Mauricio Soligo defende asfalto entre Getúlio Vargas e Áurea para fomentar desenvolvimento regional
Em uma reunião realizada em Porto Alegre na última quinta-feira (31), o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, acompanhado pela secretária de Administração, Tatiane Giaretta, apresentou ao presidente do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER), Luciano Faustino, uma proposta de pavimentação asfáltica da ERS 477. O projeto visa ligar Getúlio Vargas ao município de Áurea, cobrindo um trecho de 5,05 km, e integra um plano de desenvolvimento regional que inclui diversos benefícios para a população. “Este trecho será um importante corredor para o Norte Gaúcho, integrando nossa economia e fomentando novas oportunidades para a região”, destacou o prefeito. Presentes também na audiência a Deputada Delegada Nadine e o engenheiro responsável pelo projeto, Lauson Serafini.
A proposta contempla o compromisso de Getúlio Vargas em apresentar o projeto de pavimentação conforme os padrões técnicos exigidos pelo DAER e em contribuir financeiramente para sua execução. Além de promover a integração regional, a obra impulsionará o desenvolvimento econômico, conectando Getúlio Vargas a municípios vizinhos, como Estação, Centenário, Carlos Gomes, Paim Filho, São José do Ouro e Floriano Peixoto, e ampliando o acesso ao Estado de Santa Catarina.
INTEGRAÇÃO REGIONAL E FORTALECIMENTO ECONÔMICO
De acordo com Soligo, a pavimentação é estratégica para o fortalecimento econômico e social da região, especialmente por ser a única ligação ao município que ainda não conta com asfalto. “Estamos tratando de um possível convênio para pavimentar esse trecho de 5 km. É a única ligação ao nosso município que não é asfaltada. O nosso trecho é municipal e temos 15,5 km até a RS 477. O que queremos é pavimentar esse trecho por meio de convênio com o Governo do Estado”, explicou Soligo, ressaltando que o projeto conta com o importante apoio da deputada Nadine. “Essa obra pode sair do sonho graças ao auxílio da deputada Nadine”, acrescentou o prefeito.
O asfalto da ERS 477 promete também aprimorar a infraestrutura de transporte, facilitando o escoamento da produção agrícola local, essencial para a economia da região, e melhorando o acesso a importantes serviços, como a Universidade UNIDEAU e o Hospital de Getúlio Vargas. “A pavimentação trará não só mais conforto e segurança para os munícipes destes municípios, mas também permitirá o fortalecimento do agronegócio e do turismo local, além de facilitar o acesso a serviços essenciais de saúde, beneficiando toda a população regional”, argumentou Soligo.
Além de tratar de questões econômicas, a reunião abordou o impacto da pavimentação na saúde regional. Getúlio Vargas é um polo de saúde, com serviços hospitalares e acadêmicos que atendem pacientes de diversos municípios vizinhos. “A obra será um marco para a qualidade de vida e o desenvolvimento integrado da nossa região”, concluiu o prefeito.