultural. Cada proposta será avaliada por três pareceristas externos, que emitirão pareceres escritos. A classificação final será realizada por comissão designada pela Prefeitura de Getúlio Vargas. Entre os critérios de avaliação estarão a relevância cultural da proposta, a coerência do plano de trabalho, a compatibilidade da planilha orçamentária com os valores de mercado e o impacto do projeto para a comunidade. Após a etapa de seleção, os agentes culturais classificados serão convocados para apresentar a documentação de habilitação e, posteriormente, assinar o Termo de Execução Cultural. EXECUÇÃO DOS PROJETOS Após a assinatura do termo e o repasse dos recursos, os projetos deverão ser executados em até 180 dias, ou seja, no período de seis meses. Os contemplados também deverão apresentar relatório de execução, comprovando a realização das atividades propostas. De acordo com o cronograma, o resultado final da seleção está previsto para o dia 13 de agosto de 2026, a fase de habilitação ocorrerá de 14 a 21 de agosto, e a assinatura do Termo de Execução Cultural está prevista para o dia 24 de agosto de 2026. INFORMAÇÕES O edital completo e seus anexos estão disponíveis no site da Prefeitura de Getúlio Vargas: www.pmgv.rs.gov.br. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto ou pelo telefone (54) 99984-6196, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Leia o edital: https://drive.google.com/drive/folders/1PBZgMFuEAi4j5z5E-wSbTcYuC5H9KnSV 68 2026 EDITAL_DE_CHAMAMENTO_PUBLICO__aldir blanc_ 68 2026 Anexo_1_Aldir_Blanc

DATA: 11.06.2026 CAT: Publicações

Prefeitura convida agentes culturais para palestra sobre o edital da Política Nacional Aldir Blanc

Encontro será realizado na segunda-feira, 15 de junho, às 14h, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e do Departamento Cultural, convida os agentes culturais do município para participar de um encontro de orientação sobre o Edital de Chamamento Público nº 68/2026, da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2025. A palestra será realizada na segunda-feira, dia 15 de junho de 2026, às 14h, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal, e tem como objetivo esclarecer dúvidas sobre o edital, orientar os interessados sobre a elaboração e inscrição de projetos culturais e aproximar os fazedores de cultura das oportunidades de fomento disponíveis. ESCLARECIMENTOS SOBRE O EDITAL O encontro contará com a participação do Dr. Henrique Freitas, que atua com assessoria e consultoria com ênfase em Gestão da PNAB, instituída pela Lei nº 14.399/2022. Durante a atividade, serão abordadas informações sobre o edital, critérios de participação, prazos, documentação necessária e demais orientações importantes para os agentes culturais interessados em apresentar projetos. O chamamento é voltado a todos os fazedores de cultura de Getúlio Vargas, incluindo artistas, músicos, escritores, artesãos, produtores culturais, grupos, coletivos, entidades e demais pessoas que atuam na criação, promoção e valorização das manifestações culturais no município. CONVITE AOS AGENTES CULTURAIS A Administração Municipal reforça a importância da participação dos agentes culturais neste momento de orientação. O objetivo é garantir que os interessados tenham acesso às informações necessárias para participar do edital de forma adequada, fortalecendo a cultura local e ampliando as oportunidades de incentivo aos projetos desenvolvidos em Getúlio Vargas. Este será um momento importante para esclarecer dúvidas e orientar os fazedores de cultura sobre o edital da Política Nacional Aldir Blanc. A participação dos agentes culturais é fundamental para que os recursos cheguem aos projetos e contribuam com o fortalecimento da cultura em nosso município. SERVIÇOS O quê: Palestra de orientação sobre o Edital de Chamamento Público nº 68/2026 — Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2025 Assunto: Esclarecimentos sobre o edital, inscrições, documentação e elaboração de projetos culturais Quando: Segunda-feira, 15 de junho de 2026 Horário: 14h Local: Salão de Atos da Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas Público-alvo: Agentes culturais, artistas, músicos, escritores, artesãos, produtores culturais, grupos, coletivos, entidades e demais fazedores de cultura do município Participação: Dr. Henrique Freitas, assessor e consultor com ênfase em Gestão da PNAB — Lei nº 14.399/2022 Informações: Departamento Cultural, pelo telefone (54) 9 9984-6196, ou diretamente na Prefeitura Municipal

