Solenidade em clima de emoção foi realizada na tarde de quarta-feira, 22
Com muita alegria e discursos emocionados, a Prefeitura de Getúlio Vargas inaugurou, nesta quarta-feira, 22 de novembro, o Centro de Atenção Psicossocial Caps 1 Ana Deolinda Fischer.
O local atenderá pessoas que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas (álcool e drogas). O CAPS é um serviço especializado, onde o acolhimento é feito pela equipe multidisciplinar a usuários que necessitam de cuidados especiais visando a recuperação da saúde mental e integração do paciente com sua família e comunidade. Atenderá moradores do município de Getúlio Vargas, a partir de 12 anos para dependentes químicos e 18 anos para transtornos mentais graves. É um serviço de atenção diária, com funcionamento no horário das 8h às 18h sem fechar ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. A proposta do cuidado é baseada em ações que visam a reabilitação psicossocial, busca da autonomia, cidadania, preservando os vínculos familiares e sociais do paciente.
A SOLENIDADE
A solenidade de inauguração do novo espaço de saúde contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, dentre elas, o prefeito Mauricio Soligo, primeira-dama Karina Soligo, vice-prefeito Elgido Pasa, secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, presidente do Poder Legislativo, vereador Nilso Talgatti; coordenador da 11 ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mário Ceron, coordenadora adjunta da 11 CRS, Cileli Lazzari, coordenadora regional de Saúde Mental, Vanessa Algeri, presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luana Paula Vendruscolo, secretários municipais, comunidade e imprensa.
A cerimônia iniciou com a entrega de uma placa para a família de Ana Deolinda Fischer, que deu nome ao novo espaço da saúde do município, entregue pela psicóloga Márcia Kerchheinn Secco Fernandes e pela enfermeira Tatiana Novelli de Oliveira. Enquanto isso, era lido o0923 currículo da homenageada. Após, a filha Vanderleia Salete Fischer agradeceu a distinção em nome da família.
EMOÇÃO E AGRADECIMENTO
Em seguida, a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, fez seu emocionado discurso relembrando todo caminho percorrido, desde 2014, quando se começou a pensar na implantação do CAPS no município. Em 2017, a Administração assumiu o compromisso de buscar a implantação do serviço e fez a adesão no sistema. Em 2019, o município foi contemplado pelo Ministério da Saúde com a habilitação, mas devido à pandemia o sonho foi adiado mais uma vez. “Retornamos em 2022 com esse sonho que hoje se torna realidade e que só pode ser realizado porque a Administração Municipal depositou muita confiança na equipe da saúde e em nenhum momento recuou ao posicionamento e decisões tomadas por nossa equipe”, falou.
Desde o início foram muitos estudos, muito planejamento, montagem da equipe, organização do local – está localizado na Rua Irmão Gabriel Leão, 1.400 – até o momento da inauguração. Graciele assegura que foi um esforço coletivo de toda a equipe da Secretaria de Saúde e que sentia muito orgulho de todos os profissionais que abraçaram a causa, arregaçaram as mangas e colocaram em funcionamento este serviço tão importante para uma parcela da população de Getúlio Vargas.
Graciele ainda afirmou que “o início dos serviços que serão ofertados em nosso CAPS, reflete o compromisso da gestão municipal em oferecer uma assistência em saúde de qualidade, dignidade e respeito”, destacou. Agradeceu a todos que contribuíram para tornar possível essa conquista, citando nominalmente algumas pessoas imprescindíveis para a concretização de todo o processo de implantação do CAPS, em especial a sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. Ainda desejou boas-vindas a todos os profissionais que estão iniciando esta jornada onde trabalharão fazendo a diferença na vida das pessoas.
Também usou da palavra o coordenador da 11ª CRS, Mário Ceron, e a coordenadora adjunta da 11 CRS, Cileli Lazzari, que parabenizaram a iniciativa e desejaram muito sucesso à toda a equipe.
UMA PRIORIDADE
O prefeito Mauricio Soligo iniciou agradecendo a família de Ana Deolinda Fischer por ter emprestado o nome para ser colocado no CAPS e a Administração poder fazer esse reconhecimento por todo o trabalho que ela desenvolveu na comunidade. Também teceu agradecimentos especiais à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em eespecial à secretária Graciele, pelo esforço na implantação do novo serviço, uma vez que há muito tempo se apresentava esse desafio de poder atender a comunidade getuliense no que se refere à saúde mental. “Se o CAPS está sendo aberto hoje é graças à persistência e engajamento da secretária Graciele”, afirmou.
Soligo falou que se a saúde mental não fosse prioridade desta Administração não teria proposto o desafio à Secretaria de Saúde e não estaria no Plano de Governo e que está sendo cumprido, para atender com excelência a população de Getúlio Vargas.
Após o corte da fita pelas autoridades, o descerramento da placa inaugural e da foto da homenageada, foi feita a bênção ecumênica pelo - Padre Valduir – Igreja Católica Imaculada Conceição, Pastor Domingo – Igreja Do Evangelho Quadrangular, Pastor Renan – Igreja Batista Vida Nova, Pastor Evandro – Igreja Batista Pioneira, Pastor Daniel – Igreja Luterana do Brasil. ESTRUTURA FÍSICA
O CAPS conta com 297 metros quadrados, sendo distribuídos em uma sala de recepção, ambulatório, duas salas de atendimento, espaço de acolhimento, acomodação individual, duas salas de atividades coletivas, sala de atendimento individualizado, sala administrativa/reuniões, sala de funcionários, refeitório, cozinha, lavanderia, almoxarifado, banheiros. Esta estrutura dará conforto em um ambiente acolhedor e funcional para pacientes e também para os profissionais.
A equipe é composta por dois médicos, duas psicólogas, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, uma assistente social, um educador físico, uma nutricionista, um auxiliar administrativo, uma estagiária de psicologia, uma responsável por realizará as refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), e responsável pela sanificação. Haverá também algumas Práticas Integrativas e Complementares que serão trabalhadas coletivamente e de forma individual, conforme a necessidade de cada paciente. Haverá aulas de música e percussão e oficinas de ervas medicinais e introdução à economia solidária, yoga, musicoterapia e artesanato.
Os valores investidos na reforma, compra de equipamentos e mobília ultrapassam R$ 400.000,00.