ARAPL abordou “Inovação é driblar a necessidade com criatividade”
A ARAPL, empresa de origem indiana expert em sistemas de manufatura inteligente, promoveu, na noite desta quarta-feira, 14 de setembro, uma palestra sobre “Inovação é driblar a necessidade com criatividade”. A oportunidade também serviu para o novo empreendimento que se instalará em Getúlio Vargas fazer uma apresentação das suas atividades para empresários. O palestrante foi o diretor do novo empreendimento, Wilian Di Donatto, que falou sobre os objetivos e os planos da empresa para Getúlio Vargas. O prefeito Mauricio Soligo prestigiou o evento. Na sua manifestação afirmou que a instalação da ARAPL é o início de um processo que vai colocar Getúlio Vargas em outro cenário, num patamar histórico. Também acompanhou a palestra o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein.
A ARAPL Serviços Tecnológicos S/A atualmente está sediada em Erechim e com base tecnológica em Pune, na Índia, fará um investimento previsto para os próximos cinco anos de 1,5 milhão de dólares. Como contrapartida ao município a empresa compromete-se em transferir tecnologia em sistemas e programação de alto nível e inteligência artificial às escolas técnicas e universidades locais; desenvolvimento de eventos de atualização tecnológica para indústria local; apoio e assessoria a integração de processos de comunicação e transferência de dados computacionais da rede pública de Getúlio Vargas, através de design de fluxos e arquitetura de gestão ágil; abertura de endereço fiscal em Getúlio Vargas, como faturamento de 100% das vendas realizadas pela unidade ARAPL Intelligent Manufacturing, recolhendo todos os impostos localmente; apoio e mentoria através do seu programa incubador de futuras empresas, que estará à disposição dentro da futura unidade; utilização das empresas locais como fornecedores de materiais; geração de cerca de 30 empregos diretos, além do desenvolvimento de empresas locais, com geração de inúmeros empregos indiretos; apoio e assessoria às empresas locais no desenvolvimento tecnológico e planejamento de investimentos.
A sede da empresa será construída em terreno doado pelo Município no Distrito Industrial São Cristóvão, mas em breve será aberto um escritório na cidade para iniciar os contatos com os empresários. Ainda, uma equipe irá visitar as empresas locais para conhecer melhor as necessidades tecnológicas de cada uma delas, buscando desenvolver ferramentas que auxiliem a produção automatizada. A IDEAU e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), de Erechim, são parceiros para o desenvolvimento de projetos tecnológicos de inovação.
A previsão para o início das atividades na nova unidade em Getúlio Vargas (centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia) é o segundo semestre do próximo ano.