DATA: 08.06.2026 CAT: Publicações

Semana do Meio Ambiente reúne especialistas, gestores e estudantes em Getúlio Vargas

Evento debateu preservação ambiental, recursos hídricos, bem-estar animal, arborização urbana e sustentabilidade A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou nos dias 1º e 2 de junho a Semana do Meio Ambiente 2026, promovendo uma ampla programação voltada à qualificação técnica, conscientização ambiental e troca de experiências entre gestores públicos, profissionais da área, estudantes e comunidade. Com o tema “Cuidar hoje, preservar sempre”, o evento reuniu representantes de diversos municípios da região e especialistas que abordaram temas relacionados à preservação dos recursos naturais, bem-estar animal, arborização urbana e gestão de resíduos sólidos. As atividades tiveram início na segunda-feira, no Salão de Atos da Prefeitura, com a presença de autoridades municipais, representantes de instituições parceiras e técnicos ambientais da região. A abertura oficial foi conduzida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Grégori Soccol, que destacou a importância da capacitação permanente dos profissionais da área ambiental e da integração entre os municípios para a construção de políticas públicas mais eficazes. Na sequência, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto ressaltou a necessidade de ampliar a conscientização ambiental junto à população e às futuras gerações. Em sua manifestação, destacou que o cuidado com o meio ambiente deve estar presente nas ações cotidianas, desde a preservação das nascentes até o descarte correto dos resíduos e o cuidado com os animais. “O meio ambiente não é apenas um tema para especialistas ou para o poder público. Ele está presente em cada ação do nosso dia a dia, na forma como utilizamos os recursos naturais, descartamos os nossos resíduos, cuidamos dos animais, preservamos nossas árvores e protegemos nossas nascentes”, afirmou o prefeito. ERECHIM É REFERÊNCIA EM PRESERVAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS A programação técnica iniciou com o Painel Meio Ambiente, que apresentou o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), desenvolvido pelo município de Erechim e reconhecido nacionalmente com o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente. O secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Daniel Moreira, explicou que o programa nasceu da preocupação com a preservação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento da população e busca incentivar os produtores rurais a adotarem práticas de conservação ambiental por meio de remuneração financeira. Segundo ele, a iniciativa representa uma mudança de paradigma na relação entre poder público e produtores rurais, valorizando aqueles que preservam nascentes, cursos d’água e áreas de vegetação nativa. “Não é apenas uma questão financeira. O pagamento é um reconhecimento pelo serviço ambiental prestado pelo produtor rural, que ajuda a garantir água para as futuras gerações”, destacou. A programação da manhã também contou com palestra do engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar, Cezar da Rosa, que abordou a preservação de nascentes, conservação dos recursos hídricos e boas práticas ambientais voltadas ao meio rural. BEM-ESTAR ANIMAL E POLÍTICAS PÚBLICAS FORAM DEBATIDOS Durante o Painel Bem-Estar Animal, a coordenadora de Bem-Estar Animal de Passo Fundo, Maria de Lourdes Secorun, compartilhou a experiência do município na construção de políticas públicas voltadas à proteção animal. Ela relatou a trajetória iniciada ainda em 2006 com a fundação da ONG Amigo Bicho e a mobilização que levou à criação de programas permanentes de proteção animal em Passo Fundo. Maria de Lourdes destacou que o principal instrumento de controle populacional de cães e gatos continua sendo a castração e defendeu a consolidação de políticas públicas permanentes, independentemente das mudanças de governo. A palestrante também apresentou o conceito de Saúde Única, que integra saúde humana, saúde animal e meio ambiente. “Vivemos em um único ambiente. Água, plantas, animais, seres humanos e recursos naturais estão interligados. Não existe uma saúde separada; existe uma saúde única”, enfatizou. Outro destaque da palestra foi o papel da educação ambiental na formação das futuras gerações. Segundo ela, o Programa Meu Bicho, desenvolvido em Passo Fundo, leva atividades educativas às escolas para estimular a conscientização desde a infância. CARTILHA DE ARBORIZAÇÃO URBANA É LANÇADA A programação teve continuidade durante a tarde com a apresentação das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas e o lançamento oficial da Cartilha de Arborização Urbana, elaborada para orientar a população sobre o plantio adequado de árvores, escolha de espécies e manejo correto da vegetação urbana. O material foi apresentado pela licenciadora ambiental Milena Caroline Tisoco Soligo e pelo secretário Grégori Soccol, que destacaram a importância da arborização para a qualidade de vida, o conforto térmico, a biodiversidade e o embelezamento dos espaços públicos. Na sequência, a doutora em Engenharia Florestal Camila Elizabete Severiano ministrou palestra técnica sobre arborização urbana, abordando aspectos relacionados ao planejamento, poda, segurança e gestão adequada das árvores em áreas urbanas. ALUNOS PARTICIPARAM DE ATIVIDADES SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS A programação da Semana do Meio Ambiente teve continuidade na terça-feira, desta vez no Auditório da Unideau, com a participação de um grande número de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas do município. Os alunos acompanharam palestra promovida pelo Grupo Cetric sobre resíduos sólidos, abordando temas como separação, destinação correta, reciclagem e aproveitamento de materiais, reforçando a importância da conscientização ambiental e da responsabilidade individual na preservação do meio ambiente. Ao final da programação, o secretário municipal de Meio Ambiente, Grégori Soccol, destacou que a Semana do Meio Ambiente cumpriu seu propósito de promover conhecimento, integração e reflexão sobre práticas sustentáveis, fortalecendo o compromisso coletivo com a preservação ambiental e a construção de um futuro mais sustentável para Getúlio Vargas e toda a região.

