Vacina ACWY, que evita quatro subtipos da meningite meningocócica, é oferecida gratuitamente aos adolescentes de 11 e 12 anos
A vacina ACWY, que protege contra vários tipos de meningite, foi incorporada ao calendário Nacional de Vacinação do SUS para crianças de 11 e 12 anos, de acordo com decisão da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) em outubro do ano passado. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas chama os adolescentes dessa faixa etária para que recebam a dose da vacina na UBS São José, das 7h30min às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para crianças de 3 meses a 5 anos e adolescentes de 13 e 14 anos, a vacina oferecida pelo SUS continua sendo a Meningocócica C.
A meningite é uma doença extremamente grave, imprevisível, e que tem nas crianças as maiores taxas de incidência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20% dos membros dessa faixa etária são portadores assintomáticos da bactéria, o que faz com que eles estejam entre os principais transmissores da doença.
No Brasil, informações do Ministério da Saúde mostram que, de 2015 a 2019, mais de 50% dos casos de meningite aconteceram em pessoas maiores de 15 anos.