A campanha de vacinação contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 22 de outubro no Rio Grande do Sul. A decisão vale também para a multivacinação, visando a atualização da caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o motivo para o aumento do prazo é a baixa cobertura vacinal que está em 60,48% no Rio Grande do Sul e na região da 11ª CRS 86,18%. Em Getúlio Vargas a cobertura vacinal está em 89,29%. Também se levou em consideração o risco alto de reintrodução da poliomielite no estado. Por isso a orientação é para que a mobilização e parceria com outros setores (como as escolas) deve continuar em todos os municípios.
A campanha começou no dia 8 de agosto e já havia sido prorrogada. Inicialmente, a previsão de término era o dia 9 de setembro. Com a procura aquém do esperado, o Ministério da Saúde determinou que a iniciativa fosse encerrada apenas na sexta-feira, 30 de setembro, mas teve que novamente prorrogar a Campanha.
No Brasil, de acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, 53,91% do público-alvo de um a quatro anos foi imunizado com a vacina que previne a paralisia infantil. Foram pouco mais de 6,2 milhões de doses aplicadas em cerca de 11,5 milhões de crianças até esta quarta-feira (28). O objetivo é vacinar 95% das crianças nesta faixa etária.