DATA: 08.06.2026 CAT: Publicações

Getúlio Vargas abre período de reservas do Programa Milho 100% – Safra 2026/27

Reservas podem ser feitas de 02 a 19 de junho, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, informa que está aberto, de 02 a 19 de junho, o período de reservas dos cultivares do Programa Milho 100% – Safra 2026/27. As reservas deverão ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Para participar do programa, é obrigatório que o beneficiário esteja em dia com a CAF — Cadastro Nacional da Agricultura Familiar. Cada beneficiário poderá reservar até quatro sacas de sementes. De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rauliquenia Gradin, a ação tem como objetivo apoiar os produtores rurais do município, incentivando a produção agrícola e fortalecendo a atividade no campo. “É importante que os agricultores interessados observem o prazo estabelecido e procurem a Secretaria dentro do período de reservas, levando em conta a obrigatoriedade de estar em dia com a CAF”, destaca. O Programa Milho 100% integra as iniciativas voltadas ao desenvolvimento da agricultura e ao incentivo à produção rural, contribuindo para a organização da próxima safra e para o fortalecimento das propriedades do município.

DATA: 08.06.2026 CAT: Publicações

Getúlio Vargas investe na construção de quadra poliesportiva no Bairro Navegantes

A Administração Municipal de Getúlio Vargas deu início à construção de uma quadra poliesportiva no Bairro Navegantes, por meio do Convênio FPE nº 2.659/2025, firmado com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer. A obra representa um importante investimento na promoção do esporte, lazer e integração comunitária, oferecendo à população um espaço adequado para a prática de atividades esportivas e recreativas. O investimento total será de R$ 274.000,00, sendo R$ 250.000,00 provenientes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, e R$ 24.000,00 de contrapartida do Município de Getúlio Vargas. A construção da quadra poliesportiva contribuirá para o desenvolvimento de ações esportivas e sociais, beneficiando crianças, adolescentes, jovens e adultos do Bairro Navegantes e de toda a comunidade, incentivando hábitos saudáveis, a convivência e a qualidade de vida. Com mais este investimento, a Administração Municipal reafirma seu compromisso com a ampliação e qualificação dos espaços públicos, promovendo oportunidades de esporte, lazer e bem-estar para a população.

