Encontro Regional de Soberanas (1)

Evento valorizou a integração entre municípios e promoveu reflexões sobre liderança feminina, autoconfiança e o papel das rainhas e princesas em suas comunidades

Coroas, faixas, reencontros e novas amizades marcaram o 2º Encontro Regional de Soberanas da Expo Getúlio Vargas 2026, realizado na tarde de sábado, 10 de outubro, no Sindicato Rural de Getúlio Vargas. A programação reuniu representantes de 17 cortes da região, em um momento dedicado à troca de experiências, à valorização das tradições e ao protagonismo feminino.

Recepcionadas pela rainha da Expo Getúlio Vargas 2026, Milena Taliza Cazzonato, e pela primeira princesa, Vanusa Vieira da Silva, as visitantes participaram de uma tarde que foi além da representação oficial dos municípios. O encontro proporcionou oportunidades de aproximação entre jovens que compartilham a responsabilidade de divulgar suas cidades, participar de eventos e manter vivas as tradições de suas comunidades.

Na acolhida, Milena destacou a alegria de receber tanto soberanas que já conhecia de outras ocasiões quanto integrantes de cortes recentemente eleitas. Também reconheceu o trabalho desenvolvido pelas representantes na divulgação dos municípios e na valorização de suas potencialidades.

Vanusa reforçou que a missão de uma soberana vai além da faixa e da coroa. Para ela, encontros como esse permitem compartilhar vivências, fortalecer amizades e criar conexões que permanecem mesmo depois do encerramento dos mandatos.

A segunda princesa da Expo, Paloma, que está realizando intercâmbio nos Estados Unidos, participou por meio de uma mensagem em vídeo. Mesmo à distância, desejou às visitantes uma tarde de boas experiências e recordações especiais.

INTEGRAÇÃO E CONHECIMENTO

O presidente da ACCIAS e da Expo Getúlio Vargas 2026, Roberto Paulo Galina, agradeceu a presença das 17 cortes e incentivou as participantes a aproveitarem a oportunidade para conhecer melhor os municípios umas das outras. Também convidou as visitantes a percorrerem os espaços da feira e conhecerem as potencialidades de Getúlio Vargas.

O prefeito Pedro Paulo Prezzotto destacou a importância dos relacionamentos e da busca pelo conhecimento, especialmente entre os jovens. Em sua manifestação, ressaltou que a troca de experiências e a formação pessoal contribuem para o crescimento das pessoas e das comunidades. A primeira-dama Margarete Prezzotto também participou do evento, assim como a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon.

LIDERANÇA QUE VAI ALÉM DA COROA

Um dos momentos centrais da programação foi a palestra “Essência que Lidera – Um encontro de conexão, presença e protagonismo”, conduzida por Fernanda Carla Tacca Angonese.

Em uma conversa voltada à realidade das rainhas e princesas, Fernanda abordou a importância do autoconhecimento, da confiança e da responsabilidade de quem ocupa uma posição de destaque na comunidade.

A palestrante lembrou que as soberanas se tornam referências, especialmente para meninas que sonham em um dia representar seus municípios. Por isso, convidou as participantes a refletirem sobre a imagem que transmitem, as atitudes que cultivam e o legado que desejam deixar.

A apresentação também abriu espaço para questões relacionadas ao respeito às mulheres e à necessidade de reconhecer e enfrentar comportamentos inadequados, inclusive em ambientes de representação e liderança.

Em uma das atividades, Fernanda conduziu um exercício de respiração e concentração, incentivando as participantes a reservarem momentos para cuidar de si mesmas e desenvolver maior segurança diante de situações que exigem exposição pública.

Outro momento de reflexão ocorreu quando cada soberana foi convidada a escrever uma carta para si mesma, reconhecendo qualidades e inspirações que identifica em sua trajetória como rainha ou princesa. A proposta levou as jovens a olhar para a própria caminhada e perceber o significado da função que exercem.

AMIZADES E NOVAS EXPERIÊNCIAS

A programação do encontro também contemplou momentos de integração entre as cortes, incluindo a atividade do Amigo Secreto das Cortes, além do registro fotográfico.

Mais do que reunir representantes de diferentes cidades, o 2º Encontro Regional de Soberanas proporcionou uma oportunidade de aprendizado e convivência, reforçando que a experiência de representar um município também se constrói por meio das relações humanas, do respeito e das histórias compartilhadas.