Governo de Getúlio Vargas promove formação da Lei Lucas para capacitação de profissionais da educação

Governo de Getúlio Vargas promove formação da Lei Lucas para capacitação de profissionais da educação

Governo de Getúlio Vargas promove formação da Lei Lucas para capacitação de profissionais da educação

Evento reforçou a importância da qualificação em primeiros socorros para servidores provinciais

 

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou, na tarde de quinta-feira, 13 de fevereiro, a Formação Lei Lucas, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal. O evento, que teve início às 14h e avançou até às 16h, contou com a participação de servidores da Rede Municipal de Ensino e foi ministrado por Andressa Baratto, coordenadora dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho da UNIDEAU.

A capacitação abordou protocolos e técnicas essenciais de primeiros socorros, garantindo mais segurança no ambiente escolar e preparando os profissionais para situações de emergência. A ação atende às diretrizes da Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade do treinamento de funcionários de instituições de ensino em procedimentos básicos de suporte à vida.

IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA A SEGURANÇA ESCOLAR

Durante a formação, foram apresentadas orientações sobre identificação de emergências, atendimento imediato a crianças e adolescentes em situações de risco e ação rápida até a chegada do serviço especializado. O treinamento enfatizou práticas como manobras de desengasgo, reanimação cardiopulmonar (RCP), contenção de hemorragias e abordagem inicial em casos de desmaios e convulsões.

De acordo com a palestrante Andressa Baratto, a preparação contínua dos profissionais da educação é fundamental para a proteção dos alunos. "Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento. Ter servidores treinados e capacitados fazem toda a diferença para salvar vidas", destacou.

COMPROMISSO COM A SEGURANÇA NAS ESCOLAS

A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Bordignon, ressaltou que a formação é mais um passo no compromisso da Administração Municipal com a segurança dos estudantes. “Nossa prioridade é garantir um ambiente escolar seguro. A formação em primeiros socorros traz mais tranquilidade para pais, alunos e profissionais da educação”, afirmou.

A formação contou com a participação de servidores de todas as escolas municipais, incluindo professores, operários, serventes, secretária de escola, auxiliar de professor, monitora, zeladora, auxiliar de serviços gerais, além de equipes diretivas das escolas. Com eventos como este, Getúlio Vargas reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, aliada à segurança e ao bem-estar da comunidade escolar.

Assessoria de Imprensa

Close
Close

Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.

Close

Close