DATA: 08.06.2026 CAT: Publicações

Escola Municipal 15 de Novembro recebe mais de R$ 617 mil em investimentos

Obras contemplam a substituição da cobertura e a construção de novo espaço para alimentação escolar A Administração Municipal de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, está realizando importantes investimentos na Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro. Ao todo, estão sendo aplicados R$ 617.197,34 em obras de ampliação e revitalização da infraestrutura escolar, com o objetivo de oferecer mais conforto, segurança e qualidade aos alunos, professores, servidores e à comunidade escolar. As melhorias contemplam duas frentes principais de trabalho: a substituição da cobertura da escola e a construção de um novo espaço destinado à alimentação escolar. As intervenções qualificam a estrutura física da instituição e contribuem diretamente para a melhoria das condições de ensino, aprendizagem e convivência no ambiente escolar. A revitalização da cobertura representa um investimento de R$ 324.697,34. A obra inclui a substituição de telhas, estruturas de madeira e metálicas, forros, luminárias e oitões, além da reconstrução de fechamentos laterais. A nova cobertura contará com telhas metálicas termoacústicas, que proporcionam melhor isolamento térmico e acústico aos ambientes, tornando os espaços mais adequados para as atividades pedagógicas. O projeto também prevê a instalação de novo forro em PVC, modernização da iluminação com luminárias de LED e melhorias no sistema de drenagem das águas pluviais, garantindo mais eficiência, durabilidade e segurança à estrutura escolar. NOVO ESPAÇO PARA ALIMENTAÇÃO Além da revitalização da cobertura, a Administração Municipal também está ampliando a escola com a construção de um novo espaço para alimentação escolar. A obra, no valor de R$ 292.500,00, contempla a construção de refeitório, cozinha, depósito, vestiário e banheiro, oferecendo uma estrutura moderna e adequada para o preparo, organização e fornecimento da alimentação aos estudantes. O novo ambiente contará com cobertura termoacústica, instalações elétricas, hidráulicas, sanitárias e de gás, além de acabamentos pensados para garantir funcionalidade, conforto e segurança aos usuários. A ampliação permitirá melhores condições para as refeições dos alunos e mais eficiência no atendimento das demandas diárias da escola. Com esses investimentos, a Administração Municipal reafirma o compromisso com a educação pública, promovendo melhorias que qualificam os espaços escolares e contribuem para o bem-estar, a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes da Escola Municipal 15 de Novembro.

DATA: 08.06.2026 CAT: Publicações

Secretaria de Obras intensifica ações de prevenção, infraestrutura e mobilidade em Getúlio Vargas

