Na noite do dia 21 de outubro, Getúlio Vargas participou da Live Festival Farroupilha Estudantil promovida pelos vereadores da Frente Parlamentar pela Tradição Gaúcha. O evento teve transmissão ao vivo pela página do Repórter Farroupilha Giovani Grizotti no Facebook.
Os estudantes Jonas Piton Pessoa da Silva (8° ano) e Rafael Barbieri Pirolli (9° ano) da EMEF Pedro Herrerias representaram o município de Getúlio Vargas na categoria música, com a canção “Querência amada”. Os jovens talentos cantaram e encantaram o público, acompanhados de gaita e violão.
O Festival contou com a participação de 12 municípios: Getúlio Vargas, Dom Pedrito, São Luiz Gonzaga, Bom Jesus, Tapes, Rolador, Tapejara, Pinhal Grande, Campo Bom, Bom Progresso, Santo Antônio da Patrulha e São Gabriel que revelaram a arte dos alunos da Rede Municipal de Ensino por meio de shows nas seguintes categorias: arte da cultura gaúcha, dança, poesia, música, trova e oficinas da cultura gaúcha. Cada município teve sete minutos para realizar sua apresentação, com breve apresentação dos estudantes, coordenação e vereador autor da proposição.
Em Getúlio Vargas, a proposição foi realizada pelo vereador Sérgio Batista Oliveira de Lima (Lima) que ressaltou a importância de preservar e cultuar a tradição gaúcha. Também apoiaram e participaram da Live a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, representada pela Secretária Sandra Betiatto e pela Coordenadora Pedagógica Vanessa Polli, a diretora e vice-diretora da EMEF Pedro Herrerias, Jonara Karpinski e Tatiane Dalzotto Artuzo, respectivamente, e o prefeito Mauricio Soligo que destacou o belíssimo trabalho desenvolvido pela escola no sentido de valorizar e perpetuar a nossa cultura, levando o município de Getúlio Vargas a todas as querências.
O evento foi coordenado pela vereadora Rose Grings, de São Luiz Gonzaga, que dividiu a apresentação da Live com o professor Andrio Aguiar. O principal objetivo do Festival foi reunir os vereadores que compõem a Frente Parlamentar, valorizando os municípios e escolas que aderiram à Lei da Inclusão/ Ampliação dos Estudos da Cultura Gaúcha.