Secretaria da Educação promove encontro para dialogar com fornecedores da Agricultura Familiar

Nesta quarta-feira, 15 de maio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas reuniu-se com representantes da Coopraf - Cooperativa Regional da Agricultura Familiar de Getúlio Vargas e da cooperativa CECAFES. O encontro teve como objetivo avaliar o impacto das recentes chuvas intensas na produção de alimentos destinados a alimentação escolar.
Os representantes da Coopraf presentes foram Caciele Giaretta, Letícia Rogalski e Nelcio Chiarelo. Além disso, participaram do encontro a Emater/RS-Ascar, representada por Denise Klitze do escritório local, e o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), com o presidente Marcos Vieira e a conselheira Delires Ramseier. A reunião foi coordenada pela secretária municipal de Educação, Sandra Betiatto, pela responsável pelo Setor de Alimentação Escolar, Rosimeri Krasuski Sandri, e a nutricionista Tainara Caverzan.

Os representantes da Coopraf relataram que os produtores das áreas mais afetadas pelas chuvas tiveram perdas na produção e em sua infraestrutura produtiva. Especificamente na área da olericultura, que inclui uma variedade de hortaliças, já estão sendo observados impactos. A cooperativa CECAFES, através do seu responsável, informou que apesar das intempéries, se comprometem em manter o fornecimento dos alimentos. Os fornecedores asseguraram a continuidade das entregas para as escolas do município, que atualmente adquire mais de 30% de seus alimentos desses produtores locais.

Ficou acordado que, em caso de escassez de produtos, estes poderão ser substituídos por outros, a fim de não prejudicar os produtores nem comprometer a qualidade da alimentação oferecida às crianças das escolas municipais.

A Cooperativa de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária (Cecafes) de Erechim, que também fornece produtos para a merenda escolar, não pode estar presente, mas garantiu que os produtos continuarão a ser entregues conforme os cronogramas solicitados pelo setor.