Município amplia obras contra inundações, investe em melhorias urbanas e rurais e reforça segurança no trânsito A Secretaria Municipal de Obras de Getúlio Vargas vem intensificando uma série de ações voltadas à prevenção de inundações, melhorias na infraestrutura urbana e rural, mobilidade e apoio ao desenvolvimento econômico do município. Segundo o secretário de Obras, Sérgio Lima, uma das principais preocupações da Administração Municipal neste momento é a preparação para o período de chuvas e a redução dos impactos causados por possíveis enchentes. OBRAS DE PREVENÇÃO CONTRA INUNDAÇÕES SÃO AMPLIADAS Entre as ações realizadas está a construção de uma barragem de contenção na região do Bairro 15 de Novembro, na saída para Estação. Conforme Sérgio Lima, a estrutura tem como objetivo diminuir a velocidade da água em direção à área central da cidade. Getúlio Vargas já executou ações do Projeto Desassorear em parceria com o Governo do Estado. Atualmente, a Secretaria executa limpeza e manutenção de bocas de lobo, riachos e sistemas de drenagem, ampliando a capacidade de vazão em diversos pontos do município. “Onde tivemos problemas de alagamentos, estamos fazendo intervenções para evitar novos transtornos. Sabemos que chuvas intensas podem nos surpreender, mas estamos realizando tudo aquilo que é possível neste momento”, afirmou o secretário. O secretário Sérgio Lima também reforçou o pedido de colaboração da população quanto ao descarte correto do lixo. Segundo ele, resíduos jogados em vias públicas, bocas de lobo e margens de rios acabam comprometendo o escoamento da água, aumentando os riscos de alagamentos e assoreamento dos cursos d’água. Na rua Guilherme Doege, a Secretaria de Obras realizou intervenções para solucionar problemas causados pelas chuvas e prevenir novos alagamentos, ampliando a capacidade de escoamento da água e garantindo mais segurança às residências da região. Outro projeto importante já aprovado junto ao Governo do Estado prevê a ampliação da galeria de vazão do rio Abaúna, na região da Avenida Severiano de Almeida. A obra deverá contribuir diretamente para reduzir os alagamentos na área central da cidade. INTERIOR RECEBE MELHORIAS EM ESTRADAS E GALERIAS No interior do município, as equipes realizam limpeza de sarjetas, cascalhamento de estradas e substituição de pontes de madeira por galerias de maior vazão. Na comunidade do Gramado, tubos de dois metros foram substituídos por galerias de três metros e meio, ampliando o escoamento da água. Melhorias semelhantes também foram executadas na Linha Dassi e nas proximidades da Chácara do Corbeli, na estrada que liga ao Km 8, buscando reduzir riscos de alagamentos e prejuízos às propriedades rurais. O secretário também anunciou a interdição temporária, em caso de tempo favorável, da ponte localizada no quilômetro 8, na estrada que liga Getúlio Vargas aos municípios de Áurea e Centenário, para manutenção da estrutura. Também foi feita manutenção da estrada do Castilho, além de cascalhamento em diversas estradas para dar maior segurança para quem mora no interior e transporte da produção. ESTAÇÃO METEOROLÓGICA AUXILIA MONITORAMENTO CLIMÁTICO No interior do município, as equipes realizam limpeza de sarjetas, cascalhamento de estradas e substituição de pontes de madeira por galerias de maior vazão. Na comunidade do Gramado, tubos de dois metros foram substituídos por galerias de três metros e meio, ampliando o escoamento da água. Melhorias semelhantes também foram executadas na Linha Dassi e nas proximidades da Chácara do Corbeli, na estrada que liga ao Km 8, buscando reduzir riscos de alagamentos e prejuízos às propriedades rurais. O secretário também anunciou a interdição temporária, em caso de tempo favorável, da ponte localizada no quilômetro 8, na estrada que liga Getúlio Vargas aos municípios de Áurea e Centenário, para manutenção da estrutura. Também foram realizadas melhorias na estrada do Castilho, além de cascalhamento em diversas vias do interior, visando garantir mais segurança aos moradores e melhores condições para o transporte escolar e escoamento da produção agrícola. PAVIMENTAÇÕES E OBRAS URBANAS SEGUEM EM ANDAMENTO A Secretaria de Obras também mantém diversas frentes de trabalho na área urbana. Entre os projetos em andamento estão duas quadras de calçamento na rua Frei Gentil, já em fase de preparação para licitação. O município também avança com obras por meio do Programa Pavimenta. Entre as ações previstas está a pavimentação da rua Max Padaratz, nas proximidades do Parque das Águas, importante melhoria de infraestrutura urbana que deverá proporcionar mais mobilidade, segurança e qualidade de vida aos moradores da região. Outro projeto já licitado contempla obras de pavimentação nas vias localizadas em frente ao Cobra Preta e ao Ginásio Municipal. Para a execução dessas melhorias, o município aguarda a liberação de recursos estaduais e federais. Nos últimos meses, foram concluídas melhorias como o asfaltamento da rua Osvaldo Luiz Prezzotto — atualmente em fase final de sinalização — e a pavimentação do Beco do Taguá. Também estão previstas novas ações no Bairro Monte Claro. OBRAS APOIAM EXPANSÃO DE EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS A Secretaria de Obras também atua em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em serviços de terraplanagem para ampliação de empresas instaladas no município. Entre os trabalhos realizados está a preparação de área para expansão da Tasca Móveis, empreendimento que deverá receber cerca de quatro mil metros quadrados de área construída. Também foram executadas melhorias para ampliação da empresa São Miguel. Outro destaque é o início da terraplanagem para implantação de um aviário de grande porte, com movimentação de terra superior a um hectare. MUNICÍPIO IMPLANTA MELHORIAS NA SEGURANÇA E MOBILIDADE Na área de mobilidade urbana, a Secretaria iniciou a implantação de rotatórias com tachões e sinalizadores ecológicos em pontos estratégicos da cidade, visando reduzir a velocidade dos veículos e aumentar a segurança dos pedestres. Uma das estruturas já foi instalada nas proximidades da Madeireira Bernardon, enquanto outra será implantada na região da Mohave. Também começou a implantação de um projeto piloto de carga e descarga no centro do município, desenvolvido em conjunto com entidades como CDL, ACCIAS, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e demais órgãos ligados à mobilidade urbana e que integram o Comtram. Segundo o secretário Sérgio Lima, o objetivo é organizar o trânsito de caminhões de grande porte e melhorar a segurança nas vias urbanas. “A Secretaria de Obras trabalha em todas as regiões do município, seja na cidade, interior, bairros ou distritos, sempre buscando atender a população com responsabilidade, planejamento e seriedade”, concluiu o secretário.