Ao todo são 19 fazedores de cultura beneficiados com os recursos de fomento às artes
Na tarde da última quinta-feira (25), o Prefeito Mauricio Soligo, acompanhado da Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, e do responsável pelo Departamento Municipal de Cultura, David Zanoni, realizaram uma reunião técnica com os agentes culturais classificados nos editais 123 e 124/2023 nas categorias de Audiovisual e Demais áreas culturais.
Fruto da Lei Complementar 195/2022, também conhecida por Lei Paulo Gustavo, em homenagem ao ator brasileiro falecido em decorrência da Covid-19, os recursos visam fortalecer a cultura local na produção audiovisual e nas diversas áreas artísticas.
No encontro foram assinados os termos de Execução Cultural e repassadas informações pontuais acerca do uso dos recursos e posterior prestação de contas. Ao todo, 19 agentes culturais, pessoas físicas e jurídicas, foram contemplados com projetos avaliados, aprovados e classificados em um processo realizado por técnicos de Porto Alegre. São, portanto: 03 documentários de curta metragem, 08 videoclipes, 07 projetos de iniciativa cultural diversa e 01 curso de capacitação em cinema, o primeiro realizado na história de Getúlio Vargas.
Em sua fala, o prefeito Soligo ressaltou os esforços da Administração Municipal na busca e repasse dos recursos e também valorizou os agentes culturais parabenizando-os pelo empenho na escrita e classificação dos projetos. A partir de agora, os beneficiados pela lei têm 180 dias para execução dos projetos e posteriormente, 60 dias para apresentarem as prestações de contas.