Vacinas salvam vidas e a solidariedade também!
Por isso, nesta segunda-feira, 12, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social lançou a campanha “Vacinação Solidária”, com o objetivo de convidar as pessoas que forem se vacinar contra a Covid-19 ou contra a Gripe para que doem um quilo de alimento não perecível. As doações já podem ser realizadas nas Unidades Básicas de Saúde onde a pessoa fará a vacina. A iniciativa faz parte do planejamento de combate ao novo coronavírus, tendo em vista que muitas pessoas foram afetadas economicamente pela pandemia. As doações serão entregues a pessoas em vulnerabilidade social, que perderam seus trabalhos e tiveram desequilibrados a vida e o sustento financeiro nesta pandemia.
Essa campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social do Governo do Rio Grande do Sul, com apoio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cosea RS), com o objetivo de estimular a doação voluntária de um Kg de alimento não perecível dos que receberão a vacina. Trata-se de um singelo gesto de solidariedade, que significará muito, neste momento, para quem precisa.
Segundo a secretária da Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, esses alimentos serão destinados às pessoas cadastradas na Assistência Social. “Tenho certeza absoluta que o povo getuliense dará um show de solidariedade. Juntos, Poder Público e a população vamos suprir as necessidades de nossos munícipes que estão sofrendo com os prejuízos causados por essa doença que atingiu o planeta. Será um momento de esperança para aqueles que receberão as vacinas e para aqueles que receberão o alimento arrecadado”, disse.
Para receber a vacina é preciso portar um documento de identificação, Cartão do Sistema Único (SUS), comprovante de residência e carteira de vacinação.