Na noite de 19 de abril, às 19 horas, no auditório da UNIDEAU - Getúlio Vargas, estiveram reunidos profissionais da educação e do Conselho Tutelar para uma conferência sobre a Segurança na Escola, com o Delegado Jorge Fracaro Pierezan e o Capitão Ailton Trindade.
Na oportunidade, o Delegado Jorge Fracaro Pierezan apresentou, ao público presente, orientações importantes a serem seguidas, diante de qualquer ameaça no ambiente escolar. Abordou aspectos legais, além do cuidado, que se faz necessário, com as notícias falsas. Afirmou que, por mais ingênuo que possa parecer, é sempre prejudicial, pois induz ao erro e contribui para a desinformação. Além disso, as fake news interferem na ação e na tomada de decisão. Pierezan ainda salientou que “precisamos uns dos outros, vivemos em coletivo e precisamos ter senso de comunidade”.
O Capitão Ailton Trindade reforçou as ações preventivas e o fato de que o município de Getúlio Vargas possui o sistema de videomonitoramento. Esta é uma ferramenta que analisa, de forma eficiente e rápida, as imagens das câmeras de segurança, melhorando a qualidade da vigilância, sem a necessidade da intervenção humana, porque o vídeo analítico estuda as imagens e produz alertas, em casos de anormalidade.
A orientação é a de que, em caso de alguma suspeita ou ameaça, deve-se entrar em contato com a Brigada Militar, ou Polícia Civil, que são os órgão oficiais.
A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - da UNIDEAU, Professora Caroline Tonin Cadorin, ressaltou a importância de refletir sobre o momento com representantes dos órgão oficiais de segurança.
A Secretária de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas, Sandra Betiatto, mencionou as ações já realizadas e destacou a importância deste momento, para fortalecer os protocolos de segurança.