Iniciativa se desenvolveu de forma intersetorial por meio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente
Na tarde da última sexta-feira, 08, nas dependências do Salão de Atos, foi realizada a cerimônia de certificação dos estudantes que participaram do projeto Fiscal Ambiental Mirim, desenvolvido pelas secretarias municipais do Meio Ambiente e da Educação.
O projeto teve três módulos, com aulas teóricas e práticas, visitações aos espaços de destinação de resíduos e trilha ecológica. Além disso, os estudantes fizeram plantio de mudas de árvores nativas e tiveram aulas sobre conscientização da preservação ambiental. Ao todo cerca de 60 estudantes das escolas Pedro Herrerias, Cônego Stanislau Olejnik e 15 de Novembro participaram e foram certificados como Fiscal Ambiental Mirim, compreendendo o papel da fiscalização no intuito de preservar a natureza e seu ecossistema (fauna e flora) além de auxiliar no combate as contraversões ambientais.
No dia da formatura, além de terem recebido o certificado de 10h de curso, os estudantes ganharam mais uma muda de árvore e assistiram à palestra da Bióloga Me. Amanda Perin Marcon.
Para o secretário do Meio Ambiente Jackson Karpinski, esse projeto visa fortalecer a consciência ambiental a fim de combater a falta de preservação cada vez maior na sociedade atual.
Para o secretário Municipal de Educação, professor David Zanoni, o tema Educação Ambiental, além de estar previsto na legislação educacional como um tema transversal, é elemento essencial na formação do ser humano de forma integral.
As aulas foram ministradas pela fiscal ambiental, servidora da prefeitura de Getúlio Vargas, Rafaela Ortolan, idealizadora do projeto, juntamente com o secretário municipal adjunto do Meio Ambiente, Marcio Prado e contou com o apoio do diretor de Esporte e Lazer Alexandre Rossi.