Evento reuniu profissionais da educação para debater desafios e perspectivas do ensino no município
O município de Getúlio Vargas deu início ao ano letivo com a realização do 1º Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino, um evento que reuniu todos os servidores da educação para discutir inovação e estratégias educacionais. A programação incluiu uma conferência, uma apresentação institucional sobre o cenário educacional da Rede Municipal de Ensino no município e o conceito de Inovação, tema deste ano letivo, além de momentos de reflexão sobre os desafios do ensino na atualidade.
O encontro foi aberto com uma apresentação cultural de Maicon Balbinot e Samuel Pomorski de Souza, proporcionando um momento de integração e recepção calorosa aos participantes.
SECRETÁRIA DESTACA FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO
A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, deu as boas-vindas ao público e destacou o compromisso da administração municipal com o avanço da educação. Para ilustrar a importância da atuação dos educadores, Luciane citou o poema Atenção, de Bertolt Brecht, ressaltando sua relevância atemporal e a necessidade de um olhar atento para a sociedade e para os desafios da educação. "Esse poema nos lembra a luta pela emancipação, a repulsa à indiferença e a necessidade da solidariedade. Na educação, nosso papel vai além de transmitir conhecimento; somos agentes de transformação, responsáveis por garantir justiça social e formação cidadã”, afirmou.
Luciane enfatizou que a inovação educacional deve acontecer a partir do protagonismo dos sujeitos, da partilha dos saberes e da construção coletiva do conhecimento. Segundo ela, a Secretaria tem trabalhado ativamente para estruturar um planejamento estratégico que fortaleça a rede municipal e torne Getúlio Vargas uma Cidade Educadora, conceito que amplia a educação para além dos muros da escola. “Educar não é uma responsabilidade exclusiva da escola. Uma cidade educadora se constrói com múltiplos espaços de convivência, de respeito e solidariedade. Nossa proposta pedagógica está sendo edificada de forma participativa, com cada um de vocês, para garantir uma educação inovadora, humana e eficiente”, pontuou.
PREFEITO REFORÇA INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
O prefeito Pedro Paulo Prezzotto participou do evento e reafirmou que a educação será uma das prioridades da administração municipal. Ele destacou que a Prefeitura seguirá investindo em infraestrutura, formação de professores e novas tecnologias para aprimorar o ensino nas escolas municipais.
“Acreditamos que uma educação forte é o caminho para o desenvolvimento do nosso município. Não mediremos esforços para garantir que as escolas de Getúlio Vargas sejam espaços de crescimento, inovação e inclusão para todos”, afirmou.
CENÁRIO EDUCACIONAL E INOVAÇÃO NO ENSINO
O coordenador pedagógico da SMECD, David Zanoni, apresentou um panorama da rede municipal, destacando os números de matrículas, contratações e os desafios enfrentados. Ele introduziu o conceito de inovação educacional, abordando maneiras de aprimorar didática, metodologia e avaliação. Segundo Zanoni, a inovação não significa apenas criar algo novo, mas melhorar práticas já existentes, tornando-as mais eficientes e adequadas à realidade local.
De acordo com os dados apresentados, o município teve um aumento significativo de alunos na rede municipal, totalizando 1.533 matrículas em 2025. Esse crescimento exigiu a ampliação do quadro de professores e a criação de novas turmas para garantir a qualidade do ensino.
CONFERÊNCIA SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
O ponto alto do encontro foi a Conferência "Inovação Pedagógica", ministrada pelo professor Dr. Claudio Dalbosco e pela professora Dra. Luciana Rizzi, ambos especialistas em educação. Dalbosco destacou que a inovação na escola não se limita ao uso da tecnologia, mas envolve uma abordagem cultural e reflexiva da educação, permitindo que professores e gestores repensem suas práticas pedagógicas. “Na educação, inovação sem formação não existe. Precisamos desenvolver um ambiente dialógico que estimule o pensamento crítico, o questionamento e a participação coletiva”, afirmou o professor.
Um dos conceitos centrais abordados pelo conferencista foi o ócio estudioso, uma ideia que, segundo ele, precisa ser resgatada dentro do ambiente escolar. "Ensinar não é apenas transmitir conteúdos, mas sim criar um espaço de reflexão, de questionamento e de diálogo", explicou.
Dalbosco defendeu que o tempo livre para pensar e refletir é fundamental para a qualidade do ensino, tanto para os professores quanto para os estudantes. “A escola moderna, com seu excesso de avaliações e metas quantitativas, muitas vezes elimina o espaço para a reflexão. E sem reflexão, não há educação de verdade”, argumentou.
Ele destacou que o ócio estudioso não significa inatividade, mas sim um tempo necessário para o aprendizado profundo. “A inovação real não acontece apenas com mais tecnologia ou com novas metodologias. Ela surge quando garantimos que alunos e professores tenham tempo para pensar, questionar e construir conhecimento”, afirmou.
A professora Luciana Rizzi, por sua vez, compartilhou sua experiência na rede pública e enfatizou a necessidade de se criar um espaço dentro das escolas para o chamado "ócio estudioso". “Se não há tempo para o professor estudar, planejar e trocar experiências com seus colegas, a qualidade do ensino será comprometida. A inovação não se faz com pressa, mas sim com consciência”, afirmou Rizzi.
Ela enfatizou que o grande desafio das escolas é encontrar maneiras de equilibrar as demandas burocráticas e pedagógicas, garantindo que a educação seja mais humanizada e eficiente.
Com um planejamento estratégico voltado para a inovação e a formação continuada dos educadores, o 1º Encontro Pedagógico reforçou o compromisso de Getúlio Vargas em consolidar uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral dos alunos.