Secretaria de Meio Ambiente promove Campanha de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas

Ação será desenvolvida em três dias com recolhimentos no Km 13, Distrito de Souza Ramos e Comunidade Santa Lúcia

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com revendedoras de defensivos agrícolas e o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, realizará uma campanha de recebimento de embalagens de defensivos agrícolas. As ações ocorrerão em locais estratégicos: dia 21 na Capela Sagrado Coração de Jesus, no Km 13; dia 22 no Distrito de Souza Ramos, em frente ao Salão Comunitário; e dia 23 na Comunidade Santa Lúcia, no horário das 7h às 11h30min.

O objetivo dessa iniciativa é reduzir o volume de resíduos dessas embalagens e controlar o risco de contaminação da saúde humana e do meio ambiente. As empresas fabricantes e revendedoras desses defensivos têm a responsabilidade de destinar adequadamente as embalagens vazias, seguindo as normas dos órgãos competentes. A Prefeitura de Getúlio Vargas é parceira nessa iniciativa, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, ressalta a importância de que as embalagens estejam devidamente limpas para serem recebidas. A tríplice lavagem é fundamental: esvaziar completamente o conteúdo, adicionar água limpa até ¼ do volume, tampar e agitar, despejar a água no tanque do pulverizador e inutilizar a embalagem. Esse processo deve ser repetido três vezes. Embalagens sem essa lavagem ou com resíduos líquidos não serão aceitas.

PARCERIA

As revendas parceiras na Campanha de Recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas são Ke Soja, De Martini, Biagro, Santa Clara, Treviso & Cia, Futura Agrícola, Polo Agrícola, Cotrijal, Biagro, Vaccaro, Ativa Soluções Agrícolas, Olfar e Paludo. A entidade Cinbalagens também é parceira no evento, sendo que as embalagens serão destinadas para ela, assim como o Sindicato Rural de Getúlio Vargas.