Secretarias da Saúde e Meio Ambiente participam da ação
A Vigilância Ambiental em Saúde, em parceria com a Secretarias de Saúde e Assistência Social e de Meio Ambiente, realizou, dia 28 de dezembro, a segunda aplicação de BTI (Bacillus Thuringiensis Israelenses), ao longo dos rios, arroios e nascentes do município de Getúlio Vargas para o controle do simulídeos (mosquito borrachudo). A primeira aplicação foi realizada no início do mês de dezembro, e para maior eficácia ainda serão feitas mais duas aplicações do produto no decorrer dos próximos meses.
O BTI é um larvicida biológico, seguro, eficaz e não tóxico utilizado para o controle da população dos borrachudos, eliminando-os ainda na fase de larvas, quando vivem em lagos e riachos, principalmente fixados em substratos e rochas localizados nas margens e leito dos rios.
A aplicação do BTI é realizada de forma simples, porém deve atender a alguns fatores de aplicação. A quantidade do produto e a distância da aplicação são calculadas conforme a vazão dos rios, e se dá por um programa de computador. O produto não pode ser aplicado diretamente no recurso hídrico, mas sim deverá ser diluído uma quantidade em água, para a posterior aplicação por meio de um regador calibrado (deve esvaziar em 1 minuto), não devendo ser aplicado em água parada.